Jump to content

Photo

ZOOM H1

• Please log in to reply
8 replies to this topic

#1 rainer.

rainer.

Member

• Members
  • PipPip
  • 126 posts
  • Interests:Viola, Antropologia, Tecno-estética, rasqueados, polcas paraguayas e correntinas...

Posted 04 July 2011 - 08:43 PM

Há uns 3 meses queimei um cachê sofrido em um ZOOM H1; lembro de alguns comentários curiosos sobre.
Enfim, hoje cortando umas gravações que fiz com o Sr. Pedro (um violeiro com seus 78 anos de São Carlos/SP) me acompanhando achei o resultado bem legal e, para curiosos e interessados no Zoom H1, cá vão uns excertos.

O volume é regulável via botõezinhos (nada de teclado digital e etc, ufa!), então a entrada estava na metade (50%); não há qualquer edição. O som tá purinho do jeito que foi gravado; faltou um pouco mais de violão, mas como ele grava estéreo via 2 microfones XY não consegui regular a posição muito bem.

Os temas são Araponga, Kilometro 11 e La Caú.

http://soundcloud.co...rithos/araponga

http://soundcloud.co...os/kilometro-11

http://soundcloud.com/mibrithos/la-cau

Edited by rainer., 04 July 2011 - 08:47 PM.

#2 ispadoto

ispadoto

Member

• Members
  • PipPipPip
  • 206 posts

Posted 05 July 2011 - 10:16 AM

Show de bola Rainer!
Além da música boa, o aparelho grava bem também!

Obrigado por compartilhar!

Um abraço,

Iberê

*** Aproveitando... Você está em São Carlos, certo ? Você dá aulas de viola ? E tem CD gravado à venda ?

Edited by ispadoto, 05 July 2011 - 10:29 AM.

#3 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 05 July 2011 - 11:03 AM

Você toca bem pacas, já tinha dito e reafirmo. Parabéns! Posted Image

#4 rbpaiva

rbpaiva

Old Member

• Moderators
  • 1,247 posts

Posted 06 July 2011 - 07:50 AM

Faço coro com os colegas Rainer: Parabéns!!! :parabens:

Outra coisa legal que eu não conhecia foi esse site soundcloud. Como funciona? É pago?

Abraço,

Ruben

#5 canduta

canduta

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,056 posts

Posted 06 July 2011 - 09:33 AM

Faço coro com os colegas Rainer: Parabéns!!! :parabens:

Outra coisa legal que eu não conhecia foi esse site soundcloud. Como funciona? É pago?

Abraço,

Ruben

o soundcloud não é pago não e é super legal pra vc postar suas músicas.
vc entra lá, coloca um email e pronto, começa a usar.

#6 Guilherme Jun

Guilherme Jun

Member

• Members
  • Pip
  • 90 posts

Posted 08 July 2011 - 10:03 PM

Temas muito bem tocados, e o Zoom H1 parece ótimo! :yes:

#7 rbpaiva

rbpaiva

Old Member

• Moderators
  • 1,247 posts

Posted 08 July 2011 - 10:17 PM

Que bom saber.

o soundcloud não é pago não e é super legal pra vc postar suas músicas.
vc entra lá, coloca um email e pronto, começa a usar.

#8 Theodoro de Souza-Luthier

Theodoro de Souza-Luthier

Member

• Members
  • Pip
  • 65 posts
  • Interests:Luteria, Conhecer loucos por violões, trocar informações.

Posted 13 July 2011 - 09:00 PM

Parabéns!excepcional execução, que afinação de viola é essa do Seu Pedro?Percebe-se mesmo que faltou um pouco de violão, o equipamento não tem como regular o ganho em cada mic?

#9 rainer.

rainer.

Member

• Members
  • PipPip
  • 126 posts
  • Interests:Viola, Antropologia, Tecno-estética, rasqueados, polcas paraguayas e correntinas...

Posted 22 July 2011 - 09:06 AM

Oi gentes!

Desculpem a ausência, acabei num "entrefuso" de pra-lás e pra-cás e só agora voltei ao universo digital!

Muito obrigado pelos elogios! :) Estava num dia bom e o seu Pedro me passa firmeza na base, então parece que flui mais do que o esperado!

Theodoro, o Seu Pedro está ao violão, eu estou na viola; a afinação que uso chamo de "trêscordas". É um Lá maior aberto; a diferença pra famosa Rio Abaixo, Sol maior aberto, está mais em como se pensa tecnicamente esse padrão de intervalos. A trêscordas é solo horizontal, desse jeito aí; usa-se palheta, de osso/chifre normalmente, e o "barato" dela é se concentrar exclusivamente nos três últimos pares mais agudos.
Não existem mais "tocadores" de trêscordas hoje, tem eu e o Milton Araújo; essa era a afinação/técnica da Dona Helena Meirelles, bem como de muitos paraguayos tocadores que chegaram a por nome aqui no estado de São Paulo na região do médio tietê. Mas hoje essa massificação do "cebolão"/Tião Carreiro e CIA sufocou bastante coisa. A viola tem mais de 30 afinações, pra você ter uma idéia! E quantas hoje são usadas? 2, no máximo! (Cebolão e Rio Abaixo)

Ocasionalmente eu afino em Si bemol maior; por que? Para tocar junto aos meus compadres Harpistas (que afinam a Harpa em Fá maior).

Em Lá maior fica assim: (primas pros bordões)

mi

Mi

Os tons confortáveis de solar são, neste caso, o Ré, o Mi e o Lá.
Subindo meio tom (Si bemol), Ré#, Fá e Sib.

Faltou um pouco de violão, uhum; tem como controlar o ganho sim, é que como eu estava sem um devido tripé, apoiei o H1 encima de uma mesinha (e ela está mais próxima a mim do que ao seu Pedro).
O Seu Pedro toca em cebolão mesmo, Theodoro; vou editar algumas gravações que tenho dele e logo subo no SoundCloud.

abrs!