Jump to content

Photo

Posicionamento do cavalete

• Please log in to reply
23 replies to this topic

#1 EMac

EMac

Member

• Members
  • PipPip
  • 171 posts
  • Interests:Construção de Violões, aprendizado com os mestres daqui, troca de informações.

Posted 11 December 2008 - 10:23 PM

Caros amigos.

Enviei esta dúvida por MP para o Grande Polegário, mas ele ainda não teve tempo de me responder, por isso estou pedindo a ajuda de voces para me orientarem, também.

Meu primeiro violão está quase na fase de colar o cavalete.
Gostaria de saber como o coloco na posição exata?
Na guitarra, existe o recurso de regular o comprimento de cada corda na ponte, mas no violão não existe isso, o tiro tem que ser preciso.
Outra coisa, vejo em violões do mercado, que em alguns casos o rastilho no cavalete é colocado meio inclinado, ou seja, em uma estremidade as cordas são de menor comprimento e na outra estremidade as cordas são mais compridas.
Já em outros violões isso não existe, e o rastilho é paralelo ao cavalete.
Como fazer afinal?

Outra coisa, que cola uso para colar o cavalete no tampo? Tenho que colocar pinos de reforço entre o cavalete e o tampo?
Muito obrigado pelas informações.
Eugenio.

#2 Jorge Nacev Filho

Jorge Nacev Filho

Member

• Luthier
  • 143 posts

Posted 12 December 2008 - 11:01 AM

eu colo com cola coqueiro e faço o cavalete sem o rasgo do rastilho, fazendo o depois com a tupia e um gabarito.na medida exata.

#3 Marcel Oliveira

Marcel Oliveira

Member

• Luthier
  • 66 posts

Posted 12 December 2008 - 12:29 PM

Com uma régua eu faço dois traços acompanhando o ângulo da escala. Nestes traços marco a mesma distância que existe entre o 12º traste e a pestana. Depois desconto a distância entre o rastilho e o limite do cavalete.

#4 EMac

EMac

Member

• Members
  • PipPip
  • 171 posts
  • Interests:Construção de Violões, aprendizado com os mestres daqui, troca de informações.

Posted 12 December 2008 - 05:54 PM

Obrigado Jorge.
Onde eu encontro esta cola aqui no Rio de Janeiro? Andei procurando em Teresópolis onde tenho minha oficina e ninguem conhece.
A idéia de cortar depois, é bastante interessante, gostei. Porém como voce marca o local exato do rastilho?
Obrigado.
Eugenio. thumbsupsmiley.png

QUOTE(Jorge Nacev Filho @ Dec 12 2008, 12:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
eu colo com cola coqueiro e faço o cavalete sem o rasgo do rastilho, fazendo o depois com a tupia e um gabarito.na medida exata.

#5 EMac

EMac

Member

• Members
  • PipPip
  • 171 posts

Posted 12 December 2008 - 05:56 PM

Oi Marcel.
Entendi parte do que voce explicou.
O que voce quiz dizer em descontar a distancia entre o rastilho e o limite do cavalete? blush.gif
Obrigado.
Eugenio.
QUOTE(Marcel Oliveira @ Dec 12 2008, 01:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Com uma régua eu faço dois traços acompanhando o ângulo da escala. Nestes traços marco a mesma distância que existe entre o 12º traste e a pestana. Depois desconto a distância entre o rastilho e o limite do cavalete.

#6 Jorge Nacev Filho

Jorge Nacev Filho

Member

• Luthier
  • 143 posts

Posted 12 December 2008 - 06:10 PM

aqui em Ribeirão Preto chama-se coqueiro nem sei porque ,visto que é uma cola de origem animal, em alguns lugares chamam de até de grude. também é vendido por aqui em papelarias para fazer arma de moleque: o tal de cerol.

#7 Jorge Nacev Filho

Jorge Nacev Filho

Member

• Luthier
  • 143 posts

Posted 12 December 2008 - 06:15 PM

agora medir é fácil. meço com esquadro a mesma distância do décimo segundo trastesem compensação de rastilho. ocomeço dorasgo é a medida do décimo segundo traste.caso necessário compenso como formato do rastilho que tem espessura de 2mm

#8 MarcosD

MarcosD

New Member

• Members
  • 48 posts

Posted 12 December 2008 - 07:09 PM

A distância entre a borda interna do rastilho (a que fica do lado da boca do violão) e o 12º traste deve ser igual à da pestana ao 12º traste mais uma compensação. Essa compensação deve ser de aproximadamente 1,5 a 2mm para violões clássicos, dependendo do comprimento da escala.

Para violões de corda de aço, normalmente se usa mais compensação nas cordas mais graves, por isso os rastilhos são inclinados (1,5 a 2mm na prima e 3 a 4mm no bordão).

#9 EMac

EMac

Member

• Members
  • PipPip
  • 171 posts

Posted 13 December 2008 - 06:46 PM

Valeu Jorge.
Vou dar uma vasculhada na Internet pra ver se descubro o fabricante, daí fica mais fácil procurar.
Eugenio.
QUOTE(Jorge Nacev Filho @ Dec 12 2008, 07:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
aqui em Ribeirão Preto chama-se coqueiro nem sei porque ,visto que é uma cola de origem animal, em alguns lugares chamam de até de grude. também é vendido por aqui em papelarias para fazer arma de moleque: o tal de cerol.

#10 EMac

EMac

Member

• Members
  • PipPip
  • 171 posts

Posted 13 December 2008 - 06:52 PM

Cara, não sabeia da tal compensação.
Valeu muito pela informação, clareou muita coisa por aqui.
Porém, ficou uma dúvida. Como voce disse, a compensação pode variar um pouco, ou seja, se eu escolher um determinado valor (1,5 mm por exemplo), e não for exatamente o que eu deveria escolher, o violão nao vai pegar afinação precisa. Como o cavalete vai estar colado, como farei pra resolver ou evitar o problema?
Obrigado,
Eugenio. thumbsup.gif
QUOTE(MarcosD @ Dec 12 2008, 08:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A distância entre a borda interna do rastilho (a que fica do lado da boca do violão) e o 12º traste deve ser igual à da pestana ao 12º traste mais uma compensação. Essa compensação deve ser de aproximadamente 1,5 a 2mm para violões clássicos, dependendo do comprimento da escala.

Para violões de corda de aço, normalmente se usa mais compensação nas cordas mais graves, por isso os rastilhos são inclinados (1,5 a 2mm na prima e 3 a 4mm no bordão).