Jump to content

Photo

faixa de preço dos luthiers

• Please log in to reply
49 replies to this topic

#11 huh

huh

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 474 posts

Posted 22 December 2008 - 02:37 PM

Acredito que o ideal seria colocar faixa de valor, e nao preço exato. Por exemplo (estou chutando alguns valores, por favor, me corrijam se estiver enganado, sujeito a confirmar com os luthiers):

3001 a 4000 - Samuel Carvalho, tradicional, modelo Emanuel Carvalho, jacarandá indiano, cedro
Sergio Barbosa, tradicional, bubinga, abeto AA
Sergio Barbosa, tradicional, louro preto, abeto AA

4001 a 5000 - Samuel Carvalho, tampo composto (double-top), modelo Emanuel Carvalho, jacarandá indiano, cedro
Sergio Barbosa, tradicional, jacarandá baiano, abeto AAA

5001 a 6000 - Arone, tradicional, jacarandá indiano, abeto
Tessarin tradicional, jacarandá indiano, abeto
Eduardo Brito, treliça, jacarandá baiano, cedro

6001 a 7000 - Jorge Raphael, treliça, jacarandá indiano, abeto AAA
Raimundo Saraiva, tradicional, jacarandá baiano, abeto
João Batista, tradicional, modelo top, jacrandá baiano, abeto.

7001 a 8000 - Tessarin, tradicional, jacarandá baiano, abeto
Tessarin, tradicional, jacarandá baiano, cedro
Arone, tradicional, jacarandá baiano, abeto
Samuel Carvalho, tradicional, modelo Samuel Carvalho, jacarandá baiano, cedro
Samuel Carvalho, tradicional, modelo Samuel Carvalho jacarandá baiano, abeto
Jorge Raphael, grade, koa, abeto AAAA
Jorge Raphael, grade, ziricote, abeto AAAA
Carlos Novaes, aço, madeiras AAA e decoração simples

Etc...

De repente dá pra incluir mais informações, como o Julian descreveu, também, e fazer em forma de tabela, mais organizado. E subir as faixas de 500 em 500, se for o caso, mas a partir de certo valor, isso é complicado, pois qualquer mudança em tarraxa, prazo de pagamento, etc, pode variar o preço em 500 reais.

E a idéia do Ivanhoé pode ser a ideal. Prepara-se os campos da tabela, e pede-se que os próprios lutheirs enviem as informações. Os campos poderiam ser:
Nome do luthier, nome do modelo do violão, tipo de construção (com alternativas pré-definidas), madeiras/qualidade (alternativas pré-definidas), endereço e dados de contato, descrição livre (limitacao de caracteres), tempo de espera e faixa de valor.

O luthier deveria fornecer detalhes de todos os modelos e variantes.

#12 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

Veteran

• Moderators
  • 5,342 posts

Posted 22 December 2008 - 02:54 PM

Legal, vamos então pensar nos campos com mais detalhes.

Nome do Luthier
Modelo do Violão

Madeira do Tampo (Pinho, Cedro, Outro)
Qualidade da Madeira (AA, AAA, AAAA)
Tipo de Construção (Tradicional, Treliça, Double Top, Carbono, Outro)

Tempo de Espera
Faixa de Preço
Tipos de Pagamento
(Sinal + N parcelas etc.)

Endereço
Telefone

Vou criando um tópico para ir colocando dados, depois podemos ir incrementando.

#13 huh

huh

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 474 posts

Posted 22 December 2008 - 03:09 PM

Tem que colocar madeira do fundo e laterais.

Acho que no tipo de construção, o melhor é dissecar em categorias, pois pode haver mais de uma tecnologia sendo usada ao mesmo tempo:

Tipo de construção:
Tipo de tampo: Sólido, laminado, composto (é o termo mais correto, pois double top é ambíguo)
Estrutura do tampo: Leque, Grade, Treliça, Outro
Espessura do tampo: 0-1 mm, 1-2 mm, acima de 2 mm
Tipo de fundo: sólido, laminado
Marcar sim ou não: Elevamento de escala, uso de fibra de carbono, fundo grosso (acima de x mm), abaulamento do fundo, soundport
Outras observações

Parece que é muito trabalhoso, mas acredito que seja a melhor forma de realmente passar alguma informação relevante. Muitos usam grade, ocm ou sem fibra de carbono, com ou sem tampo composto, com tampo fino ou grosso, etc...

#14 Alvaro Henrique

Alvaro Henrique

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 889 posts

Posted 22 December 2008 - 03:20 PM

O problema que vejo em listar "técnicas de construção" é que no fim vai virar um livro, já que vai ter construtor por aí que, no mesmo modelo, com o mesmo preço, oferece coisas ou não. Acho que é melhor já colocar um link pras fotos que já tem no fórum e pronto. Convidar os luthiers pra enviar fotos do violão ainda em construção, que detalhem as técnicas de construção do tampo, é muito mais eficiente.

