Jump to content

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Yesterday
  2. roger l bieberbach filho

    Samba de uma nota só - Arthur Endo - Raphael Rabello

    Muito bom!!! gostei também das locações. e que violão bonito.
  3. Raphael fez escola com esse arranjo. Não tem o mesmo suingue, mas dá pra ver que é um arranjo que exige um monte de esforço e técnica. A parte complicada do solo mirabolante aparece no vídeo sem esconder nada, eu sempre tive curiosidade de saber como aquilo funcionava.
  4. Last week
  5. Luis

    planos/desenhos para cavaquinho

    Obrigado, Neptuno, acho que o cavaquinho não tem o tampo abaulado como os violões clássicos, é? O fundo já vi que sim é abaulado, e acho que mais do que o violão (proporcionalmente). Tenho já uma planta, a curva do abaulado do fundo é visível mas não tem uma medida ou radio da curva. Eu traçarei a olho.
  6. Earlier
  7. samuca.ti

    Imitação do Acquacoat®

    Beleza, depois nos conta o resultado.
  8. Neptuno

    planos/desenhos para cavaquinho

    Também verifiquei que alguns Ukuleles são muito parecidos com o nosso cavaquinho e acho que com pequenas adaptações como o formato do braço e comprimento das cordas, um projeto destes poderia servir. E é o que não falta para se comprar barato. Eu tenho uma planta da GLS que comparei com a do Pablo e é quase igual.
  9. Neptuno

    Imitação do Acquacoat®

    Eu ainda não testei, mas estou prestes a aplicar PU em meu ultimo violão. Tenho tanta confiança que não terei problemas que vou direto nele. Em alguns dias saberemos.
  10. Luis

    planos/desenhos para cavaquinho

    Muito obrigado, Neptuno!, parece boa, acho que seja de ajuda para mim.
  11. samuca.ti

    Imitação do Acquacoat®

    Muito boa a dica, será que vou ter problemas se aplicar verniz P.U em cima?
  12. Neptuno

    Imitação do Acquacoat®

    Em meu primeiro violão, eu utilizei o Epoxi para encher os poros da caixa de Imbuia. O resultado foi ótimo, mas não gostei de trabalhar com essa resina, difícil de aplicar e demorada para curar. Ha tempos eu trouxe dos EEUU uma massa para ponsar madeira que tem a marca acima. Esse é um produto bastante utilizado por Luthiers lá fora. Queimei as pestanas para achar um substituto aqui no Brasil que fosse a base de água como ele, e secasse transparente. As massas que se encontram por aí tem uma carga mineral muito branca e opaca, dificultando que se obtenha uma cor próxima da madeira que utiliza. Assim acabei por fazer a minha própria massa, cuja formulação eu divido aqui com os interessados. Consegui uma resina acrílica solúvel em água, sem carga e de alta viscosidade. Abaixo cito as fontes. A ela misturei microesferas ôcas de vidro, uma carga muito utilizada por quem trabalha com fibra de vidro em situações especiais, e que seca quase transparente. Vai-se adicionando as microsfera até obter a consistência ideal. Por fim tive que juntar um pouquinho de Glicerina porque secava rápido demais dificultando a aplicação. Tingi na cor de minha madeira, Amendoim, utilizando corantes líquidos. Tudo muito baratinho. As quantidades abaixo não refletem a proporção da mistura, e sim as menores embalagens disponíveis para compra. Resina: https://www.redelease.com.br/resina-acrilica-base-agua-01-kg.html Esferas: https://www.redelease.com.br/micro-esfera-oca-carga-super-leve-0-100-kg.html Corantes: Loja de tintas, da marca Xadrez Glicerina: Vende em farmácias ou na web.
  13. Neptuno

    planos/desenhos para cavaquinho

    Eu tenho esta planta do Pablo. Ela é meio rústica mas as medidas são fiéis ao típico cavaquinho brasileiro. http://luthieriarivera.blogspot.com
  14. roger l bieberbach filho

