Jump to content


Photo

Construindo um violão


  • Please log in to reply
105 replies to this topic

#1 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 11 September 2007 - 11:59 PM

Conheça também a série fotos de violão:





O Wellington Polegário esta fazendo um trabalho muito bacana mostrando passo a passo a construção de um de seus instrumentos.

Eu gostaria de compartilhar isso com vocês.

===============================================================================

Riscando a silueta.



Recortando o tampo na serra de fita



Desempenando o cutelo dele ao desempeno.



Encaixando um dos lados dele, em um gabarito de colagem.



Passando cola.



Fechando o gabarito



Finalizando a colagem



#2 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 12 September 2007 - 12:01 AM

Retirando o tampo da guilhotina. (batizei o gabarito com esse nome)



Retirando o excesso de espessura:
Conversando por telefone com meu amigo Jorge Rafael, ele me deu uma dica para que eu escolhesse um lado do tampo, p/ ficar como interno, e lixar esse lado o mínimo possível, e depois tirar o excesso no lado oposto, no caso o que ficaria a roseta,
assim sendo, no lado mais mais seco do tampo ficaria o leque, obtendo-se assim um melhor resultado.



Mensurando a espessura do tampo:
Com uma lixa grão 40 deixei o tampo com 03,5.



Esse é um gabarito que fiz, com a forma atual que desejo p/ meus violões, penei bastante para conseguir chegar até ela,
sempre quis chegar até ela, demorei muito, mas, cheguei, acredito eu que tudo tem o seu tempo determinado,
não somos nós que determinamos e sim DEUS.
Não acham ela bonita?!?!?





#3 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 12 September 2007 - 12:05 AM

Esse mdf branco por cima do tampo preso com uma borboleta, possui um ressalto por baixo, na parte mais baixa
do bojo maior, em que quando apertado, aperta-se todo o tampo ao gabarito da silhueta.



Bom, essa é a parte da minha maneira de construir, que não recomendo para todos, há que se ter muita prática e relacionamento com maquinários desse tipo, pois se usado de forma não adequada pode ser muito perigoso, faço isso mais por capricho e por ter muita experiência com essa máquina.
Se vocês notarem coloquei um rolamento abaixo de uma lâmina cortante, no eixo da máquina, em que eu encosto o gabarito
no rolamento, e a lâmina vai fresando o tampo dando a forma idêntica do gabarito ( será que deu pra entender?).



Dando contorno ao tampo



Ainda dando contorno



Agora vou começar a incrustação da roseta:
Tenho um amigo que é torneiro mecânico, que tem muita boa vontade para comigo, sempre que quero alguma coisa especial, que não está a meu alcance de confeccionar ele me ajuda com toda boa vontade. esse compasso que vocês irão ver em uso, eu pedi para ele fazer umas peças para mim, e o restante eu mesmo terminei.
Comprei para mim um compasso cortante daqueles que o Ricardo Dias usa inicialmente para incrustação de suas rosetas,
mas essa maquininha aí é tão veloz que ainda não precisei usa-lo, ela está dando conta do recado sem estourar os veios do tampo, pelo menos por enquanto, se precisar usarei ele com certeza.



Antes de fazer o furo central ia marcar a medida da roseta, com um compasso de desenho, mas, acabei esquecendo, me desculpem:



Agora a ferramenta em uso, vou regulando o compasso de acordo com as medidas da roseta gradativamente:



Pronto, agora é só colar!!



Esqueci de mostrar, mas por baixo desse disco, em um diâmetro de mais ou menos 7 cm, existe um baixo relevo, em que ajuda na colagem da roseta, pois quando se é apertado a borboleta na colagem, somente as bordas, que fica por cima da roseta é friccionada, ajudando melhor a colagem.




#4 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 12 September 2007 - 12:07 AM

Retirando o disco de colagem, geralmente uso essa chave para apertar e desapertar, e uso também borboletas de chapa e não
fundidas, acho elas melhores, pois as fundidas costumam quebrar quando muito forçadas:



Aida sujo de cola:



Esse sistema de troca de lixa é muito bom, pensei isso pois, não aguentava mais ficar descolando e colando as lixas e teria também que fazer outros rolos enfim, dessa maneira eu tiro e coloco as lixas quantas vezes for necessário, envolvo o rolo
com a lixa de forma espiral, acomodando-a esticadamente, depois coloco a braçadeira e aperto, faço isso nos dois lados, ai é só cortar as sobras, guardei uma lixa gasta como molde para cortar outras lixas, uso lixas p/ sintéco, pois , são mais largas e ficam com menos emenda dando assim um resultado melhor, sem falar que elas cortam bem a beça.

Bom, coloquei uma lixa grão 80, para dar mais uma lixada:



mensurando novamente o tampo, deixei ele com +ou- 02,9 mm todo por igual.
Esses cabelinhos que vocês estão vendo aí nas bordas do tampo, são apenas cabelinhos e não arrebentados,
isso acontece por causa na lâmina bem amolada aliada a densidade dessa madeira, geralmente não acontece isso com madeiras mais densas.



Lixei todo ele com uma lixadeira orbital, para tirar os arranhados lineares que a lixa 80 da lixadeira de rolo deixou
Depois farei uma graduação manual com tacos de lixa:





#5 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 12 September 2007 - 12:10 AM

Riscando a silhueta no fundo (jacarandá indiano de primeira):



Desempenando o cutelo do fundo:



Recortando a silhueta:



Esse é um gabarito que eu fiz para copiar a silhueta do fundo,
como não daria para copiar com os lados já colados igual ao tampo,
resolvi fazer esse gabarito que me dá facilidade de copiar a metade:



Prendendo:



Ainda prendendo:



Copiando:



Colando:



Finalizando a colagem.



