Jump to content

Eugenio

Moderators
  • Content count

    10,377
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Eugenio

  1. Eugenio

    Cd Paulo Bellinati e Marco Pereira

    Uau, obrigado por divulgar, agora fiquei super curioso. Tomara que saia também em plataformas digitais. Eu gostei do disco que o Bellina gravou com Cristina Azuma, já foi no violão de seresta com palheta. Imagino que vai ser uma configuração parecida, mas como ele é multi instrumentista, de repente vai tocar tambem viola e cavaquinho.
  2. Eugenio

    digiorgio

    Sem problema, língua não é barreira! Realmente difícil de ler, você pode tentar mandar uma foto em alta resolução?
  3. Eu considero o Dino um dos violonistas brasileiros mais influentes de todos os tempos. Rogério Caetano é um músico que conhece o trabalho do DIno de trás pra frente, falou um pouco sobre ele e escreveu uma música.
  4. Paulo Bellinati também teve uma carreira expressiva como músico de Jazz, grupo Pau Brasil, conheceu muita gente nessa área. Mas acabou transcendendo tudo ao tocar violão popular com jeito de clássico, nessa área ele arrebentou mesmo. E ele sempre teve também um lado meio musicólogo, meio pesquisador e fez o trabalho mais completo de resgate da obra de violão solo do Garoto. A distonia focal foi um infortúnio, mas ele continua na ativa, compondo e agora tocando violão de seresta de aço com palheta. Ele gravou um disco excelente com Cristina Azuma, ela toca nylon, ele toca aço.
  5. Eugenio

    Dino 7 Cordas -100 anos de nascimento

    Mas essa não é a turma construindo uma carreira profissional de solista ou compositor de violão, né? Se você pegar a turma que veio depois do Yamandu, Vitor Garbelotto, Josué Costa, Cainã Cavalcante, Diogo Carvalho e também o Denis Sartorato que foi postado no fórum faz apenas alguns dias, vai ver que todo mundo empunha um violão de 6. A única exceção que eu vi foi aquele rapaz que parece clone do Raphael, João Camarero, ele até tem barba e se veste do mesmo jeito.
  6. Eugenio

    digiorgio

    Tem como mandar uma foto em close do selo dentro do violão?
  7. No RS tem o Eduardo Cordeiro, sempre vale a pena visitar o ateliê e testar os instrumentos. http://www.eduardocordeiro.com.br Outra alternativa é comparecer a saraus ou ter aula com um professor, também outra boa forma de ter contatos com outros instrumentos.
  8. Eugenio

    Dino 7 Cordas -100 anos de nascimento

    Eu vejo o aço de 7 no estilo Dino como um violão de nicho que deve continuar firme. Mas o 7 de nylon solista parece que parou no Yamandu. Os solistas que vieram depois dele têm mais frequentemente adotado 6 cordas.
  9. Eugenio

    Gal Costa e Marco Pereira - Plural

    Um violonista que eu considero um excelente acompanhador é o Hélio Delmiro, mas pouco se fala dele.
  10. Essa música foi gravada há mais de 25 anos, mas nunca em versão solo, aqui pela primeira vez. O vídeo sai junto com a publicação da partitura. https://www.ulissesrocha.com/product-page/perto-do-céu
  11. Eugenio

    Ajuda - Violão está estranho

    A primeira pergunta que vem à mente é se as cordas que você colocou no instrumento são de uma marca ou tipo que você está testando pela primeira vez.
  12. Eugenio

    Perto do Céu - Ulisses Rocha

    Eu queria tocar violão de 7 como Marcello Gonçalves e violão de 6 como Ulisses Rocha. No caso do Ulisses, além da música dele ser bem própria, existe um nível de sanidade que me atrai muito, ele não é "maluco". 🤪 Ao mesmo tempo, também não é certinho e tem aquele suingue e aquela "pegada" do violão popular. Muita gente acha que o que ele escreve é fácil, mas não é, até mesmo as peças mais lentas dão trabalho de aprender. Fora isso, eu só aprendi a tocar um pouquinho de violão depois de ter 2 aulas com ele, isso mudou a minha vida musical.
  13. Eugenio

    Raphael Rabello - O violão em erupção

    Maravilha, ninguém melhor do que o Yamandu e o autor do livro pra falar do Raphael. O Metrópolis também foi palco de outro encontro memorável, Raphael e Paco de Lucia.
  14. Eugenio

    Perto do Céu - Ulisses Rocha

    Outro vídeo recém gravado. A música se chama Três Dedos porque o Ulisses machucou o anular da mão esquerda, mas como violonista tem dificuldade de ficar sem tocar, ele compôs a primeira parte sem usar aquele dedo (observe a digitação da mão esquerda no vídeo). Depois o dedo se recuperou e ele finalizou a peça. 😁
  15. Eugenio

    Raphael Rabello - O violão em erupção

    Vou assistir e ver se consigo arranjar minha cópia do livro. Minha vida anda um pandemônio, preciso me organizar pra voltar a curtir mais o violão!
  16. O Yamandu grava muito com parceiros mas toca mais solo quando viaja, talvez por uma mera questão de custos. Ele só tem um único disco que é 100% violão solo, algo bastante curioso. Mas ele grava muito, o que é bem legal. Tardelli é o cara promissor que gravou apenas um disco e até hoje a gente continua na espera do segundo lançamento.
  17. Josmar Assis continua na ativa? Ele era um semi-Deus na Universidade Católica, gravou um LP numa época em que era dificílimo conseguir fazer isso.
  18. Já está na minha lista e eu vou finalmente começar a escutar hoje. Bom saber que foi produzido pelo Ulisses Rocha, isso é o tipo de informação que infelizmente a gente não consegue mais saber nesse universo de distribuição digital.
  19. Eugenio

    Jorge do Fusa e Lamentos do Morro

    Acho que ficou excelente, sem pressa. Você toca com idéias musicais bem definidas e uma técnica consistente. O vídeo merecia qualidade 4K e som Dolby.
  20. Raphael fez escola com esse arranjo. Não tem o mesmo suingue, mas dá pra ver que é um arranjo que exige um monte de esforço e técnica. A parte complicada do solo mirabolante aparece no vídeo sem esconder nada, eu sempre tive curiosidade de saber como aquilo funcionava.
  21. O documentário foi colocado no YouTube, o livro é muito legal, eu tenho uma cópia, mas não está mais comigo, preciso recuperar
  22. O disco ficou muito bom mas eu confesso que ambos já produziram trabalhos mais interessantes. Um dos parceiros mais excepcionais do Yamandu é o Guto Wirtti, é o cara que mais tem "telepatia musical" com o Yamandu.
  23. O mais legal na minha opinião foi o fato dele ter gravado peças menos conhecidas mas tão interessantes quanto os mega hits, muitas vezes o repertório gravado do Dilermando acaba ficando meio batido.
  24. Eugenio

    3rd string

    I never had issues with carbon strings, but in general I'm not a fan of how they sound and feel on the fingers. On the other hand, there's plenty of people who love them. Strings are very much a personal preference, you gotta try and find out what works best for you.
  25. Não conhecia e gostei de primeira, muitíssimo obrigado por postar. O tempero flamenco dele é muito legal e bem sutil, nada exagerado. Mas independente de qualquer flamencada, ele toca muito. Vou buscar mais no serviço de streaming que eu uso.
×