Jump to content
Sign in to follow this  
Julian J. Ludwig

Fotos de Violão - Samuel Carvalho

Recommended Posts

voltaraoindice903.jpg==============================================================================

http://samuelcarvalho.net/home/index.asp

Fotos do trabalho de Samuel Carvalho:

Samuel Carvalho modelo concerto "serie especial":

Este é o violão do Samuel Carvalho da serie especial. Trata-se de uma série limitada onde o Samuel separou alguns jogos de madeiras especiais para construir estes violões. O tampo é em cedro mas pode ser feito em pinho também, as tarrachas são Sloane (foto) ou Gotoh 510 ou ainda as Graf TF 02 (esta ultima como opcional), o tampo é em goma laca e as laterais e fundo em PU.

Postei algumas fotos de jogos de jacarandá de mais de 200 anos que serão usados nesta série.

DSC03325.JPG

DSC03329.JPG

DSC03328.JPG

DSC03327.JPG

Share this post


Link to post
Share on other sites
Dilson    0

um violão com tantas cordas, existe fabricante para tal jogo de cordas, ou se faz uma combinação entre vários jogos de cordas?

Share this post


Link to post
Share on other sites

classico_g.jpg

modelo_emanuel_g.jpg

concerto_g.jpg

violao_serie_especial_g.jpgfotos_74.jpg

braco_mogno_m.jpgfotos_75.jpg

Biografia Samuel Carvalho

Samuel Carvalho é natural de São Paulo e nasceu em 12/08/67. Iniciou seus estudos musicais tendo como primeiro mestre seu pai, Manoel Franco Carvalho, músico, professor, pesquisador e fomentador da arte da lutheria em muitos instrumentos como Harpa Paraguaia, violino, viola, bandolim, flauta, etc.

Tendo principiado seus estudos de violão aos 12 anos de idade, aos 14 anos já lecionava o instrumento.

Em 1985 cursou o Conservatório Municipal de Guarulhos e em 1989 iniciou o Bacharelado de Violão na Faculdade Mozarteum. Foi nesse período, quando ainda cursando seu bacharelado que ao sentir a necessidade de um instrumento de alto nível, viu-se motivado a adentrar o universo da construção artesanal de violões. Entre suas referências principais estão os violões Sergio Abreu, Hermann Hauser, Ignácio Fleta, que lhe serviram de material de estudo, pesquisa e reflexão, levando-o a confeccão de instrumentos artesanais até 1995 . Paulatinamente foi reduzindo sua atividade de professor de violão e dando maior ênfase a atividade de luthier.

Participou de atividades profissionais por um período de 5 anos (1996 a 2001) ligados a manufatura de instrumentos de corda na esfera empresarial, como líder, empreendedor e consultor para várias empresas (função que esporadicamente exerce até hoje).

Retomou sua antiga paixão pela arte da construção de violões em 2001, tendo como espelho seus influenciadores no desempenho na arte de tocar o instrumento como Paulo Martelli, Pedro Martelli, Sergio Abreu, Andrés Segovia, Fabio Zanon, etc, tanto como na arte da construção dos instrumentos como Rubio, Fleta, Romanillos, Hauser, Hermanos Conde, etc

Há 8 anos trabalha com seu irmão, Emanuel Carvalho, que já lecionou na escola de música da família por alguns anos, tendo firmado parceria na construção de violões neste ínterim.

A procura constante do desenvolvimento da qualidade de seus instrumentos, proporcionou-lhe ir mais além da confecção dos violões de 6 cordas; assim passou também a construir instrumentos de 7, 8 , 10 e 11 cordas contando sempre com a colaboração de críticos e amigos que utilizam seus instrumentos tais como:

Paulo Martelli, Pedro Martelli, Gustavo Costa, João Luis e Douglas Lora, Fernando Lima, Paulo Porto Alegre, Jodacil Damaceno, Francisco Araújo, Amadeu Rosa, André Simão, Fernanda Bertinato, Yuri Cayres* , Antonio Carlos Souza Jr*), João Paulo Figueiroa, João Carlos Victor , Trio entre cordas, El Ligno Trio entre tantos outros profissionais e amigos a quem externa seu apreço.

*(guitarristas flamenco)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Violão do Ivan Reis. (parabéns Ivan)

Este violão é um modelo "exclusivo" do Samuel Carvalho já que eu solicitei algumas modificações (cavalete, fundo do braço e ponta do tróculo).

Segundo o Samuel Carvalho pelas madeiras utilizadas este violão está situado uma categoria acima do seu modelo Concerto Master.

O tampo é em goma-laca e as tarrachas são Graf (by Philos).

Quanto ao som ainda estou "reconhecendo" o bichinho mas posso adiantar que ele é muito equilibrado, tem um timbre muito bonito e é muito confortável para tocar. Parece que quando amaciar mais vai ter um excelente volume também.

O único porém que cito é o atraso na entrega. Foram 6 meses de atraso....

Desculpem a quantidade de fotos é que o entusiasmo é grande !!! Agora é "colocar a mão na massa" e voltar a estudar.

ivan01.JPG

ivan02.JPG

ivan03.JPG

ivan04.JPG

ivan05.JPG

ivan06.JPG

ivan07.JPG

ivan08.JPG

ivan09.JPG

ivan10.JPG

ivan11.JPG

ivan12.JPG

ivan13.JPG

ivan14.JPG

ivan15.JPG

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×