Jump to content
Sign in to follow this  
jorgeol

Laterais e Fundo prensado vs. laminado

Recommended Posts

jorgeol    0

Alguém saberia me informar qual a diferença entre laterais e fundo prensado e laminado?

Realmente existe diferença de qualidade no violão?

Edited by Jorge Augusto

eacordeiro    0

Alguém saberia me informar qual a diferença entre laterais e fundo prensado e laminado?

Realmente existe diferença de qualidade no violão?

Existem muitas diferenças Jorge. Lados e fundo laminados ficam mais rígidos e tendem a absorver menos vibrações geradas pelo tampo refletindo-as melhor, se comparados aos maciços. A tendência é que se tenha maior projeção de som. Contudo, uma caixa laminada refletirá muitas frequências que não estamos habituados, que poderão fazer com que o timbre se altere em relação ao tradicional. Vide escola Smallman, por exemplo, aonde se consegue uma excelente projeção de som, mas com uma qualidade que desagrada alguns.

Em http://eacordeiro-info.blogspot.com poderás ler alguma coisa à respeito. Ficando dúvidas escreva-me um email.

Um abraço,

Olá Jorge, em primeiro lugar, prensado e laminado é a mesma coisa.

O tampo é o elemento mais importante de onde nasce a vibração, o objetivo do fundo é refletir, então cada madeira tem um "sotaque" bem característico, isso acaba se modificando bastante no laminado, afinal as camadas de laminas que podem ou não ser de diferentes madeiras se misturam com a cola e alteram o timbre.

Não sei se fui claro, deu pra entender?

Olá Garrido

Talvez a pergunta que Jorge Augusto quiz fazer foi: leterais e fundo maciços ou laminados.

Aí sim haverá essa diferença elementar.

Agora fico em dúvida quanto ao que alguns luthiers afirmam, que o fundo e as laterais não podem vibrar também e que seu papel é só refletirem a vibração do tampo.

Já ouvi outros luthiers afirmarem o contrário, ou seja, que todo o corpo da caixa do violão tem que vibrar e por isso que alguns violões tem timbres bastante peculiares.

Na sua opinião qual seria o correto ?

Abraços a todos.

Orlando    0
:thumbsupsmiley: Eu acho que a dúvida do Jorge é devido ao fato de algumas pessoas passarem a informação de que, em se tratando de madeiras de violão, prensado e laminado são coisas muito diferentes. E até tentam justificar que o prensado é melhor que o laminado. Na construção de violões os termos prensado e laminado, são na realidade a mesma coisa. Algumas indústrias fazem ou faziam um tipo de placa à base de serragem e fragmentos de madeira prensada com cola, ou sei lá o que, que chamavam de aglomerado e era usado na confecção de móveis vagabundos. Esta sim, seria um prensado. No entanto isto não presta pra nada, com o tempo desagrega e se desfaz.:devilsmiley:

jorgeol    0

Pessoal, na verdade li alguns relatos na internet e acabei interpretando que "prensado" e "laminado" são técnicas diferentes, mas não ficou claro qual é a diferença. Como o Eduardo falou, entendi que a escola Smallman utiliza fundo e laterais prensados, e parece que isso traz um resultado sonoro diferente. O Emanuel de Carvalho também faz violões com fundo e laterais prensados (modelo TS6), e em seu site ele informa que o processo é diferente do laminado.

Então qual a real diferença do prensado para o "laminado de fabrica"?

Edited by Jorge Augusto

Olá Garrido

Talvez a pergunta que Jorge Augusto quiz fazer foi: leterais e fundo maciços ou laminados.

Aí sim haverá essa diferença elementar.

Agora fico em dúvida quanto ao que alguns luthiers afirmam, que o fundo e as laterais não podem vibrar também e que seu papel é só refletirem a vibração do tampo.

Já ouvi outros luthiers afirmarem o contrário, ou seja, que todo o corpo da caixa do violão tem que vibrar e por isso que alguns violões tem timbres bastante peculiares.

Na sua opinião qual seria o correto ?

Abraços a todos.

