Jump to content

Photo

Envernizar Viola Caipira

• Please log in to reply
8 replies to this topic

#1 Beto Munhoz

Beto Munhoz

Member

• Members
  • Pip
  • 83 posts

Posted 03 October 2008 - 02:54 PM

Possuo a seguinte viola: Viola caipira Giannini , que é fosca.
Se eu enverniza-la, ela poderá perder algo relacionado à sua sonoridade, ou poderá sofrer algm tipo de "abalo" ?
Qual verniz é indicado para isso ?

#2 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,550 posts

Posted 03 October 2008 - 06:24 PM

Beto, é você mesmo que pretende envernizar a viola? O que eu sempre vejo os luthiers recomendado é usar exatamente o mesmo verniz original: se foi goma-laca, mantenha, se foi nitro, mantenha. Tentar trocar o tipo de verniz é que pode dar rolo, porque o nível de lixamento pra remover um PU ou um nitro, por exemplo, é diferente do lixamento que se faz pra retocar goma-laca.

#3 Beto Munhoz

Beto Munhoz

Member

• Members
  • Pip
  • 83 posts

Posted 03 October 2008 - 06:51 PM

A viola é fosca, ou seja, originalmente sem nenhum tipo de verniz. Mas eu gostaria de deixa-la mais "brilhante", só para melhorar a aparência mesmo. Sou eu mesmo que pretendo enverniza-la, só ainda não sei o que usar.

#4 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,550 posts

Posted 03 October 2008 - 06:53 PM

Acho que nesse caso é goma-laca na cabeça.

#5 Beto Munhoz

Beto Munhoz

Member

• Members
  • Pip
  • 83 posts

Posted 03 October 2008 - 09:02 PM

E como usar ? Quero dizer, compro a goma laca pronta e mando ver , ou tenho de ter um laboratorio de alquimia para misturar, diluir e dizer que não sou profano e acredito em Deus ?

Santa Inquisição !

#6 SantosReis

SantosReis

Member

• Members
  • PipPipPip
  • 228 posts

Posted 03 October 2008 - 10:33 PM

Beto! Procure alguém especializado para fazer o trabalho em goma-laca. MAs só faça se for necessário. Se a madeira estiver necessitando, e não apenas para mudar suas caracter'siticas e conferir brilho à madeira... Entr no site do Vergílio LIma que ele discorre sobre a goma-laca.

#7 Beto Munhoz

Beto Munhoz

Member

• Members
  • Pip
  • 83 posts

Posted 03 October 2008 - 10:48 PM

eu até poderia mandar para alguem mais especializado, mas aqui na minha região não tem.
Mas deixa pra lá, acho que vou comprar outra viola, e deixo essa como está.
Obrigado Eugenio e SantoReis pelas respostas.

A proposito SantoReis, vc toca viola ? Digo isso pelo seu pseudonimo, que lembra "Folia de Reis", que por sua vez lembra viola caipira...

#8 Roger Luiz

Roger Luiz

Member

• Members
  • PipPip
  • 174 posts
  • Interests:Amizade, violões velhos e diversão!

Posted 04 October 2008 - 12:18 PM

Beto, essa viola tem justamente um verniz fosco. se for passar direto algo por cima, acho que vai ficar uma m...., tem que dar uma lixada, ou passar um removedor, mas com muito cuidado pra não entrar em contato direto com a madeira. com relação ao verniz, o mais fácil de aplicar é a goma laca, o difícil é o polimento, o cuidado com a goma-laca é só a porcentagem, entre em contato por MP com um dos luthiers do fórum que eles te explicam.
um abraço

#9 SantosReis

SantosReis

Member

• Members
  • PipPipPip
  • 228 posts

Posted 04 October 2008 - 12:21 PM

Olha... vamos dizer que eu "arranho" conversa-mole.gif uma viola... mas o "basiquinho" em ré... rs

O luthier que lhe falei, O Vergílio Lima, pode ser uma boa pedida se estiver a fim de comprar outra viola..

Mas a Rozini tem feito instrumentos bons. A top de linha dessa fábrica é boa. Jacarandá, abeto, ébano e mogno.

O pseudônimo SantosReis tem a ver com o trabalho que venho desenvolvendo, voltado para a produção de música com ritmos afro brasileiros, presentes nas regiões Sudeste e Nordeste...