Julian J. Ludwig

Construindo um violão

106 posts in this topic

Bom agora já posso tirar essa prensa:

IMG_0101.jpg

Ficou bem selado:

IMG_0103.jpg

Agora calço a parte de trás desse lixador, para dar uma pequena inclinação,nas bordas que receberá o tampo:

IMG_0104.jpg

IMG_0105.jpg

lixando:

IMG_0107.jpg

Só lixo com inclinação mais ou menos até a primeira travessa:

IMG_0108.jpg

IMG_0110.jpg

Aparte da frente lixo nivelando:

IMG_0111.jpg

IMG_0112.jpg

Depois de todo repassado com lixa fina por dentro dou uma demão de seladora bem diluída por dentro:

IMG_0113.jpg

IMG_0114.jpg

IMG_0126.jpg

Depois colo o selo:

Como todos já devem saber, estou considerando esse

o meu primeiro violão, depois de conhecer o fórum, e como gratidão estou sorteando ele aqui:

IMG_0128.jpg

IMG_0130.jpg

IMG_0131.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos ao tampo,

Fiz esse gabarito para a marcação do leque harmônico:

IMG_0151.jpg

IMG_0157.jpg

Marcando:

IMG_0158.jpg

IMG_0159.jpg

IMG_0160.jpg

Riscando:

IMG_0166.jpg

IMG_0169.jpg

Riscando o limite das travessas:

IMG_0173.jpg

IMG_0174.jpg

Riscando o reforço da boca:

IMG_0177.jpg

IMG_0178.jpg

O final do leque:

IMG_0176.jpg

Cortando o reforço da boca:

IMG_0182.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Queria usar cola animal p/ o tampo, mas, tenho receio

por falta de hábito, não conseguir acertar o ponto,

já vi muita travessa descolada, quando usada a cola animal, ou por falta de prática de colagem, ou por falta do ponto não acertado, é bom que se diga que os violões a que me refiro são de fábrica é claro.

Bom, resolvi usar assa cola cascamite porque?:

primeiro porque ela quando seca cristaliza, igual a de animal,(vitrifica) , e também tenho mais confiança por já ter prática no uso dela.

Cascamite é uma cola composta de resina à base de uréia-formol e aditivos.

Preparando a cola:

Uma parte de sal endurecedor:

IMG_0183.jpg

Duas partes de água:

IMG_0184.jpg

Deixo dissolver:

IMG_0186A.jpg

Dez partes de cola:

IMG_0187.jpg

Misturo bastante:

IMG_0188.jpg

Colando o reforço da boca:

IMG_0190.jpg

IMG_0192A.jpg

IMG_0193.jpg

IMG_0194.jpg

Colando as travessas:

IMG_0196.jpg

IMG_0197.jpg

IMG_0199.jpg

IMG_0200.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Abrindo a boca:

IMG_0220.jpg

IMG_0223.jpg

IMG_0224.jpg

Fiz esse gabarito, com a espessura da profundidade

Que a travessa vai encaixar no reengrosso:

IMG_0225.jpg

IMG_0226.jpg

IMG_0227.jpg

IMG_0230.jpg

Tirando as quinas:

IMG_0232.jpg

Lixando:

IMG_0233.jpg

IMG_0236.jpg

Cortando a sobra e acertando o comprimento:

IMG_0238.jpg

IMG_0241.jpg

IMG_0242.jpg

IMG_0245.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essas são as varetas do leque.

Reparem o sentido dos veios,

IMG_0252.jpg

Deixei com 5 mm de largura Por sete de altura:

IMG_0255.jpg

Preparando o leque:

IMG_0253.jpg

IMG_0254.jpg

IMG_0258.jpg

Calando as varetas do leque:

IMG_0259.jpg

IMG_0264.jpg

IMG_0267.jpg

IMG_0268.jpg

IMG_0271.jpg

IMG_0272.jpg

IMG_0273.jpg

IMG_0278.jpg

IMG_0280.jpg

IMG_0281.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Afinando o leque:

Minha filha teve que sair com a mãe, por isso tirei as fotos sozinho.

IMG_0282.jpg

IMG_0283.jpg

IMG_0284.jpg

IMG_0285.jpg

IMG_0286.jpg

IMG_0287.jpg

Vou colar o definidor entre as varetas, deixando-as sem interrupção, assim creio que ganho mais molejo no tampo também.

IMG_0290.jpg

IMG_0291.jpg

IMG_0292.jpg

Marcando a travessa de cintura:

IMG_0293.jpg

Fazendo as cavidades para passagem das varetas:

IMG_0294.jpg

IMG_0295.jpg

IMG_0296.jpg

IMG_0299.jpg

Daqui a pouco posto mais :thumbsup: .

Share this post


Link to post
Share on other sites

Preparando os frisos, do tampo e do fundo.

Já tirados da prensa vou filetar:

IMG_0074.jpg

IMG_0095.jpg

IMG_0098.jpg

IMG_0100.jpg

Adiantando o braço.

2 longarinas de braúna:

IMG_0133.jpg

IMG_0135.jpg

Pra isso uso araldite industrial:

IMG_0136.jpg

IMG_0138A.jpg

IMG_0140.jpg

Colando:

IMG_0141.jpg

IMG_0142.jpg

IMG_0144.jpg

IMG_0145.jpg

IMG_0146.jpg

IMG_0147.jpg

IMG_0149.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, depois de colado vamos ao corte da inclinação.

Existem outras maneiras de faze-lo, mas, como eu sou um marceneiro

um pouco chato, fiz esse gabarito pra um corte mais preciso:

IMG_0353.jpg

IMG_0354.jpg

IMG_0355.jpg

IMG_0356.jpg

IMG_0357.jpg

Fiz essa peça pra me ajudar na confecção do braço:

IMG_0360.jpg

Ajeitando na posição:

IMG_0361.jpg

Agora aperto um grampo deixando o corte passar um pouquinho,

para um acerto mais fino com a plaina.

Reparem que antes de eu apertar o grampo eu deixo tudo se assentar,

tendo a bancada como apoio:

IMG_0362.jpg

Reparem também, a ponta da plaina, se apoiando no gabarito,

para um melhor acerto:

IMG_0363.jpg

IMG_0364.jpg

Mensurando:

IMG_0367.jpg

Colando:

IMG_0368.jpg

IMG_0369.jpg

IMG_0370.jpg

IMG_0371.jpg

IMG_0372.jpg

IMG_0373.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agora colando os espelhos

IMG_0375.jpg

IMG_0376.jpg

Uso um taco de lixa com grã grossa pra dar uma arrahnada,

Melhora bastante a colagem, tem que apoiar bem o taco pra não desandar as beiradas:

IMG_0377.jpg

IMG_0378.jpg

IMG_0392.jpg

colando:

IMG_0380.jpg

IMG_0381.jpg

IMG_0382.jpg

IMG_0383.jpg

IMG_0385.jpg

IMG_0387.jpg

IMG_0388.jpg

IMG_0389.jpg

IMG_0390.jpg

IMG_0393.jpg

IMG_0394.jpg

IMG_0395.jpg

IMG_0396.jpg

IMG_0398.jpg

Limpando:

IMG_0400.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now