Sign in to follow this  
Followers 0
Eugenio

A Música de Ulisses Rocha

25 posts in this topic

Achei que valia a pena trazer de volta este tópico pra postar uma entrevista onde o Ulisses fala dos seus 10 Estudos.

Achei que valia a pena trazer de volta este tópico pra postar uma entrevista onde o Ulisses fala dos seus 10 Estudos.

Muito interessante. Os estudos deviam mudar o nome para "Estudos pragmáticos". O que achei mais interessante, foi a, quase, naturalidade que surgiu o trabalho. Quem já frequentou ambiente acadêmico, seja graduação ou pós-graduação, sabe que essa é uma das maiores dificuldades.

O ponto em que ele toca, ao falar dessa questão do estudo da técnica, é bastante interessante. De fato, ficar estudando técnica, quando não se tem tempo ou paciência, é danado de chato. Eu mesmo, quando tinha tempo de estudar, várias vezes ficava cansado do estudo técnico. Pouquíssimos estudos parecem uma música, e os que parecem, torná-los uma música é ainda mais difícil. Tinha uma edição da ViolãoPro que veio com um desses estudos do Ulisses, na época, toquei um pouco dele é achei bem legal. Não chegava a ser muito prazeroso tocá-lo (como se toca uma música), mas era bem mais agradável que muito outros estudos que toquei.

Procurei os Estudos para comprar, parece que estão fora de edição, uma pena. Só encontrei no site do Ulisses, vendidos separadamente.

O estudos 6, 7 e 9 talvez sejam os mais melodicos de todos.

O Ulisses fala em um objetivo, que é o de conseguir improvisar solo, e que os estudos o ajudariam nisso.

Ele sempre improvisou, mas geralmente era com acompanhamento.

No disco Soul Colors fica claro que esse objetivo de improvisação foi alcançado.

A faixa Moreninho, por exemplo, tem uma seção central de improvisaçào que ficou um primor absoluto.

Ele passa pelo menos 2 minutos explorando idéias, mas tudo com senso melódico e fluencia.

Caros,

Alguém sabe qual é o violão que o Ulisses está usando nos vídeos do Instrumental SESC Brasil? Sei que ele usou por muito tempo Munhoz. Mas não acho que ele esteja tocando Munhoz naquele vídeo...

Pergunto porque depois de alguns anos com um Arone bem tradicional, e como autoconhecimento maior desde que o encomendei, sei que hoje me daria bem com um violão mais "meio termo"... Para tocar música popular (solo) e algumas coisas clássicas... Provavelmente cedro... Etc... E sempre gostei da sonoridade do Ulisses nesses vídeos...

Faz muito tempo que ele deixou de usar Munhoz.

O mais recente é um violão de um luthier americano cujo nome nao consigo lembrar.

Acho que começa com a letra K. Ele faz artesanais e semi-artesanais.