Jump to content

Photo

Ajuda - Criação de um Cavaquinho

• Please log in to reply
3 replies to this topic

#1 Gilles Medeiros

Gilles Medeiros

New Member

• Members
  • 2 posts

Posted 29 June 2009 - 12:41 PM

• Primeiramente gostaria de agradecer desde ja pelo forum. Me pego todos os dias vendo e lendo os post's de vocês. thumbsup.gif
• Bom pessoal, tenho vontade de criar meus instrumentos, porém não tinha tempo para o mesmo; faculdade e trabalho me consomem! Estou com tempo agora e me pego com outro dilema: como vou fazer se não sei? icon_eek.gif Leio bastante aqui para aprender porém não sei por onde começo. Decidi fabricar um cavaquinho primeiro pois acho que como as dimensões do mesmo são menores do que os outros instumentos em si, seria o ideal para começar minha aprendizagem na Luthielaria (me perdoem se estiver equivocado) , e também porque sou aprendiz de Cavaquinista (aprendendo só.. devagar e sempre! rolleyes.gif ).
• Não tenho idéia sobre quais madeiras devo usar para construir o mesmo a um bom custo, quais ferramentas utilizar, a quantidade de madeira que será utilizada na construção, o preço das mesmas, enfim.. não sei nada. =/
• Creio que a forma de criação do instrumento seja no minimo parecida com a do violão, com suas particularidades é claro. De inicio me ajudando a saber qual madeira utilizar para fabricar o mesmo, as dimensões e algumas ferramentas já seria de excelente agrado.
• Meu DEUS já li tantos e tantos tópicos que tenho muitas e muitas dúvidas, porém quero apenas postar na medida que for construindo para não alugar vocês.
• Poderiam me ajudar nas dimensões da forma? Qual material utilizar? Ah, chega! Se ficar aqui vou querer saber de tudo em apenas um post. Agradeço a atenção de vocês.

#2 cantoredondo

cantoredondo

New Member

• Members
  • 1 posts

Posted 24 January 2011 - 08:52 PM

xxx

#3 Guilherme Jun

Guilherme Jun

Member

• Members
  • Pip
  • 90 posts

Posted 25 January 2011 - 10:14 AM

Bem-vindo, Gilles!
De onde vc é? Isso pode ajudar se tiver alguém que ensine construção de cavaquinho e more perto.

#4 arq.everton

arq.everton

New Member

• Members
  • 40 posts
  • Interests:Archtop Guitar - Jazz Guitar
    Flauta Transversal
    Violão

Posted 01 February 2011 - 09:55 AM

• Primeiramente gostaria de agradecer desde ja pelo forum. Me pego todos os dias vendo e lendo os post's de vocês. Posted Image
• Bom pessoal, tenho vontade de criar meus instrumentos, porém não tinha tempo para o mesmo; faculdade e trabalho me consomem! Estou com tempo agora e me pego com outro dilema: como vou fazer se não sei? Posted Image Leio bastante aqui para aprender porém não sei por onde começo. Decidi fabricar um cavaquinho primeiro pois acho que como as dimensões do mesmo são menores do que os outros instumentos em si, seria o ideal para começar minha aprendizagem na Luthielaria (me perdoem se estiver equivocado) , e também porque sou aprendiz de Cavaquinista (aprendendo só.. devagar e sempre! Posted Image ).
• Não tenho idéia sobre quais madeiras devo usar para construir o mesmo a um bom custo, quais ferramentas utilizar, a quantidade de madeira que será utilizada na construção, o preço das mesmas, enfim.. não sei nada. =/
• Creio que a forma de criação do instrumento seja no minimo parecida com a do violão, com suas particularidades é claro. De inicio me ajudando a saber qual madeira utilizar para fabricar o mesmo, as dimensões e algumas ferramentas já seria de excelente agrado.
• Meu DEUS já li tantos e tantos tópicos que tenho muitas e muitas dúvidas, porém quero apenas postar na medida que for construindo para não alugar vocês.
• Poderiam me ajudar nas dimensões da forma? Qual material utilizar? Ah, chega! Se ficar aqui vou querer saber de tudo em apenas um post. Agradeço a atenção de vocês.

Oi Gilles, talvez vc já tenha visto este site:
http://www.jose-luci.../Cavaquinho.htm
Mas se não viu talvez ajude. Pelo que vi o que muda são as medidas e talvez materiais, mas o método é basicamente o mesmo dos outros instrumentos de cordas: Construção do corpo - Braço - Escala - Finalização.
Espero ter ajudado.

Abraço.