Jump to content

Photo

Partituras para iniciantes

• Please log in to reply
34 replies to this topic

#1 Marcos

Marcos

New Member

• Members
  • 8 posts
  • Interests:História,Sociologia,Literatura e Música.

Posted 27 May 2008 - 10:00 AM

Olá,pessoal.Eu cheguei a fazer por alguns meses aulas semanais de violão,mas o tempo e a falta de disciplina me impediram de continuar.Estou tentando voltar a tocar,mas estou tendo dificuldade em encontrar partituras para o meu (baixo) nível.

Tentei Gente Humilde arranjada pelo Bellinati,mas a coisa não deu muito certo.Para terem idéia da minha situação:quando eu ainda estudava,tocava coisas como o Estudo em Sol maior de Ferdinando Carulli;ou seja:músicas bem simples.

Gostaria de receber indicações de peças beirando esse nível.Dou preferência para o violão popular (Garoto,Toquinho,Dilermando,Canhoto da Paraíba...),mas também agradeço por recomendações de obras eruditas.

Grato pela atenção.

#2 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

Veteran

• Moderators
  • 5,342 posts

Posted 27 May 2008 - 10:02 AM

Seja bem vindo ao Fórum Marcos.

#3 Almir Barbosa

Almir Barbosa

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 792 posts

Posted 27 May 2008 - 10:05 AM

Bem vindo Marcos ! thumbsup.gif

#4 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 27 May 2008 - 10:24 AM

Bem Vindo, Marcos!

Acho que em geral, os autores que você citou são meio cascudos, mas não conheço muito bem o grau de dificuldade de cada músicas deles.

Talvez "Sons de Carrilhões" role, você já tentou?

#5 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,231 posts

Posted 27 May 2008 - 10:34 AM

Pra iniciante, até Sons de Carrilhões eu acho meio pesadinho.

Eu a principio procuraria um professor, Marcos.
Desculpe a a franqueza, mas encaremos os fatos: Se com professor você não tinha disciplina, não vai ser sem ele que você vai ter. Eu acho que já que você está interessado a voltar, é bom procurar um bom professor, que te ensine a ler partitura, harmonia, que te incentive e cresça com você. Acredite, isso faz toda a diferença; Já passei 1 ano inteiro com um banana de um professor e até pensei em deixar o violão de lado, mas o gosto foi mais forte, procurei outro professor e hoje estou de vento em popa.

Ele vai saber o que é melhor pra você, mas não se desespere: Rapidinho você estará navegando pelo mundo de Dilermando, Garoto, Jobim, Canhoto, etc. E força meu, porque tocar violão é uma dádiva, aproveita!

#6 Marcos

Marcos

New Member

• Members
  • 8 posts

Posted 27 May 2008 - 10:43 AM

Primeiramente ,obrigado a todos pelas boas vinda e pela ajuda.

Guto:Sons de Carrilhões é uma boa idéia,vou tentar.

Vinicius:Eu concordo com você.Voltar a estudar com um professor está nos meus planos.Eu apenas estou tentando me aquecer um pouco antes de começar a pagar algumas aulas.

#7 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,231 posts

Posted 27 May 2008 - 10:49 AM

Marcos, esse negócio de aquecer não adianta muito, meu amigo.
O conselho que te dou é procurar um professor desse jeito mesmo, pra ele partir da sua atual estaca zero. Professor: Quanto antes, melhor.

Quer um exemplo? Se você aprender 3 músicas antes de ir e tiver alguma mania feia, terá que corrigir essa mania nas 3 músicas, ou seja, re-trabalho. A primeira coisa que o professor vai fazer é arrumar possiveis erros de postura, tanto do corpo quanto das mãos, e esse é o primeiro ponto pra começar a tocar.

Mantenha-nos informados sobre seus progressos! guitar.gif

#8 Marcos

Marcos

New Member

• Members
  • 8 posts

Posted 27 May 2008 - 10:53 AM

Nesse ponto você tem razão.Algum dos membros deste fórum é professor em São Paulo ?

#9 GFR

GFR

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 917 posts

Posted 27 May 2008 - 10:56 AM

Tem aquele livro do Ulisses Rocha / Diogo Carvalho com músicas de MPB arranjadas para violão solo, parecem ser arranjos bem tranquilos.

O livro do Nilo Sérgio também parece ser uma boa, tem uma mistura de clássicos e MPB.

Mas procurar um professor é a melhor sugestão, sem dúvida vai ser muito mais produtivo.

#10 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,231 posts

Posted 27 May 2008 - 10:58 AM

Marcos, existem inumeros ótimos professores em São Paulo.
Em que região você está? Fica mais fácil pra gente poder te ajudar.