Sign in to follow this  
Followers 0
Eugenio

Consumo de música

11 members have voted

1. 1. Como você consome música hoje?

• Compro CDs do mesmo jeito de antes
      6
    • Transformei meus CDs em MP3
      6
    • Compro MP3 de lojas como iTunes e Amazon
      3
    • Tenho usado streaming (Spotify ou similar)
      5

Please sign in or register to vote in this poll.

18 posts in this topic

Talvez seja interessante verificar como os hábitos de consumo mudaram.

Aquela velha expressão "meus livros e discos" mudou, agora cabe tudo num tablet. :icon_eek:

Acho que o futuro é streaming, mas o mp3 com celulares, tablets etc ainda tem muito espaço. Pena que o desenvolvimento do áudio ainda não chegou nesses, aparelhos, digo, a grande maioria dos mp3, até os que se compra tem uma qualidade ruim. A maior qualidade dos velhoes bolachões era ter um som com caixas quase sempre razoaveis. Esses fones de cel e as caixinhas de pc são na maioria esmagadora horríveis, são poucos os que vão atrás de fones ou caixas de maior qualidade. Se você quer áudio com qualidade, a solução ainda é comprar o cd, embora confesse que eu mesmo já não compro um a um bom tempo. O cd daqui a pouco vai se tornar o que o vinil virou para muitas pessoas, fetiche.

Em geral, quando acesso música online, é no youtube mesmo! hehe. Quando gosto de um álbum, mesmo que o tenha em MP3, acabo comprando o CD pra ouvir no som do quarto. Contrariando a observação do Eugênio e relembrando um verso de uma canção do Kid Abelha, dos anos 1980, ainda "ouço sempre os mesmos discos"! rsrsrs. Acho que é isso. Mas sim, a experiência de consumo de música tem mudado radicalmente nos últimos anos, eu é que ainda sou meio jurássico!

Abraços.

Esse é um ponto bem interessante, o fato de se ouvir muito em caixinhas e fones de ouvido de qualidade questionável. Antes o pessoal gostava de investir em um bom "3 em 1" que tivesse uma reprodução fiel. A conveniência superou a busca pela qualidade.

Uma coisa que também mudou muito na forma de consumir música foi o hábito do "disco", a gente meio que voltou ao tempo do compacto ou do disco de 78 rpm, onde se absorvia uma faixa ou duas de cada vez, não mais do que isso.

Eu assino o Spotify e esse é o principal meio de consumo no meu caso. Fora isso, eu invisto vez ou outra em LPs e, caso o que eu faça questão de ter fisicamente não tenha nesse formato, compro o CD. Minha idéia é ter uma coleção grande de discos ao longo dos anos, então todo mês acabo comprando de 1 a 3 discos no Discogs ou no Mercado Livre. Nesse caso é gosto, eu adoro LPs e suas capas grandes, os encartes, e também a qualidade que um bom equipamento oferece com esse tipo de midia. Fora o saudosismo, eu sou saudosista por natureza, então adoro.

Os encartes são a parte que eu mais sinto falta nesse novo universo digital.

Alguns lançamentos oferecem um PDF, mas a maioria eliminou até isso. :(

Eu não fico satisfeito nem com a arte de encarte dos CDs, que eu acho muito pequena e comprimida, quem dirá um PDF, que nos dá aquela sensação de ser completamente descartável. As artes de encartes dos LPs eram demais, grandes, bem feitas, é outra coisa.

Então, eu ainda compro CD como antes, tenho muita coisa em MP3, e uso o spotfy.

Pra mim uma coisa não elimina outra, a única coisa que mudou, é que antes eu tinha um certo tempo para ouvir música e agora não tenho mais, então acabo ouvindo música é no carro, e pelo celular.

Em geral, quando acesso música online, é no youtube mesmo! hehe. Quando gosto de um álbum, mesmo que o tenha em MP3, acabo comprando o CD pra ouvir no som do quarto. Contrariando a observação do Eugênio e relembrando um verso de uma canção do Kid Abelha, dos anos 1980, ainda "ouço sempre os mesmos discos"! rsrsrs. Acho que é isso. Mas sim, a experiência de consumo de música tem mudado radicalmente nos últimos anos, eu é que ainda sou meio jurássico!

Abraços.

A minha rotina é bem parecida. Até mesmo porque gosto de ficar pesquisando música e o youtube tem sido um canal excelente pra isso.

Atualmente o que tenho feito, depois de encontrar o que me interesse no youtube, é procurar comprar o CD. Quando gosto apenas de uma música ou quando não encontro para comprar de jeito nenhum, aí acabo pirateando pelo youtube mesmo e baixo pro computador.

Tenho conversado ultimamente com algumas pessoas em relação aos pagamentos de direito autoral e imagino que o Streaming talvez seja a alternativa a ser adotada no futuro. Tenho visto um movimento significativo em rumo à exclusão das gravadoras no processo. Tenho tido a impressão que cada vez mais o artista vai participar de todo o processo, desde da concepção do álbum, passando pela distribuição e arrecadação ($$).

Grandes gravadoras vão continuar existindo e gerenciando os artistas que vendem muito, como Lady Gaga, Roberto Carlos, etc.

O pessoal que vende menos é que pode se beneficiar mais do modelo de produção independente e streaming.

O curioso é que hoje em dia parece que música não tem mais valor nenhum, parece que o valia era o disco, o artefato físico.