Sign in to follow this  
Followers 0
Dilson

Clube da Esquina

11 posts in this topic

Pessoal,

refletindo sobre repertório para o violão solista, me impressiona como essa turma de Minas é mal aproveitada.

Você pega a obra principalmente do Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta entre outros, com melodias sensacionais, harmonias muito bonitas e os violonistas brasileiros pouco exploram esse repertório riquíssimo. São músicas com possibilidades excelentes para arranjos.

A impressão que me dá que essa turma de Minas do Clube da Esquina é um mundo a parte.

Por exemplo você pega a música Cais do Milton, aquela melodia grave no fim da música daria para fazer um baita arranjo, um trabalho "orquestral" no violão.

Essa foi um turma muita adotada pelo pessoal do Jazz mas infelizmente não pelo o do violão.

Edited by Dilson

O pessoal do violão é meio vidrado demais em Tom Jobim, que sem dúvida nenhuma era um gênio.

Concordo que o pessoal do Clube da Esquina é pouco aproveitado. Paulinho Nogueira fez uns arranjos pra canções de Milton.

E esse amigo gringo aqui fez uns arranjos bem legais pra algumas canções do disco Clube da Esquina, incluindo Cais.

https://www.youtube.com/watch?v=lpceluzW4qc

https://www.youtube.com/watch?v=a0UiN-7ViGI

Esses arranjos do Paulinho Nogueira foram em discos diferentes ou ele gravou um disco dedicado?

Discos diferentes.

Tem um medley com Maria Maria, Cio da Terra e San Vicente.

Ele também fez um arranjo pra Travessia.

O Chrystian Dozza também arranja alguns temas mineiros daquela época.

Maria Maria 

Muito legal esse arranjo, obrigado por postar.

O Dozza parece uma usina de produção musical. :)

20 hours ago, Dilson said:

Pessoal,

refletindo sobre repertório para o violão solista, me impressiona como essa turma de Minas é mal aproveitada.

Você pega a obra principalmente do Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta entre outros, com melodias sensacionais, harmonias muito bonitas e os violonistas brasileiros pouco exploram esse repertório riquíssimo. São músicas com possibilidades excelentes para arranjos.

A impressão que me dá que essa turma de Minas do Clube da Esquina é um mundo a parte.

Por exemplo você pega a música Cais do Milton, aquela melodia grave no fim da música daria para fazer um baita arranjo, um trabalho "orquestral" no violão.

Essa foi um turma muita adotada pelo pessoal do Jazz mas infelizmente não pelo o do violão.

Em meu projeto de um vídeo toda segunda no canal, publiquei Vera Cruz:

Muito bem lembrado!

Uma raridade, difícil de achar. O nome do disco é Fé Cega.

O repertório é:

Um Gosto de Sol    
Fruta Boa    
Coração Civil    
Notícias do Brasil (Os Pássaros)    
Ponta de Areia    
Fé Cega, Faca Amolada    
San Vicente    
Bola De Meia, Bola De Gude    
Maria, Maria

R-7547353-1443758685-8273.jpeg.jpg

Também fiz um arranjo para Travessia. Acho que, no geral, o repertório do povo de Minas é desafiador para arranjar. Também tenho uma arranjo de Cais que tá guardado faz quase um ano mas ainda não escrevi.