Jump to content
Sign in to follow this  
CarlosEdu

João Gilberto e o processo de harmonia no Brasil

Recommended Posts

CarlosEdu    0

Desde as mega ultra transformações deixadas por Garoto, que influenciou Baden e outros amantes do violão, o processo de harmonia tem sido o que mais me encanta na música e é até do que mais me ocupo em ler, João com suas recriações como Tom diria: "O Joazinho recria tudo, e ganha nova forma" e olhe com tom era quem compunha a maioria do repertório com genial inteligencia.

Desde as características particulares de harmonização por Garoto, Baden, Dino e Raphael, até os continuadores mais perspicaz: Bellinati, Marco Pereira, ainda é o que mais me encanta na música brasileira.

Partindo de um pedido feito no outro forum, por um participante, e desse belo vídeo e do legado do João,

achei legal discorrermos sobre o processo de aprendizagem sobre harmonia, experiências e literaturas indicadas.

Os meus prediletos, e vocês? E sobre João Gilberto?

Os 3 Cadernos de Harmonia do Marco Pereira são em português geniais. Ele tb auxiliou o Rogério Caetano noutro livro que tenho 7 Cordas, que acaba tratando tb sobre harmonia aplicada ao violão.

*Carlos Almada em seu Harmonia Funcional também faz menções recorrentes ao violão e é dos melhores que tenho, linguagem direta.

No geral nesses 19 anos, uso outros de guitarristas mais aí são outros quinhentos, inclusive do Ivan Barasnevicius.

*Almir Chediak os dois volumes (Para iniciar se for o caso, vale apena ler os dois)

Tem as

* 2 Apostilas do Norton Dudeque (disponível)

Agora algo que me marcou, foram os trabalhos do prof. gaúcho Fernando Lewis de Mattos é uma coisa formidável e completa o conhecimento dele em harmonias

Vejam aqui disponibilizados pelo mesmo http://www.4shared.com/account/dir/IWyojpEY/_online.html#dir=qZ1C4Cao

CarlosEdu    0

Sem chover no molhado, João influenciou os maiores nomes da composição no Brasil: Chico, Caetano, Gil, Edu Lobo etc no sentido do tocar violão.

canduta    0

Sobre João Gilberto, fico com o Tinhorão, quando diz: É um espertalhão!

De verdade, acredito ser a criatura mais supervalorizada da história da música brasileira.

Dr.Pacheco    0

De verdade, acredito ser a criatura mais supervalorizada da história da música brasileira.

Hahahaha Pô, Canduta. Tava lendo aqui, outro dia, um livro do Tinhorão. De fato, em alguns momentos tendo a concordar com você. O violão dele é, inegavelmente, bom. Mas, ele cantando, sai de perto. Só tem duas figuras na música brasileira que eu não tenho praticamente nenhuma paciência para escutar, a Elis Regina e o João Gilberto. Eu acho, que quem toca e canta ao mesmo tempo, tem que tentar conseguir algum equilíbrio entre os dois. O João Gilberto, várias vezes, você vê um violão super interessante, na hora da voz :no:

CarlosEdu    0

Canduta, entendo e respeito, mas afinal seria um espertalhão que foi amado por Tom com suas lindas composições, que virou a cabeça de uma geração de violonistas populares, mas claro, conheço bem a história, e a Nara, o Carlos Lyra, o Roberto Menescal, e o próprio Baden(que não limito a bossa, a MPB, ou ao samba, mas que foi universal rs), João conquistou respeitosamente seu espaço e foi aclamado por isso, não sei se isso seria ser espertalhão.

Tenho o livro "Chega de Saudade", o violonista na época, entrevistou os grandes nomes, e o respeito pelo João e pelo misticismo dele com o som, etc, e claro os demais grandes artistas, é notório, prefiro respeitar a história.

Não conheço quase nada sobre Tinhorão, se possível fale mais um pouco; e tem tb a outra parte do tópico sobre harmonia, depois com tempo.

Como não sei quem foi Tinhorão, fica parecendo aquela coisa de: "Pelé se fez rei, mas quem jogava mesmo era Garincha"...

Edited by CarlosEdu

CarlosEdu    0

Hahahaha Pô, Canduta. Tava lendo aqui, outro dia, um livro do Tinhorão. De fato, em alguns momentos tendo a concordar com você. O violão dele é, inegavelmente, bom. Mas, ele cantando, sai de perto. Só tem duas figuras na música brasileira que eu não tenho praticamente nenhuma paciência para escutar, a Elis Regina e o João Gilberto. Eu acho, que quem toca e canta ao mesmo tempo, tem que tentar conseguir algum equilíbrio entre os dois. O João Gilberto, várias vezes, você vê um violão super interessante, na hora da voz :no:

É Pacheco, minha esposa sobre João qd eu colocava os inumeros vídeos dos shows para rolar no DVD, e explicava quem é, do controle de voz, das facetas que só o João conseguiu; mesmo não entendendo nada de música, ela retrucava, "se ele canta bem, eu deveria está rica", rss

A voz embargada e por vezes embrigada de Chico tb não é lá essas coisas (tenho 6 DVDs); em termos de voz bonita, o Toquinho se sobrepõe.

Dilson    0

João Gilberto subverte a forma de cantar no Brasil da época ao se espelhar em Chet Baker.

Procura se espelhar para colocar o violão praticamente em uníssono com a voz, dando o mesmo destaque para ambos.

João Gilberto na época que morava em Juazeiro da Bahia, antes de vir para o Rio, tinha um grupo vocal que ele cantava, e cantava como Orlando Silva, todos tinham a estética de uma voz potente naquela época.

João Gilberto canta assim de forma pensada, estudada e por opção, não por limitação de voz simplesmente.

CarlosEdu    0

João Gilberto subverte a forma de cantar no Brasil da época ao se espelhar em Chet Baker.

Procura se espelhar para colocar o violão praticamente em uníssono com a voz, dando o mesmo destaque para ambos.

João Gilberto na época que morava em Juazeiro da Bahia, antes de vir para o Rio, tinha um grupo vocal que ele cantava, e cantava como Orlando Silva, todos tinham a estética de uma voz potente naquela época.

João Gilberto canta assim de forma pensada, estudada e por opção, não por limitação de voz simplesmente.

Bom, essa é a descrição perfeita do que ele fez e faz com a voz.

Um dos grandes se não o maior prof. de harmonia na Bahia, Aderbal é amigo de João Gilberto, estudou afundo e se esmera em explicar e tocar

CarlosEdu    0

Acho João Gilberto um saco, juro que tentei ouvir algumas vezes, mas não consigo apreciar.

Vc não está só, tenho muitos conhecidos que já disseram a mesma coisa, inclusive prof baiano rs.

Para mim não é intragável, pois desde o inicio depois de Geraldo Azevedo, Djavan e Caetano, conheci a bossa nova por João, tenho uns 10 CDs, e todos os videos dele disponíveis, em encontros fechados toco Chega de Saudade para descontrair, e admiro de montão a harmonização do João, fez escola. No livro que mencionei, o jornalista afirma que naquele famigerado Bar onde se encontravam: Baden, Vinicius, Tom, Lyra, e outros, diz-se que Baden passava bom tempo ensinando coisas mais profundas de harmonia para João, será que isso foi dito em algum outro lugar? Sempre Baden.