Jump to content

Photo

O que você está lendo no momento?

• Please log in to reply
179 replies to this topic

#1 Mário Sérgio

Mário Sérgio

Member

• Members
  • PipPipPip
  • 300 posts

Posted 08 October 2008 - 04:25 PM

Olá galera, seguindo a mesma linha dos tópicos "O que você está ouvido no momento?" e "Preferências além do violão", resolvi abrir este. O objetivo é simplesmente para que possamos saber das preferências de leitura dos membros do fórum e quem sabe poder compartilhá-las.

O título do tópico diz qual o livro que você está lendo no momento, mas também poderá ser qual livro que você mais gostou e por qual motivo.

Abraços

Mário Sérgio

OBS: Depois que alguém se atrever a dizer qual o livro que mais gostou ou o que está lendo no momento, eu escreverei sobre minhas preferências risadinha.gif

#2 huh

huh

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 474 posts

Posted 08 October 2008 - 05:52 PM

Bem, eu sempre leio 2 livros ao mesmo tempo. Um mais denso, e outro mais estilo best-seller, pra ler no banheiro (é uma hora que precisa de uma leitura leve wink.gif)

Atualmente, estou lendo 100 anos de solidão do Garcia Marquez, e Água para Elefantes.
Antes, li Auto de Fè, do Elias Canetti (um porre) e a biografia do Tim Maia, do Nelson Motta.

O livro que mais gostei é o Ensaio Sobre a Cegueira, do Saramago. Dos best-sellers, acho que fico com o Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher.

Outros livros inesquecíveis:

Clássicos:
1. A metamorfose, de Kafka: é apaixonante, estacionei no shopping, comecei a ler, e acabei lá mesmo, dentro do carro. Não deu pra parar.
2. Guerra e Paz, de Tolstoi: adoro os russos, e acho que este livro é uma excelente diversão!
3. Lolita, de Nabokov: provocativo, muito ousado, e excelentemente escrito
4. Dom Casmurro, de Machado de Assis: precisa dizer alguma coisa? O cara sabe entrar na nossa cabeça
5. 1984, Orwell: saber que o cara escreveu isso tudo em 1948, é de deixar a gente de boca aberta.

Leves:
1. Xogum, de James Clavell: toda a série é demais, com Tai Pan, Casa Nobre, Changi, etc... Mas o Xogum é um épico inesquecível, no melhor estilo a la Tolstoi
2. A Saga do Colorado, de James Michener: meu autor mais visitado da adolescência, escreveu dezenas de livros misturando romance com História. Impressionante como ele consegue condensar uma história de milhares de anos em um único volume, e ainda ser entretenimento! Este é apenas um exemplo.
3. Senhor do Anéis, de Tolkien: joguem pedras, mas eu adorei ler!
4. Harry Potter, de Rowling: joguem mais pedras, mas achei muito bem bolado, e li os 7!
5. Anarquistas Graças a Deus, de Zelia Gattai: tenho uma ligação afetiva com esse livro. Foi um dos livros que me despertaram a paixão pela leitura. Tem uma melancolia muito cativante e um humor fino.

Ainda faltou colocar um monte! Tem tanta coisa boa, dava pra um fórum só disso, hehe!

#3 edvalson

edvalson

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 407 posts

Posted 08 October 2008 - 07:37 PM

Sou um leitor voraz, compulsivo, daqueles que lê até bula de remédio - e gosta. Desde menino, enquanto os outros jogavam foot-ball, eu lia. Como não havia propriamente uma industria de entretenimento a qualquer custo, como hoje, comecei lendo Torquato Tasso.(um amigo endiabrado diz que aí jaz a minha preferência por musica da renascença...) Emilio Salgari, Julio Verne, Edgar R. Burroughs, Conan Doyle me alimentaram o vício já incipiente. Recebi a minha primeira e única bicicleta com um fingimento morno de entusiasmo, nem um décimo do que sentia pela coleção de Karl May recebida na mesma data.
Meu pai, um homem apenas alfabetizado, estimulou este gosto de modo concreto em sua prole, com resultados variáveis, e aos 15 anos, eu e meus 2 irmãos falavamos correntemente inglês e francês. Depois, enveredei pelo italiano, espanhol, um pouco de russo,(ty chto mumu yebiosh?) movido pelo prazer de ler as obras em sua lingua original. (certas traduções podem ser verdadeiras assassinas de sentimentos e conceitos. huh citou Michener. Ao meu ver, o seu melhor livro - "Tales of the South Pacific", de 1948- foi transformado em papel higiênico - usado - pelo tradutor).
O gosto pela leitura foi - tem sido - e espero que seja ainda por uns anos - um instrumento fundamental para o desempenho da minha profissão.

