Jump to content

Photo

Apresentação e Diapasão de Forquilha

• Please log in to reply
18 replies to this topic

#11 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 05 June 2011 - 08:12 AM

Oi Orlando, essa caixa serve pra amplificar ? vende tudo junto ? eu usava um afinador eletrônico, um Korg, mas daí ouvi falar no afinador de garfo e me perguntei se era mais preciso que o Korg, daí comprei um pebinha pensando que era tudo igual, mas depois já ouvi falar que o alemão era o mais preciso e ainda não fechei negócio na vitale, então queria saber onde você comprou esse, pois se eu não tomar cuidado vou terminar com uma coleção de afinador :24:

:thumbsupsmiley:Olá França! É esse conjunto, diapasão a caixa e o martelo. A caixinha serve pra amplificar o som sim. Esse eu comprei no eBay.com, saiu em torno de USD100,00 com custo de envio incluso. Não foi tributado. Ele é preciso e se não tiver os garfos deformados, (abertos, fechados, limados ou cortados) nunca desafina. Como a afinação do violão é feita por comparação de som, ajuda a treinar o ouvido. Aqui no Brasil deve ter, em alguma loja do ramo. Com certeza bem mais caro.:thumbsup:

#12 França

França

Member

• Members
  • Pip
  • 54 posts

Posted 05 June 2011 - 12:45 PM

Beleza Orlando, muito massa teu diapasão, mas eu vou fechar mesmo na vitale pelo garfo tamanho médio, alemão, pois sempre uso assim: bato o diapasão numa peça de madeira maciça - não no tampo do meu violão, claro :blink: -, e depois encosto aquela parte que termina numa bolinha no cavalete do violão e a própria caixa de ressonância do instrumento já amplifica bastante o som. Não sei se é o jeito correto de usar mas quebra o galho. Um abraço e sucessos.

#13 Sapopemba

Sapopemba

Member

• Members
  • Pip
  • 80 posts

Posted 05 June 2011 - 03:59 PM

Abreu, vou dar uma olhada na loja, mas o que seria melhor, o pequeno, médio ou grande ? qual a diferença entre eles ? desde já obrigadíssimo.

A diferença é que quanto maior o diapasão, mais massa ele vai ter e, portanto, mais energia ele vai transmitir, resultando num som de maior volume quando amplificado, por exemplo, na caixa de ressonância do violao, como você mencionou.

#14 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,231 posts

Posted 05 June 2011 - 09:53 PM

Não, não coloca no violão não! Dependendo do instrumento, pode marcar por causa da vibração. Eu não sei quem tem um Tessarin que ficou com o verniz marcado por conta disso.
Faz assim, dê o harmônico da corda Lá na quinta casa, e rapidamente bata o diapasão no joelho, em algum osso, ou outro canto. Encoste o garfo naquela "bolinha" da orelha, e compare o som.

#15 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,437 posts

Posted 05 June 2011 - 09:58 PM

França, seja bem-vindo. O uso desse diapasão é como o Vina falou, bate no joelho, coloca perto do ouvido e compara com o som da 5ª corda solta (pode ser em harmônico).

#16 França

França

Member

• Members
  • Pip
  • 54 posts

Posted 05 June 2011 - 10:47 PM

É, Sapopemba, realmente faz sentido, era isso o que eu tinha deduzido, valeu a dica. :thumbsupsmiley:
Vinicius, mas eu encosto no cavalete, já pra não marcar o tampo, mas mesmo assim vou seguir teu conselho, colocando no ouvido mesmo.
Eugênio, obrigado pelas boas vindas.
Mas pessoal, eu tô fazendo um exercício muito bom para o ouvido com o diapasão que eu gostaria de falar pra vocês. É que de tanto afinar o violão com esse diapasão hoje eu me concentro e puxo pela memória o som dessa vibração e afino a quinta. Então só depois é que bato o diapasão, e na grande maioria das vezes o som coincide com a quinta corda. Então eu já estou conseguindo gravar o som dessa vibração da nota La na memória e eu não acreditava nunca que eu poderia memorizar um som. Acho impressionante esse exercício do ouvido. O que vocês acham ?

#17 Vinicius de Abreu

Vinicius de Abreu

Veteran

• BGM - Colaborador
  • 5,231 posts

Posted 05 June 2011 - 11:01 PM

França, no cavalete realmente não marca tanto quanto no tampo, porém eu acho tão mais fácil encostar na orelha... fora que não vejo tantas vantagens em usar a ressonancia do instrumento pra afinar ele mesmo, acho que bagunça a coisa.
Eu prefiro afinar pelo harmônico da corda, eu consigo identificar muito melhor a diferença entre a afinação. Eu só afinava com afinador eletrônico, acho que isso me deixou meio preguiçoso e agora resolvi afinar somente com o diapasão, pra dar aquela treinada de leve na orelha.

#18 França

França

Member

• Members
  • Pip
  • 54 posts

Posted 06 June 2011 - 02:01 AM

É isso aí, Vinicius. Eu no começo usava no ouvido mesmo mas depois achei interessantíssimo ficar encostando no cavalete pra amplificar o som, mas realmente não sei dizer se vai embolar a coisa. Agora eu costumo afinar todas as cordas e só depois comparar com os harmônicos. Ah, e treinar o ouvido é sensacional, e sem falar que a afinação pelo eletrônico nunca fica correta, pois no eletrônico a gente sempre afina todas as cordas por ele, individualmente, uma por uma, e no garfo a gente afina apenas uma corda e o restante por essa corda, o que dá, no final, um resultado mais satisfatório.

#19 Eduardo A. Cordeiro

Eduardo A. Cordeiro

Member

• Luthier
  • 114 posts
  • Interests:Luthier

Posted 14 June 2011 - 12:29 AM

França,
Sem entrar no mérito sobre qual seria melhor, eletrônico ou de metal, gostaria de lembrar que esses eletrônicos são bem precisos e podes utilizá-lo apenas com uma nota de referência, ajustando as demais por ela.
Se tens dúvida sobre a precisão do eletrônico, basta levá-lo à loja e colocar um de garfo a vibrar sobre ele e verás que é muito preciso.

Uma curiosidade:
Com o diapasão de metal é possível "afinar de olho" também. Basta encostar o diapasão sobre a corda na altura do traste correspondente (1ª corda na quinta casa, 2ª na décima, 3ª na segunda casa etc...). Deslocando ligeiramente o diapasão para um lado e outro, acharão um ponto aonde aonde a corda amplificará a vibração do diapasão. Daí é só ajustar esse ponto exatamente sobre o traste...

Abraços