Jump to content

Photo

Ajuda para dimensionar o braço do meu violão

• Please log in to reply
34 replies to this topic

#1 ShareBird

ShareBird

New Member

• Members
  • 25 posts

Posted 14 January 2010 - 08:31 PM

Oi pessoal,

em primeiro lugar, Super Fórum!! Meus parabéns! thumbsupsmiley.png

Estou precisando de ajuda para dimensionar o braço do violão que eu encomendei.

Eu uso uma Gibson Chet Atkins CEC. Eu nunca estive assim muito satisfeito com o som dela, (aquele péin péin do piezo) além do que ela é extremamente pesada, os baixos tem um sustain infinito e acho ela super difícil de tocar.
Como agora estou com problemas de "veia" ("veice") estou precisando urgente trocar o violão. Estou com osteocondrose no pescoço e tenho muitas dores na mão...

Por isso eu preciso tomar bastante cuidado na escolha do braço de modo a tornar a tocabilidade a melhor possível.

Bom, o braço vai ser levemente arredondado (radiused). Eu passei para ele as medidas de um violão clássico:
  • Neck Width at nut: 52 mm / 2.05 in.

• Scale length: 650 mm / 25.59 in.
    (Aqui eu não sei direito se 650mm ou 640mm)????

• String spacing - nut: 8,5 mm / 42,5 mm

• String spacing - bridge: 11,5 mm / 57,5 mm

Ele me sugeriu uma largura de braço de 50mm, alegando que melhora a tocabilidade. Procede?

Por algumas dicas de vocês eu ficaria imensamente agradecido!
As medidas da mão podem servir para avaliar quais seriam as melhores medidas?

Agradeço antecipadamente.

#2 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,678 posts

Posted 14 January 2010 - 08:43 PM

ShareBird, seja bem-vindo.

A medida padrão de escala de violão clássico é de 650mm.

Eu acho a largura de 50mm meio apertada, funciona em violão de aço e guitarra tocados com palheta, mas não em violão clássico de nylon.

Aliás, pra esclarecer, essas medidas se referem a um violão de nylon ou de aço?

#3 ShareBird

ShareBird

New Member

• Members
  • 25 posts

Posted 14 January 2010 - 08:52 PM

QUOTE (Eugenio @ Jan 14 2010, 09:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
ShareBird, seja bem-vindo.

A medida padrão de escala de violão clássico é de 650mm.

Eu acho a largura de 50mm meio apertada, funciona em violão de aço e guitarra tocados com palheta, mas não em violão clássico de nylon.

Aliás, pra esclarecer, essas medidas se referem a um violão de nylon ou de aço?

Oi Eugenio,

pôxa que rápido!! Obrigado pela atenção!

É um violão de cordas de nylon. Eu achava que violões de aço normalmente tem a largura menor que os 50mm...
É bom saber, porque eu detesto tocar em violão de corda de aço, sempre "empareia" (meus dedos são meio "cabeçudos" :-))...

Agora, 640mm não ajuda na hora de fazer aquelas "aranhas"?

Um abraço

#4 Jorge Nacev Filho

Jorge Nacev Filho

Member

• Luthier
  • 143 posts

Posted 14 January 2010 - 11:39 PM

sharebird,
a escala 640 mm deixará comforme regulagem do instrumento com as cordas menos tensionadas do que com 650 mm e mesma regulagem... experimente antes trocar o jogo de cordas por tensão média ou mesmo leve...se bem que considero esse chet atkins uma guitarra elétrica em forma de violão... guitar.gif

#5 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,678 posts

Posted 15 January 2010 - 12:26 AM

Sharebird, eu já tive um violão de 640mm e não senti mais facilidade. O formato do braço interferiu muito mais no meu conforto do que o comprimento da escala.

Novamente, 50mm eu acho muito estreito e não acredito que facilitaria a tocabilidade de jeito nenhum. No caso de violão de aço, existem modelos feitos para fingerstyle que tem um pouco mais de largura, porque tocar de dedo e de palheta muda muito o tipo de uso que o músico vai fazer do braço nas casas mais próximas da pestana.

Mas esse é o tipo de coisa que você só pode saber testando. O padrão costuma ser confortável para muitas pessoas e detalhes como altura e tensão das cordas também podem fazer muita diferença.

#6 ShareBird

ShareBird

New Member

• Members
  • 25 posts

Posted 15 January 2010 - 12:39 AM

Oi Jorge,
bom, eu já uso cordas D'Addario middle. Mas eu suponho que também a distância entre os trastes diminui, não é? Será que isso não facilita na hora de fazer acordes mais "abertos"?
Bom todas essas considerações vieram a partir da leitura do site do Belucci.
Pelo que eu andei lendo, as medidas para o violão clássico podem variar bastante também:
http://en.wikipedia....characteristics

Pra adicionar mais algumas informações, eu não sou violonista clássico, o meu trabalho é violão e voz, Bossa Nova e MPB.
Eu estou precisando de um instrumento "pau pra toda obra" que funcione bem em qualquer situação, sozinho, em duo ou com banda. E, o mais importante, que seja leve e fácil de tocar, por causa das dores nas costas, pescoço e nas mãos...