Olá Leo, dizer o que é "correto" é complicado, pois cada luthier tem sua filosofia de trabalho, é como a polêmica do tipo de verniz, uns dizem que PU é isso, goma laca é aquilo, nitro aquilo outro, enfim, posso falar por mim, na minha filosofia o objetivo principal do fundo é refletir o som.

Jefferson Garrido

Ivanhoé    0

Tecnicamente, não sei se realmente há uma diferença de processo entre Laminado e Prensado, mas laterais e fundo dos violões laminados de fábrica, salvo raras exceções, usam laminados feitos com madeira de quinta categoria. Já os prensados como no caso das laterais e fundo dos violões Emanuel Carvalho, a madeira a ser prensada (ou laminada) não é qualquer madeira e passa por uma seleção mais criteriosa. Acho que a grande diferença é essa!!

Não dá pra comparar o resultado "sonoro" de um laminado (ou prensado) usado em violões de fábrica de R$ 400,00 com um Prensado (ou laminado) usado em um violão de Luthier que custa R$ 1500,00 ou mais.

Eu tenho um violão Espanhol da Almansa, que usa Jacarandá Indiano LAMINADO nas laterais e fundo. São duas lâminas de aproximadamente 0,7mm de Indiano "ensaduichadas" com uma lâmina de cipreste no meio. o Violão é excelente e não fica devendo NADA pra muito violão de luthier caro que tive na mão.

Ramirez usava laterais e fundo laminados em muitos de seus violões TOP.

Abraço!

Tecnicamente, não sei se realmente há uma diferença de processo entre Laminado e Prensado, mas laterais e fundo dos violões laminados de fábrica, salvo raras exceções, usam laminados feitos com madeira de quinta categoria. Já os prensados como no caso das laterais e fundo dos violões Emanuel Carvalho, a madeira a ser prensada (ou laminada) não é qualquer madeira e passa por uma seleção mais criteriosa. Acho que a grande diferença é essa!!

Não dá pra comparar o resultado "sonoro" de um laminado (ou prensado) usado em violões de fábrica de R$ 400,00 com um Prensado (ou laminado) usado em um violão de Luthier que custa R$ 1500,00 ou mais.

Eu tenho um violão Espanhol da Almansa, que usa Jacarandá Indiano LAMINADO nas laterais e fundo. São duas lâminas de aproximadamente 0,7mm de Indiano "ensaduichadas" com uma lâmina de cipreste no meio. o Violão é excelente e não fica devendo NADA pra muito violão de luthier caro que tive na mão.

Ramirez usava laterais e fundo laminados em muitos de seus violões TOP.

Abraço!

é verdade que ramires fazia uma especie de laminação, mas calma lá, ha uma diferença gigante entre laminas faqueada e cortada na serra. Quando se faqueia uma madeira, é como um estupro! A madeira rompe grande parte de sua estrurua ficando mais mole e facil de enrolar, o seja perde as qualidade que tanto buscamos nelas. ja serrando retira-se uma parte do material dividendo a madeira, ambas as partes mantem se estaveis e com todas as propriedade inalteradas. ramires usava madeira serrada! e eram apenas duas faixas de madeira, jacaranda de 1.5mm até 2mm e uma interna de 1,5 até 2mm de cypreste. não se compara ha uma laminaçã de folhas faqueadas. então eu digo que ha diferenças sim em alguns tipos de laminação, eu prefiro dizer composição no caso de ramires e alguns outros luthier, eu incluso.

Olá Wolf

O laminado só tem a função estética no acabamento final do violão, não colabora em nada para a sua sonoridade.

Tenho um Di Giorgio de 1971 que é todo laminado e seu som é muito inferior à um Di Giorgio de 1966 com as madeiras maciças. E quando comparo ao Munhoz aí então é covardia.

Não conheço o que alguns luthiers estão fazendo com esse tipo de composição com madeira prensada, mas tenho cá minhas dúvidas quanto a qualidade final comparado a um violão maciço.

Agora, queria ouvir sua opinião em relação à pergunta que fiz ao Garrido sobre a importância da vibração do fundo e laterais no aspecto geral da sonoridade do violão. (Veja mais acima).

Abraços a todos.