Jump to content
Sign in to follow this  
Pedro Henrique Álvares

Extração da madeira

Recommended Posts

Pessoal, dei uma navegada pelo fórum e não encontrei o que preciso, gostaria de saber quem poderia me ajudar.

A questão é o seguinte; no sítio em que a minha mãe vive lá nos altos da Mantiqueira, tem um cedro rosa que já morreu faz uns 10 anos e decidimos cortá-lo, pois apresenta risco de queda. Essa árvore, tem cerca de 6 m de altura e gostaríamos de aproveitar a madeira ao máximo.

Frente à isso tudo, logo me veio à cabeça, a idéia de separar um pedaço para o tampo de, quem sabe, um futuro violão artesanal, feito com uma madeira "de casa". Porém, eu preciso saber, qual a melhor maneira de cortar esse pedaço para o tampo e quais as dimensões mínimas necessárias para que o luthier possa ter um bom aproveitamento.

Grande abraço à todos.

Ivan Reis    0

Pedro,

É bom consultar um luthier para saber se este Cedro serve para ser usado em tampo.

É importante frisar que a madeira utilizada em tampo é o CEDAR (Western Red Cedar - (Thuja Plicata)) e não o nosso Cedro brasileiro.

Cedro é geralmente utilizado para o braço.

Edited by Ivan Reis

Eugenio    0

O cedro de tampo é o cedro canadense.

O melhor corte a princípio é o radial, mas é importante consultar um luthier antes de fazer qualquer coisa.

Madeiras não costumam estar prontas pra uso assim que a árvore é cortada, é preciso esperar um tempo de secagem e curagem.

Por último, nem toda árvore produz madeira de qualidade para instrumentos musicais.

Existe uma gradação, like A, AA, AAA, no final dessa página tem um guia:

http://www.alliedlutherie.com/guitar-soundboard.htm

O cedro de tampo é o cedro canadense.

O melhor corte a princípio é o radial, mas é importante consultar um luthier antes de fazer qualquer coisa.

Madeiras não costumam estar prontas pra uso assim que a árvore é cortada, é preciso esperar um tempo de secagem e curagem.

Por último, nem toda árvore produz madeira de qualidade para instrumentos musicais.

Existe uma gradação, like A, AA, AAA, no final dessa página tem um guia:

http://www.alliedlutherie.com/guitar-soundboard.htm

Bacana Eugenio,

Darei uma olhada.

Valeu.