Jump to content
Sign in to follow this  
Camerata

Trastejar e cordas altas

Recommended Posts

Camerata    0

Olá amigos!

Estou com um violão aqui que acabou de ser feito, porém tem alguns problemas que não consigo entender.

Tem notas nas primeiras casas próxima à pestana que trastejam, como o mi na quarta corda, fá na quarta corda, ré da quinta corda...

Para este sintoma o mais lógico seria pensar que a pestana ou o rastilho está baixo, né?

Porém casas a frente, a partir da quinta casa, tem muita pestana que não inteira, e não é técnica pois saem em outros violões, até em di giorgios de fábrica. E quando tem esse problema, concluo que é a pestana ou o rastilho que está alto.

Então caí em soluções opostas, estou raciocinando errado? O que pode ser?

Eu vou levá-lo ao luthier, mas se for algo que eu possa fazer de imediato eu vou fazer, pois só posso levá-lo ao luthier dentro de no mínimo dois meses. Isso que está acontecendo pode ser porque o violão acabou de ser feito?

Desde já obrigado!

Deixa ver se eu entendi... ele trasteja nas primeiras casas, apesar de estar com a ação tão alta que dificulta a digitação a partir da quinta casa?

Você já mediu a altura da corda na altura do 12º traste?

Camerata    0

Olá amigos, vou tentar me expressar melhor.

As cordas parecem estar altas, pois alguns acordes em pestana não saiem, e os mesmos saiem tranquilamente em violões de fábrica. Sempre ouvi falar que a solução pra isso é lixar um pouco o rastilho. Porém existem notas no violão que estão trastejando, como as notas que exemplifiquei ("como o mi na quarta corda, fá na quarta corda, ré da quinta corda..."), pois então estou com medo de lixar o rastilho pra resolver o problema dos acordes em pestana e piorar o trastejamento das notas que citei.

Obrigado.

Pelo seu relato parece que há um problema na altura de alguns trastes (esses que trastejam) mesmo estando com pestana e rastilho altos ou no braço do violão (empeno)

Você pode pressionar qualquer corda na 1° casa e na ultima da escala e verificar se há empeno no braço ou desnível de algum traste, deperente pode ser esse o problema.

De qualquer forma levá-lo ao luthier que o construiu é o melhor caminho a seguir.

Aos luthieres para me corrigir. Existem relatos de instrumento que com a mudança de temperatura os trastes acabam se levantando, ocasionado um trastejamento em algumas casas. Não sei o motivo disso, talvez trastes mal colocados, sei lá. Mas o melhor a fazer é mandar para o próprio luthier.

O meu estava com um problema quase que parecido, então tratei de mandá-lo para o luthier resolver o problema.

Olá amigos!

Estou com um violão aqui que acabou de ser feito, porém tem alguns problemas que não consigo entender.

Tem notas nas primeiras casas próxima à pestana que trastejam, como o mi na quarta corda, fá na quarta corda, ré da quinta corda...

Para este sintoma o mais lógico seria pensar que a pestana ou o rastilho está baixo, né?

Porém casas a frente, a partir da quinta casa, tem muita pestana que não inteira, e não é técnica pois saem em outros violões, até em di giorgios de fábrica. E quando tem esse problema, concluo que é a pestana ou o rastilho que está alto.

Então caí em soluções opostas, estou raciocinando errado? O que pode ser?

Eu vou levá-lo ao luthier, mas se for algo que eu possa fazer de imediato eu vou fazer, pois só posso levá-lo ao luthier dentro de no mínimo dois meses. Isso que está acontecendo pode ser porque o violão acabou de ser feito?

Desde já obrigado!

Coloque uma régua (grande) no inicio da escala até o fim, ela deve encostar em todos os trastes de maneira igual, se algum traste estiver fora de alinhamento, a régua ficará levantada, ou afastada dele, isto é facil de se resolver e geralmente o luthier conserta na hora.

Se o alinhamento da escala estiver correto, meça a altura das cordas no 12º traste, e veja se o rastilho não está com o nut muito alto, neste caso abaixa-lo também resolve e é um serviço rápido.

Um tensor mal regulado também provoca estes "sintomas" e é fácil de resolver

Mas se o problema for no braço, o serviço é mais demorado, porém tambem tem solução.

Abraços

Coloque uma régua (grande) no inicio da escala até o fim, ela deve encostar em todos os trastes de maneira igual, se algum traste estiver fora de alinhamento, a régua ficará levantada, ou afastada dele, isto é facil de se resolver e geralmente o luthier conserta na hora.

Se o alinhamento da escala estiver correto, meça a altura das cordas no 12º traste, e veja se o rastilho não está com o nut muito alto, neste caso abaixa-lo também resolve e é um serviço rápido.

Um tensor mal regulado também provoca estes "sintomas" e é fácil de resolver

Mas se o problema for no braço, o serviço é mais demorado, porém tambem tem solução.

Abraços

Em geral, a escala não é reta. Existe um pouco de concavidade, de modo que a parte mais para o meio da escala terá uma folga pequena em relação à régua.

Um critério que vi é pegar um cartão rígido e reto (um cartão de banco, por exemplo) e ver se os trastes encostam igualmente no cartão, 3 a 3.