Mas chega de parola. Estou lendo "A era das Revoluções" de Hobsbawn, relendo "O governo Representativo" de Stuart Mill, e, para o quotidiano puro prazer, digamos, sensual, da leitura, sempre releio qualquer coisa de Somerset Maugham (ao meu ver, um autor MUIIIIto subestimado.)
Ah, e Medicina all the time, toujours.

#4 Alvaro Henrique

Alvaro Henrique

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 889 posts

Posted 08 October 2008 - 07:51 PM

Gosto de intercalar um clássico da literatura com um livro sobre música, e procuro sempre lrr ao menos um livro por semestre nas linguas que falo, pra não enferrujar.

No momento, é "Psychology for Musicians - Understanding and Learning the Skills". Na verdade, a leitura está leeenta, pois meu tempo pra leitura está altamente escasso.

Dos livros recentes que li, o que mais me agradou foi "Dom Quixote". "Grande Sertão: Veredas", comecei a ler incentivado pelo Alexandre Moschela. É um bom livro, a estória é fantástica, mas aquilo ali está escrito em outra língua, não há quem me convença que aquilo é português. Foi um sufoco as primeiras cinquenta páginas, e foi preciso muita força-de-vontade pra seguir adiante. Consultei até um dicionário específico sobre o vocabulário do Grande Sertão: Veredas, pra entender alguma coisa. Depois de decifrar um pouco o idioma do livro, foi muito bacana. Pretendo relê-lo algum dia, torcendo pra sofrer menos no guimarês e poder curtir mais a viagem.

#5 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,230 posts

Posted 09 October 2008 - 12:04 AM

Estou passando por toda a safadeza suada de Jorge Amado. No momento, Dona Flor e Seus Dois Maridos smile.gif

#6 Humberto Yoji

Humberto Yoji

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1,719 posts

Posted 09 October 2008 - 01:46 AM

QUOTE(huh @ Oct 8 2008, 06:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Atualmente, estou lendo 100 anos de solidão do Garcia Marquez, e Água para Elefantes.

O livro que mais gostei é o Ensaio Sobre a Cegueira, do Saramago.

Huh, temos muito em comum. Cem Anos de Solidão divide com Crime e Castigo (Dostoiévski) o posto de melhor livro que já li, espero que goste. A Metamorfose eu gostei muito, leia O Processo, do Kafka também, vale a pena, apesar de ser bastante doido.

Estou aqui com o Ensaio Sobre a Cegueira pra ler também (só descobri que tinha saído filme depois de comprar o livro!), mas meu próximo será o Memórias de Minhas Putas Tristes, do García-Marquez. Fora isso, gosto muito de Tchekov, adoro seus contos.

Dos brasileiros, creio que meu favorito é o Aloísio Azevedo (O Cortiço, Casa de Pensão). Talvez pelos personagens que cria, extremamente reais, quase tangíveis. Mas gosto muito da maioria das obras consagradas da literatura brasileira.

Antes que alguém pergunte já li 2 livros sobre cachaça, e 3 sobre choro. E estou aqui do meu lado com meu primeiro livro sobre samba pra ler.

#7 edvalson

edvalson

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 407 posts

Posted 09 October 2008 - 07:13 AM

QUOTE(Vinicius de Abreu @ Oct 8 2008, 10:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Estou passando por toda a safadeza suada de Jorge Amado. No momento, Dona Flor e Seus Dois Maridos smile.gif

thumbsupsmiley.png Se ainda não leu "Tenda dos Milagres", não deixe de fazê-lo. Era o preferido de Jorge.
Ah, e para conhecer/compreender melhor o baiano, "Navegação de Cabotagem".

#8 edvalson

edvalson

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 407 posts

Posted 09 October 2008 - 07:15 AM

thumbsup.gif Leitores em geral: "O Tempo e o Vento" (NAAAAADA a vercom o filme, pelamordedeus) é leitura obrigatória.

#9 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,230 posts

Posted 09 October 2008 - 08:56 AM

Quais são esses livros de choro, Tité?

#10 rbpaiva

rbpaiva

Old Member

• Moderators
  • 1,243 posts

Posted 09 October 2008 - 09:03 AM

Pessoal,

Do jeito que está o meu trabalho, ultimamente, eu só tenho lido manuais normativos. icon_twisted.gif risadinha.gif thumbsdownsmileyanim.gif