Jump to content

Photo

Construindo um violão - Luthier Garrido

• Please log in to reply
134 replies to this topic

#1 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 07 December 2011 - 10:49 AM

Olá senhores, estou meio sumido pelos afazeres profissionais mas estou por perto. Posted Image

E hoje trazendo uma novidade que, imagino, será interessante pra muita gente.
Estamos iniciando (ou re-iniciando) uma série de tópicos que acompanharão a construção de um instrumento, do início ao fim, com alguns luthiers brasileiros.

O objetivo é mostrar as peculiaridades do processo de fabricação de cada luthier, seus métodos e filosofia de trabalho.

Já adianto que o Fórum não tem nenhum tipo de vínculo comercial com nenhum dos luthiers participantes, não se responsabiliza por nenhuma transação comercial que possa vir a acontecer e nem garante o trabalho de cada um deles de qualquer forma.

Além disso, como não pretendemos favorecer o trabalho de ninguém, aqueles colegas luthiers que tiverem interesse em participar da série mostrando a construção de um de seus instrumentos, podem me enviar MP para discutirmos os detalhes e cronograma.
Todo o material fotográfico e a informação do instrumento são fornecidos pelo próprio luthier.

Feitas as ressalvas e esclarecimentos, vamos ao trabalho!

Para começar, nosso colega Jefferson Garrido muito gentilmente aceitou registrar a construção de um de seus violões.
Será um modelo "Garrido Master" de cedro.

Segue a descrição do modelo:

Tampo: Red Cedar AAA

Fundo e laterais: Jacarandá Indiano

Braço: Mogno (20 anos)

Escala: Ébano

Espelho da mão: Jacarandá Indiano com detalhe em Ébano e G emmadrepérola

Tarrachas: Schaller (alemã)

Estojo: AMS luxo

Acabamento: Laca de nitrocelulose

Só para dar o gostinho, essas serão as madeiras utilizadas no instrumento:

Posted Image

Posted Image
Posted Image

Nas próximas semanas postaremos o passo a passo de como elas sairão desta forma bruta para se tornarem um instrumento musical.
Fiquem à vontade para comentarem e perguntarem, tenho certeza que o Garrido acompanhará de perto o tópico e vai poder esclarecer as questões que aparecerem muito melhor que eu.
Só estou fazendo o trabalho de postagem pra facilitar um pouco a vida dos nossos atarefados profissionais. Posted Image

Espero que vocês gostem! Posted Image

Abraços,
Gustavo Cipriano.

#2 Humberto Yoji

Humberto Yoji

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1,719 posts

Posted 07 December 2011 - 08:44 PM

Muito bom, eu curti muito quando teve o tópico da construção do violão do Pole, foi nos meus primeiros dias de fórum. Vou tentar acompanhar esse daqui de perto também.

Abraços

#3 Garrido

Garrido

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,050 posts

Posted 07 December 2011 - 08:49 PM

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o Gustavo pelo convite, acho uma proposta interessante e enriquecedora para todos os usuários do fórum.

Como não sou fotógrafo farei o possível para postar fotos com qualidade pelo menos aceitável.

A minha construção segue a linha tradicional Torres/Hauser, e minha proposta é demonstrar através das fotos e explicações básicas as etapas de construção do violão da forma mais simples possível.

Obrigado e abraços

#4 arq.everton

arq.everton

New Member

• Members
  • 40 posts
  • Interests:Archtop Guitar - Jazz Guitar
    Flauta Transversal
    Violão

Posted 07 December 2011 - 09:19 PM

Ancioso para acompanhar e apreender
Garrido, parabens pela iniciativa.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o Gustavo pelo convite, acho uma proposta interessante e enriquecedora para todos os usuários do fórum.

Como não sou fotógrafo farei o possível para postar fotos com qualidade pelo menos aceitável.

A minha construção segue a linha tradicional Torres/Hauser, e minha proposta é demonstrar através das fotos e explicações básicas as etapas de construção do violão da forma mais simples possível.

Obrigado e abraços

#5 Marcos César

Marcos César

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,361 posts

Posted 08 December 2011 - 09:12 AM

Maravilhaaa!!!

Acompanharei...

#6 rocha

rocha

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,231 posts

Posted 08 December 2011 - 06:50 PM

Irado! Super curioso pra ver esse desde o início :D

#7 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 14 December 2011 - 02:33 PM

Atualização: começou a montagem do instrumento. Posted ImagePode ampliar as fotos clicando nelas. Coloquei assim pra ficar mais rápido de carregar a página, caso fique com muitas fotos. Enjoy!

------------------------------------------------------------------------------

Emenda do tampo

As partes do violão (tampo, fundo, laterais,escala e braço) são tratadas individualmente antes da montagem do instrumento.

Começarei o processo de construção pelo tampo e durante as postagens semanais vou intercalando o tratamento das partes.

Muitas pessoas não sabem, mas o tampo do violão é emendado e nesta primeira etapa vou mostrar como faço esta emenda.

1- O tampo em duas partes:
Posted Image

2- Para a emenda ficar perfeita precisamos deixar os dois lados que serão colados perfeitamente esquadrados.

Uma forma simples de fazer isso é lixando as extremidades que farão a junta numa pedra de mármore perfeitamente retificada, ou seja, elaprecisa estar reta.

Posted Image

3- Depois de feita a junta basta colocar a duas partes simulando a emenda contra a luz para ver se aparece alguma fresta. Se isso ocorrer ainda não está perfeito e deve-se continuar lixando na pedra.

Posted Image

4- Com a junta perfeita chegou a hora de colar.

Eu uso uma fita só para ajudar segurar as duas partes do tampo, depois passo cola "amarela" nas duas partes que serão emendadas.

Posted Image

5- Depois de passado cola, fixo e pressiono de uma forma bem simples as duas partes usando quatro ripas de madeira fazendo tipo uma cunha.

Só é necessário tomar muito cuidado para não colar o tampo de forma que a emenda fique inclinada. A colagem das partes tem que ficar perfeita e o tampo plano.

Posted Image

Por enquanto é isso, agora preciso deixar secar para podermos dar continuidade.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Valeu, Garrido!

Pelo jeito a série vai ficar bem didática, bom trabalho. Posted Image

#8 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,675 posts

Posted 18 December 2011 - 03:29 PM

Mil obrigados ao Guto e ao Garrido pela generosidade de criar o tópico, estou acompanhando atentamente! :thumbsupsmiley:

#9 Marcos Sousa

Marcos Sousa

Member

• Administrators
  • PipPip
  • 189 posts

Posted 19 December 2011 - 12:20 PM

Muito boa a ideia de documentar o nascimento de um violão! Parabéns, Guto!

Também vou acompanhar atentamente!

#10 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 21 December 2011 - 07:45 AM

Novas atualizações em seguida, mas antes uma questão muito importante neste tipo de trabalho: Segurança. Posted Image

Segue texto do Garrido.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Trabalhar com segurança

Antes de dar continuidade as postagens, quero fazer uma observação muito importante sobre trabalhar com segurança.

Usar máquinas ou mesmo ferramentas manuais exige muito cuidado, qualquer descuido pode ser desastroso. Então, nunca devemos trabalhar depois de ingerir bebidas alcóolicas, com sono ou após tomar medicamentos com estes efeitos colaterais.

Outro fator importante é utilizar equipamentos de segurança básica para evitar problemas de saúde futuros, pois as máquinas emitem um ruído muito alto e prejudicial aos ouvidos, além da grande quantidade de pó e produtos químicos contidos nos diversos tipos de vernizes e solventes.

EPI's:

Posted Image