#6 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 12 September 2007 - 12:14 AM

Calibrando a espessura do fundo:



mensurando:



Ainda calibrando:

É bom que se diga que essas etapas de calibragem tem que ser feitas com calma, nesse caso eu tenho lixado um pouco pela manhã, um pouco a tarde e um pouco a noite, o que acontece é o seguinte: quando se tenta calibrar tudo de uma só vez, a lixa tende a esquentar em demasia a madeira deformando-a, sendo que por etapas a madeira descansa e não sofre absolutamente nada. Semana que vem posto mais sobre o fundo.



Aparando o cutelo das faixas:



Ia usar esse disco na tupia para tirar o excesso de espessura das faixas, mas gostei tanto do processo,
que fui até, quase o final, deixei com 02,0 de espessura:



Tirando o excesso de espessura:
Reparem o mdf por baixo do disco, ele é muito importante nesse processo,
pois ajuda a segurar a faixa com segurança, para a passagem dela na lixa.



Esse processo é bem mais rápido, podendo descansar a madeira apenas por alguns minutos
durante os intervalos, isso se dá por conta da velocidade dessa máquina que é bem maior do que a de rolo,
também pode se fazer usando um disco de lixa na furadeira também, se alguém quiser depois eu mostro.
Ainda tirando;



mensurando



Lixando com a lixadeira orbital, lixa 220, esse lixamento antes da moldagem é muito importante, quanto menas força se fizer na peça depois, melhor.



Bom, a moldadeira de laterais está quase pronta, faltando algumas coisinhas, inclusive a parte elétrica,
até o final da semana creio que já tenha terminado e semana que vem posto mais seqüência.
Olhem a foto dela quase pronta:





#7 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 12 September 2007 - 12:17 AM

Cortei uma tira de fórmica, com a medida das faixas laterais, é uma maneira fácil de se medir ao molde,
sendo a fórmica bem flexível.




Marcando o esquadro:



Cortando no tamanho:



Casando o desenho da madeira e marcando as faces, pra não me perder na hora da moldagem:



Mergulhando as faixas em água quente:
Bom, boto a água pra esquentar, e ligo a forma pra se aquecer juntamente, deixo mais ou menos
uns 20 minutos.
vou contar um segredinho, adoro um ferro velho, aqui perto de casa tem um que é uma maravilha,
no setor de inox achei essa calha, que me caiu como uma luva, foi só adaptar um fogareiro de forno de fogão
em baixo e ligar um botijão de gás, ficou uma jóia.



A forma sendo aquecida:
Depois de 20 minutos ela estará super quente.
Reparem nas duas laterais dela tem um risco que fiz para me basear, e as faixas serem moldadas em esquadro.



Verificando o ponto, deixo aquecer uns 70 graus, já tive problemas de rachaduras quando deixei mais do que isso,
por isso não aconselho deixar ferver ou passar.





Agora já está bom pra ser moldada.



#8 Polegario Luthier

Polegario Luthier

    Old Member

  • Luthier
  • 593 posts
  • Gender:Male
  • Location:São gonçalo/ Rio de Janeiro/Brasil
  • Interests:Contatos profissionais<br />Amigos<br />Aprendizado da luthieria.

Posted 12 September 2007 - 09:34 PM

Legal vc está mostrando aqui Julian, fiquei feliz thumbsup.gif .
Já tem mais fotos.

#9 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 19 September 2007 - 09:20 AM

Bom, como eu estava com algumas dúvidas ainda em relação ao desenho do violão, deixei ele pra depois, mas agora sanado as dúvidas, hei-lo;
Ainda estou decidindo as dimensões da chapinha que vai levar na região do cavalete, por isso não a desenhei.
Esqueci de tirar as pratas rsrsrs



Esse leque será uma mistura de Friederich e Polegário rsrs:



Essa mão também foi inspirada no friederich, mas , não é igual.
Tenho outro modelo de mão bem diferente do tradicional e bem mais trabalhosa um dia vocês
verão ela por aí, por enquanto não quero assustar ninguém rsrs.
A foto ficou um pouco de lado, mas, dá pra se ter uma idéia.





Essa prensa eu fiz para confeccionar os reengrossos do meu violão:





#10 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

    Veteran

  • Moderators
  • 5,342 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasil / Germany

Posted 19 September 2007 - 09:23 AM

Gosto de reengrossos lineares e confecciono eles dessa maneira:

Riscando o esquadro:



Cortando o folheado de cedro no tamanho:



Na largura:



Poderia até usar cola branca, mas, prefiro essa, e pura, para secagem mais rápida:



Gosto de aplicar no rolinho, é mais prático.



Aplico a cola, deito a folha e fricciono uma após outra até concluir 12 folhas
que dará mais ou menos 9 mm de espessura.



Depois faço um sanduíche com 2 folhas de pvc,



Uso pvc no lugar de jornal ou outro papel, pois quando usava papel
tinha um trabalhão para retirar ele e lixar, pois a cola passa por entre os
poros do folheado e chega ao papel, aí já viu ...



Uso uma fita crepe na ponta pra ajudar a colocar na prensa.