Jump to content
Sign in to follow this  
rods

Rogério Guimarães

Recommended Posts

rods    0

http://jornalggn.com.br/blog/laura-macedo/rogerio-guimaraes-em-interpretacoes-solos-de-suas-composicoes

"Natural de Campinas, Rogério Guimarães (1900-1980) cedo se mudou para o Rio de Janeiro e, tal como outro paulista de renome - Américo Jacomino, o Canhoto -, ele utilizava as cordas do violão às avessas sendo, também, batizado de “Canhoto”.

Teve sua obra registrada nas gravadoras Odeon, Parlophon e RCA Victor. Nessa última, em 1929, se tornou diretor artístico permanecendo no cargo por três anos, período esse que admitiu a novata Carmen Miranda, primeiro sucesso da gravadora, e tantos outros artistas.

Ary Barroso, em entrevista concedida ao escritor/jornalista Paulo Mendes Campos à Revista da Música Brasileira (nº1/pag.10/setembro/1954), quando perguntado qual seria, em sua opinião, o melhor violonista ele citou o Rogério Guimarães. E todos sabem como o Mestre Ary era exigente em tudo.

(..) "

No link acima tem um texto (do qual eu copiei apenas o início, e vários links para algumas gravações. Achei interessante.

Rodrigo

Eugenio    0

Obrigado por postar, eu não conhecia essas gravações, muito interessante ouvir.

Ele realmente era muito bom e muito fluente, com uma pegada bem forte. :)

Muito bom!!!

Eu não o conhecia... uma pena os chiados, aliás, nunca gostei de vinil, isso sempre me incomodou.

Edited by Marcosviolao