Jump to content
Sign in to follow this  
Julian J. Ludwig

Fotos de Violão - J. R. Sforcin

Recommended Posts

rbpaiva    0

Julian,

Se puder, fale mais sobre este luthier.

Que belo tampo de pinho hein? E essa madeira clara pra fundo e laterais, qual é? Maple?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Ruben, queria deixar espaço para ele mesmo falar de seu trabalho.

Ele deve dar as caras por aqui daqui a pouco.

Imagino que esse fundo seja cipreste.

Cipreste Espanhol - (Cupressus Sempervirens) - Densidade média 0,45g/cm3

cipreste.jpgCypresseric.jpg

Madeira maravilhosa, branca, sem poros, leve e de um aroma delicioso. Esta madeira é tipicamente usada em violões flamencos, porém funciona bem em clássicos também, oferecendo grande sonoridade, beleza e projeção. É uma das madeiras favoritas do grande Luthier Romanillos assim como foi do Mestre Antonio de Torres. Encontrada principalmente na costa do Mediterrâneo na Espanha e Itália.

Segundo Roberto Gomes:

A espécie mais tradicional para violões de flamenco. Originária da Ásia Ocidental, foi introduzida há séculos na bacia do Mediterrâneo. Madeira clara com peso específico de aprox. 0,50 gm/cm3. Está começando a ficar escassa e os preços beirando o preço do Jacarandá Brasileiro. Surprendentemente é a madeira favorita de Romanillos para violões clássicos. Uso para vihuela e é uma opção para os modelos "Special" e "Maestro". Após alguns anos de pesquisa descobri uma espécie relata: Cupressus lusitanica, cipreste de Goa, que aqui se chama cedrinho e é usada p/ cercas vivas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cipreste ou maple, é extremamente bonita, gostei muito! Imagino que deve privilegiar os agudos, ou estou enganado? Eu particularmente não gosto muito do efeito estético do "bear claw" nos tampos de pinho. Mas são belíssimos instrumentos, belíssimos. Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites
Cipreste ou maple, é extremamente bonita,

Oi Humberto, não sei se foi nesse sentido que você falou, mas so para evitar confusão... ;)

Cipreste e Maple são madeirais diferentes, ambas muito usadas para violões flamenco.

Ambas também muito bonitas, mas prefiro o desenho do Maple.

(acho que foi isso que você quis dizer)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Polegario    0

O Sforcin é um fera!!!

Meus parabéns Jose Roberto, e bem vindo!!

Os bichinhos estão belos!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na verdade quis dizer que independente de qual seja esta madeira que o Sforcin usou (cipreste ou maple), ela é muito bonita, essa desse violão em específico. Não conheço outros violões (de cipreste ou maple) pra saber se são todas bonitas assim. Mas dessa em especial gostei muito, achei a cor muito bonita. Confusão evitada? Valeu, Julian, abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites
sforcin    0
Oi Ruben, queria deixar espaço para ele mesmo falar de seu trabalho.

Ele deve dar as caras por aqui daqui a pouco.

Imagino que esse fundo seja cipreste.

Cipreste Espanhol - (Cupressus Sempervirens) - Densidade média 0,45g/cm3

cipreste.jpgCypresseric.jpg

Madeira maravilhosa, branca, sem poros, leve e de um aroma delicioso. Esta madeira é tipicamente usada em violões flamencos, porém funciona bem em clássicos também, oferecendo grande sonoridade, beleza e projeção. É uma das madeiras favoritas do grande Luthier Romanillos assim como foi do Mestre Antonio de Torres. Encontrada principalmente na costa do Mediterrâneo na Espanha e Itália.

Segundo Roberto Gomes:

A espécie mais tradicional para violões de flamenco. Originária da Ásia Ocidental, foi introduzida há séculos na bacia do Mediterrâneo. Madeira clara com peso específico de aprox. 0,50 gm/cm3. Está começando a ficar escassa e os preços beirando o preço do Jacarandá Brasileiro. Surprendentemente é a madeira favorita de Romanillos para violões clássicos. Uso para vihuela e é uma opção para os modelos "Special" e "Maestro". Após alguns anos de pesquisa descobri uma espécie relata: Cupressus lusitanica, cipreste de Goa, que aqui se chama cedrinho e é usada p/ cercas vivas.

Oi Julian, quero agradecer pelo trabalho e pelo espaço que voce me cedeu, muito obrigado.

A madeira clara é O Cipreste, mesma espécie q. foi mencionado. Aqui ele foi usado em uma construção classica, o som ja deu sinais de ser muito bom.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×