Sugestão de categorias de preço:

até R$ 2.000
de R$ 2001 a 3.500
de R$ 3501 a 5.000
de R$ 5.001 a 8.000
acima de R$ 8.000

Penso que, exceto pra categoria de menor preço, não vale a pena fazer categoria de R$ 500 em R$ 500 e só ter um nome nesse grupo, ou ela estar vazia.

#15 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

Veteran

• Moderators
  • 5,342 posts

Posted 22 December 2008 - 03:21 PM

De repente os detalhes mais técnicos como tampo fino ou grosso pode entrar num campo "informações adicionais" onde o Luthier faz uma descrição de detalhes.

Um Exemplo:

Nome do Luthier: Samuel Carvalho & Emanuel Carvalho
Modelo do Violão: "Emanuel Carvalho"

Tampo: Cedro
Estrutura de tampo:
Fundo: Jacarandá indiano
Qualidade das Madeiras:
Escala Elevada:
Tipo de Construção: Tradicional
Informações Adicionais:

Tempo de Espera
Faixa de Preço:
3.001 a 4.000 R$
Tipos de Pagamento

Endereço: Pça Maria Montessori, 62, Vila Maria Alta, 1º andar, sala 4 - SP - Brasil- CEP 02127-030
Telefone: (11) 26314664 , (11) 89107660
E-mail: samuelcarvalholth[ARROBA]hotmail.com , Luthier[ARROBA]samuelcarvalho.net
Site: http://www.samuelcarvalho.net

#16 Almir Barbosa

Almir Barbosa

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 792 posts

Posted 22 December 2008 - 03:49 PM

Tava pensando nisso. " Informações adicionais"

Neste espaço o luthier pode colocar o que ele achar relevante pra cada modelo que constrói

Rapaz muito boa essa idéia, eu certamente vou fazer uso dela

#17 huh

huh

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 474 posts

Posted 22 December 2008 - 04:11 PM

Eu já estava com alguns esboços de uma lista semelhante pra fazer pela Violoteca, porém com mais campos e num formato database executável.
Se o pessoal permitir, eu gostaria de usar algumas informações de luthiers que sairem daqui para a lista que estou elaborando, e posso disponibilizar pra cá o que eu for coletando também, a fim de não gerar duplo trabalho com os luthiers.

#18 Moisés

Moisés

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 409 posts

Posted 23 December 2008 - 09:29 PM

Acho que o pessoal aqui do fórum poderia dar suas breves impressões sobre o violão que têem dos luthiers e seus preços, se se arrependem ou indicam.

#19 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

Veteran

• Moderators
  • 5,342 posts

Posted 24 December 2008 - 09:08 PM

Oi Moises, na minha humilde opinião essas questões de gosto são muito subjetivas.

A partir do momento em que temos uma lista de preço, essas impressões acabam parecendo "oficiais", ou "opinião do fórum".

Seria algo meio injusto entende?

#20 caio

caio

Member

• Members
  • Pip
  • 70 posts

Posted 26 December 2008 - 04:07 PM

Vou colocar os preços do violão do Lucenir, os que eu conheço, cujo valor é MUITO em conta:

o meu violão é de lateral e fundo de cedro (acho que é o cedro rosa), tampo de pinho sueco, braço em cedro ou mogno (acho que é cedro também) e escala e cavalete em jacarandá. A classificação da madeira não sei bem ao certo (isso não chega a ser tão influente no meu ponto de vista),mas creio que seja A ou +-AA (entre A e AA). As tarrachas são da Deval (são bem ruins, mas isso ajuda na redução do preço do violão e depois é só trocar). O violão tem um som muito bom pra faixa de preço. Com o tempo ele vai ficando um pouco mais aveludado, mas com predominância de brilho. A tocabilidade é muito boa, fator que se deve ao braço fino e a baixa ação das cordas. O violão vem com traste zero e, ao contrário do que apareceu no violão de 7 cordas de um outro usuário do fórum, o acabamento é muito legal, não chegando a ser perfeito, mas bem feito com certeza. Com o tempo o som vai abrindo e ficando com mais volume, mas diria que ele tem um volume médio pra baixo, ainda assim é um bom volume. A resposta dependendo do ataque pode ser frustrante, pois quanto mais forte você toca, maior é a tendência do som estourar. Com o tempo você pega a manha do violão e consegue tirar um som bem agradável. A faixa de preço é o grande lance do violão: R$1060,00. Repito que esse preço é MUITO em conta. O violão poderia valer mais e não sei o porque de preço tão baixo (nem as péssimas tarrachas explicam esse preço). O tempo que o Lucenir leva para fazer o violão é uma coisa assustadora: em um pouquinho mais de um mês ele termina um violão (cerca de quarenta dias). É realmente impressionante. Eu sei que o Top do lucenir é feito com jacarandá e tá na faixa de R$2500,00. Os violões de sete cordas são bem baratos também, pois estão na faixa de R$650,00 pra cima. Creio que a construção do Lucenir seja inspirada no modelo Torres. O violão serve bem para a música clássica também, apesar de ter características de violão de choro.