    Captador Jackcap 4 Pro para violão

    Desculpem ressuscitar o defunto depois de tanto tempo, mas alguém chegou a comprar e usar este captador ( qualquer modelo)? como fica a clareza do som, em uma caixa amplificada por exemplo?
  15. O documentário foi colocado no YouTube, o livro é muito legal, eu tenho uma cópia, mas não está mais comigo, preciso recuperar
  16. O disco ficou muito bom mas eu confesso que ambos já produziram trabalhos mais interessantes. Um dos parceiros mais excepcionais do Yamandu é o Guto Wirtti, é o cara que mais tem "telepatia musical" com o Yamandu.
  17. O mais legal na minha opinião foi o fato dele ter gravado peças menos conhecidas mas tão interessantes quanto os mega hits, muitas vezes o repertório gravado do Dilermando acaba ficando meio batido.
  18. Marco Pereira é um gigante! Esse disco foi uma grata surpresa. Gostei muito das releituras. Um contraponto interessante é o disco do Denis Sartorato tocando Dilermando. O legal é que o Marco gravou com banda, quebradeira geral!
  19. Maurício Roberto

    Yamandu Costa e Alessandro Penezzi - Quebranto

    Eu estava vendo uma aula no YouTube do Penezzi, onde ele comenta que tinha que viajar para tocar o repertório desse disco com o Yamandu. Ele disse que realmente é um repertório bem difícil, que eles se trancam num quarto uns dois ou três dias e ficam tocando até a coisa sair direito! Fico feliz que ambos os músicos são bem presentes no YouTube, e o Penezzi até curso de violão brasileiro já tem.
  20. Maurício Roberto

    O Que Você Tem Lido Sobre Violão e Musica em Geral?

    Tem o livro "Violões do Brasil", que vem com documentário em DVD. Demorei muito pra achar esse, pois está fora de catálogo. Foi provavelmente a última unidade da Livraria da Folha. Se alguém tem interesse em algum texto específico posso escanear e mandar, ou até mesmo no documentário, que é ótimo, posso ripar também e fazer upload. Nesse caso não é nem questão de piratear algo, visto que não há como comprar. Simplesmente não se acha mais. Eu queria o livro do Carlos Galilea, o "Violão Ibérico", mas esse esgotou também.
  21. Eugenio

    3rd string

    I never had issues with carbon strings, but in general I'm not a fan of how they sound and feel on the fingers. On the other hand, there's plenty of people who love them. Strings are very much a personal preference, you gotta try and find out what works best for you.
  22. Não conhecia e gostei de primeira, muitíssimo obrigado por postar. O tempero flamenco dele é muito legal e bem sutil, nada exagerado. Mas independente de qualquer flamencada, ele toca muito. Vou buscar mais no serviço de streaming que eu uso.
  23. Caros colegas violonistas. Já conheço esse disco faz tempo, mas vi que não tem tópico a respeito aqui no fórum. Acho lindas as interpretações do Denis. Ele bota um tempero meio flamenco em algumas das músicas. Fora isso, as execuções são excelentes. Vou deixar três músicas aqui. O disco pode ser encontrado em serviços de streaming. Também é possível comprar a cópia física. Então, espero que deixem suas opiniões. Que você sintam tanto prazer quanto eu senti ao ouvir esse disco.
  24. Amadeus Barrios

    3rd string

    Hi guys, Bought a Alhambra 7PA spruce few months ago. The guitar has great volume but the 3rd(G) strings sounds a lot dead, so does the 2 first frets in general. I still have the original hard tension daddario strings in it. The Alhambra supporters sugested carbon strings but I've heard bad things about this kind of strings. Any possible help? Thanks a lot!
  25. Eugenio

    Doug de Vries

    O arranjo de Noites Cariocas ficou excelente, e ele realmente tem a ginga.
  26. Maurício Roberto

    Doug de Vries

    Muito obrigado, Rodrigo!
  1. Load more activity
×