Sign in to follow this  
Followers 0
Marcosviolao

Sete vidas em 7 Cordas - Yamandu

33 posts in this topic

Não Marcos, olha a informação aí:

"

Ricardo Dias

Postado Hoje, 17:21

Fica a correção de um erro: quando ele fala que o 7 cordas foi inventado na Rússia, well... O Mario Jorge está escrevendo um artigo sobre isso. O NOSSO 7 Cordas foi inventado pelo Dino e formatado pelo Silvestre. O tocado na Europa não tem nada a ver com o nosso.

"

Postado Hoje, 18:03

O Mario Jorge conhece essa história da boca dos participantes, incluindo o cara que escolheu que corda usar como sétima. Eu assisti, mas como aconteceu com ele, deixa ele contar.

FZanon

Postado Hoje, 17:41

O 7 cordas russo é afinado em sol maior, é outro instrumento com outros recursos. No Romantismo, o 7 cordas foi praticamente um instrumento-padrão, já que Coste, Mertz etc usavam preferencialmente o 7 cordas.

Que o 7 cordas russo pode ter sido uma inspiração, não discuto, mas não sei se alguém já documentou isso. Talvez o Fabiano possa nos esclarecer.

Edited by CarlosEdu

Que o Dino criou o estilo que a gente conhece, ninguém tem dúvida.

Mas antes do Dino teve o Tute.

A história não é perfeitamente clara.

O único historiador que eu confiaria pra ter uma resposta definitiva sobre esse assunto seria o Tinhorão.

Sim, o Rogerio Caetano em seu livro "Sete Cordas" menciona o pioneirismo do Tute, mas parece que quem consolidou o formato, foi o Dino.

Da mesma forma que Raphael Rabello não foi o primeiro a ter um 7 de nylon no Brasil, mas ninguém tem dúvida que ele criou um estilo.

Da mesma forma que Raphael Rabello não foi o primeiro a ter um 7 de nylon no Brasil, mas ninguém tem dúvida que ele criou um estilo.

É por aí...