Quanto a captação, eu estou usando na Gibson um sistema duplo: um microfone Schertler Dyn-G (achei um lugarzinho meio "oco" na guitarra) e o captador "nativo" da Gibson. Os dois estão ligados num jack estéreo e entram num Rane AP-13.
O resultado não é assim uma maravilha, pois não dá pra explorar tudo o que o microfone pode dar, pelo fato da Gibson ser praticamente maciça, mas o efeito "true stereo" é muito legal!

Estou querendo usar o mesmo sistema no novo violão.

Então, achei o Kirk Sand para fazer o violão. O Chet Atkins na realidade usava um violão dele mas com a marca da Gibson. Depois disso a Gibson passou a fabricar o modelo do Kirk sob o nome CEC Studio.

Estou achando muito legal trabalhar com ele, ele simplesmente pergunta tudo, toma todas as decisões consultando o cliente e vai mandando fotos de todo o processo.

Daqui há umas duas semanas ele começa a fazer o braço, por isso tenho que decidir todas as medidas...

Um abraço

QUOTE (Eugenio @ Jan 15 2010, 01:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sharebird, eu já tive um violão de 640mm e não senti mais facilidade. O formato do braço interferiu muito mais no meu conforto do que o comprimento da escala.

Novamente, 50mm eu acho muito estreito e não acredito que facilitaria a tocabilidade de jeito nenhum. No caso de violão de aço, existem modelos feitos para fingerstyle que tem um pouco mais de largura, porque tocar de dedo e de palheta muda muito o tipo de uso que o músico vai fazer do braço nas casas mais próximas da pestana.

Mas esse é o tipo de coisa que você só pode saber testando. O padrão costuma ser confortável para muitas pessoas e detalhes como altura e tensão das cordas também podem fazer muita diferença.

Oi Eugenio,
Infelizmente eu não vou ter a oportunidade de experimentar o violão...
Mas a minha tendencia agora é mesmo de fazer o braço com as medidas que eu coloquei no meu primeiro post.
Agora o braço tem um leve "radius", pelo que eu ouvi dizer melhora bem a tocabilidade.

#7 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,678 posts

Posted 15 January 2010 - 01:25 AM

As medidas que você listou estão dentro do padrão, não tem muito como errar. Eu gosto do braço fino com a escala levemente abaulada (radius), mas muita gente prefere braço gordinho arredondado e com escala perfeitamente plana.

#8 Augusto Yam

Augusto Yam

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 450 posts

Posted 15 January 2010 - 09:02 AM

Bom para efeito de testemunho somente :

usava um violão com 645 mm/ 52 mm na pestana ( 42 mm entre-cordas ) e 58 mm de entre-cordas no ratilho

pedi para o nosso amigo do forum Polegário, um com 640/52/56. Parece frescura mas para mim ficou perfeito. Impressionante como alguns milimetros fazem tanta diferença ( ao menos para mim ). As cordas " normais" realmente ficam menos tensas, mas dai é só colocar jogos de cordas de tensão alta... Como dito, cuidado com as distância entre cordas, o padrão de 42~42,5mm na pestana acho que é meio universal...

Abraço

#9 ShareBird

ShareBird

New Member

• Members
  • 25 posts

Posted 15 January 2010 - 12:26 PM

Oi Augusto,
obrigado por dividir essa experiência. Eu estou quase que decidido com relação à largura do braço, acho que tem que ser mesmo 52mm. Mesmo porque eu costumo usar muitos acordes com corda solta, 52mm reduz o perigo de os dedos abafarem as cordas soltas.

O que o Kirk Sand me disse com relação aos 640mm, é que quanto maior o comprimento do braço, maior o volume de som do violão.
Vale a pena citar que o Kirk Sand costuma trabalhar com o mercado do country americano. Então acredito que a maior parte dos violões que ele faz tem mesmo o braço com uma largura menor. Até mesmo o estilo dos violões que ele faz são bem country. Eu tive que explicitamente dizer que eu não quero inlays de "abalone" (como é o nome em português?) nem no braço, nem no rastilho.

#10 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,678 posts

Posted 15 January 2010 - 12:40 PM

ShareBird, essa lógica do tamanho da escala é verdadeira, mas é parte de uma escola espanhola que foi popular nas décadas de 60 e 70 e que não é mais aplicada hoje em dia. Houve um tempo em que violões Fleta e Ramirez era feitos com escalas de 665mm, por exemplo, o que permitia um aumento de tensão e volume.

Hoje em dia, porém, as técnicas de construção utilizadas são diferentes, luthiers como o Thomas Humphrey, Greg Smallman e Gernot Wagner desenvolveram sistemas que permitem um incremento significativo de volume sem alterar as dimensões do instrumento. E mesmo os luthiers mais tradicionais não fazem mais uso do aumento da escala como forma de ganhar volume.

P.S.: Abalone é madrepérola.