Jump to content

Photo

Origem do Cavaquinho Brasilieiro

• Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 CavacoBrasil

CavacoBrasil

New Member

• Members
  • 3 posts

Posted 01 March 2009 - 12:39 AM

Gostaria de saber de onde veio o cavaquinho.
Segundo informações, consta ter vindo da Ilha da Madeira, mas o cavaquinho de lá nada tem haver com o nosso.
Toca-se em rasgueado, usam outras afinações, tem formato diferente ...

Quem introduziu o cavaquinho no Brasil e como ganhou a forma que possui hoje?

Alguém se habilita ?

Grato , Rogério.

#2 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,552 posts

Posted 01 March 2009 - 02:54 PM

Rogério, seja bem-vindo.

A dificuldade de rastrear o cavaco é o simples fato da história musical brasileira do século XIX pra trás sofrer de uma imensa escassez de registros documentais, e os poucos existentes nem sempre são confiáveis.

Quem se arriscou a rastrear a história do cavaquinho de uma maneira bastante resumida foi o Robson Miguel na vídeo-aula "Cavaco: do Choro ao Pagode", onde ele faz, na verdade, um retrospecto geral dos instrumentos de cordas que chegaram ao cavaquinho e ao violão. Ele arrisca dizer que o avô do cavaquinho provavelmente foi a vihuela. Mas o vídeo dele não cita as fontes pesquisadas, de maneira que não tem característica de trabalho acadêmico ou que possa ser usado como referência.

Aqui uma outra história, que também carece de verificação e referências:

http://www.geocities...toriacavaco.htm

#3 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

Veteran

• Moderators
  • 5,342 posts

Posted 03 March 2009 - 02:48 PM

Rogério, seja bem-vindo ao fórum.

#4 CavacoBrasil

CavacoBrasil

New Member

• Members
  • 3 posts

Posted 03 March 2009 - 10:12 PM

QUOTE(Eugenio @ Mar 1 2009, 02:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Rogério, seja bem-vindo.

A dificuldade de rastrear o cavaco é o simples fato da história musical brasileira do século XIX pra trás sofrer de uma imensa escassez de registros documentais, e os poucos existentes nem sempre são confiáveis.

Quem se arriscou a rastrear a história do cavaquinho de uma maneira bastante resumida foi o Robson Miguel na vídeo-aula "Cavaco: do Choro ao Pagode", onde ele faz, na verdade, um retrospecto geral dos instrumentos de cordas que chegaram ao cavaquinho e ao violão. Ele arrisca dizer que o avô do cavaquinho provavelmente foi a vihuela. Mas o vídeo dele não cita as fontes pesquisadas, de maneira que não tem característica de trabalho acadêmico ou que possa ser usado como referência.

Aqui uma outra história, que também carece de verificação e referências:

http://www.geocities...toriacavaco.htm

Primeiramente , muito obrigado pelo interesse. Infelizmente essa falta de registros é uma lacuna terrível na história musical brasileira.
Acredito que possivelmente nosso cavaco tenho chegado ao Brasil pelas mãos de algum patrício, entretanto o que me "encasqueta" é como o cavaco se transformou em nosso país. A estrutura, o formato, a sonoridade, a maneira de tocar.
Veja você mesmo, na primeira foto está o cavaquinho português.

Agora podem tirar suas conclusões. thumbsup.gif

#5 CavacoBrasil

CavacoBrasil

New Member

• Members
  • 3 posts

Posted 03 March 2009 - 10:14 PM

QUOTE(Julian J. Ludwig @ Mar 3 2009, 02:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Rogério, seja bem-vindo ao fórum.

Muito obrigado. Parabéns pelo fórum, espero pode contribuir muito. Sou primo do Luhtier Felipe Santos e tenho o único cavaquinho feito por ele.

#6 Mário Sampaio

Mário Sampaio

Old Member

• Moderators
  • 2,825 posts

Posted 03 March 2009 - 10:43 PM

Amigo do Felipe Santos é nosso amigo também. Manda um abraço praquele sumido!

E seja bem vindo, Rogério.

#7 Alvaro Henrique

Alvaro Henrique

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 889 posts

Posted 04 March 2009 - 04:55 AM

Não sei se o colega sabe, mas o violão na idade média e renascença tinha apenas quatro ordens (cordas duplas) e tinha as dimensões parecidas com a de um cavaquinho.

#8 GFR

GFR

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 917 posts

Posted 04 March 2009 - 09:37 PM

QUOTE(CavacoBrasil @ Mar 3 2009, 10:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Primeiramente , muito obrigado pelo interesse. Infelizmente essa falta de registros é uma lacuna terrível na história musical brasileira.
Acredito que possivelmente nosso cavaco tenho chegado ao Brasil pelas mãos de algum patrício, entretanto o que me "encasqueta" é como o cavaco se transformou em nosso país. A estrutura, o formato, a sonoridade, a maneira de tocar.
Veja você mesmo, na primeira foto está o cavaquinho português.

Agora podem tirar suas conclusões. thumbsup.gif

Esta evolução do design do "cavaquinho brasileiro", eu ouvi dizer que é obra de uma pessoa só, o Silvestre (Do Souto) do Bandolim de Ouro, quando fez o cavaco do Waldyr Azevedo. Este cavaco do Waldyr deve ter sido uma revolução na época, e hoje em dia é unanimidade nacional.

Eu tenho um cavaco Gianinni da década de 60, que tem as dimensões e proporções iguaizinhas as de um cavaquinho português (só que sem as ornamentações no tampo), menorzinho, mais fino, escala menor, menos bojudo, pestana e cavalete de madeira (sem osso).

Tipo este aqui, só que o meu tá todo lascado e mexido:

http://produto.merca...nho-gianini-_JM

Este aqui ainda usa cravelhas de madeira:

http://produto.merca...LB-87368058-_JM

Vejam algumas fotos de cavaquinhos "pré-Waldyr":

Regional do Canhoto
http://static.flickr...9cafbe0f5_o.jpg

Oito Batutas

É praticamente o cavaquinho português.

PS. Alguém tem uma foto do Jonas (Época de Ouro) com o cavaquinho?