Jump to content
Sign in to follow this  
cau

Procuro violão australiano

Recommended Posts

cau    0

É isto mesmo: procuro violão australiano

Quando digo australiano, refiro-me principalmente ao modelo de construção (lattice/treliça).
Mas é claro que se alguém tiver um violão verdadeiramente autraliano à venda (um Marty, um Gnatek etc.) também me interessa.

Edited by cau

Eugenio    0

Cau, seja bem-vindo.

O Jó Nunes fazia réplicas ou modelos similares ao do Smallman, não sei se ainda faz e não tenho como endossar nada pois nunca toquei.

No estilo moderno, mas norte-americano, você tem o Jorge Raphael usando treliça no modelo millenium (escala elevada).

O trabalho do Jorge Raphael eu conheço, pra quem gosta desse estilo de violão e tem o orcamento, é uma excelente escolha.

cau    0

Obrigado, Eugênio.

Eu já tive um Jorge Raphael Millenium.

Mas gostaria de conhecer um autraliano "de verdade", digo, um "Made in Australia".

Sei do Edson Valêncio, que faz o "Smallman Type", violão que ainda não tive a oportunidade de conhecer.

Confesso que nem mesmo sei se há muitos violões australianos circulando pelo Brasil. Lembro de ter visto apenas o Álvaro Henrique, de Brasília, com um Simon Marty.

Mas, enfim, sigo minha busca.

Eugenio    0

Vai ser dificil achar porque o brasileiro realmente não curte essa linha de instrumento.

Malmente tem o Jorge Raphael e alguns gatos pingados usando treliça.

O modelo dominante de violão no Brasil continua sendo o Torres/Hauser.

cau    0

Sim, a prevalência, no Brasil, do modelo de construção Torres/Hauser é incontestável.

Mas isso não me desestimula.

Na Argentina há construtores cujo trabalho central é o de construção de violões de treliça.

Há dias entrei com contato com Fernando Mazza, luthier argentino, para conversar a respeito do instrumento de modelo australiano que ele constrói.

No entanto, infelizmente, ele pediu que eu voltasse a procurá-lo só a partir de julho, pois está de mudança para a Itália, onde estabelecerá seu novo atelier.

Como não deu certo a tentativa com o Mazza, resolvi arriscar a busca aqui.