Jump to content

Photo

Como determinar o angulo do braço

• Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 José Carlos

José Carlos

New Member

• Members
  • 15 posts

Posted 24 December 2011 - 01:24 PM

Boa tarde. Estou fazendo meu primeiro violão, estou fazendo o corpo separado do braço.
Tenho uma dúvida como determinar o angulo do braço com relação ao corpo.
Vi que alguns pegam a suta e acham o angulo entre o tampo (parte acima da boca) e lateral ( onde fica o salto). Posteriormente pegam este angulo e tranferem para o salto.
Vi nos vídeos do Robert Obrien, que ele posiciona uma régua entre o final do tampo (região acima da boca) e o local do rastilho. Sendo que aonde será o rastilho ele coloca um calço.
Após isso ele mede com a suta o angulo formado entre a régua e a lateral (região do salto) e transfere esse angulo para o salto.

Gostaria de entender o porque disso e se esse método é melhor do que o primeiro que eu citei.

Obrigado!

José Carlos

#2 Eduardo A. Cordeiro

Eduardo A. Cordeiro

Member

• Luthier
  • 114 posts
  • Interests:Luthier

Posted 24 December 2011 - 07:45 PM

Olá José,
A inclinação entre o braço e o corpo é determinante para uma boa altura de cordas, sem ficar com um rastilho demasiadamente alto ou baixo.
Para te ajudar seria preciso saber qual a curvatura que darás ao tampo, a espessura de escala e altura do cavalete que pretendes utilizar.
Não tenho por hábito fazer o corpo separado do braço, mas quando o fiz me utilizei da "solera" para chegar à inclinação desejada.
Feliz natal e ano novo!

#3 José Carlos

José Carlos

New Member

• Members
  • 15 posts

Posted 25 December 2011 - 03:54 PM

A curvatura do tampo é 25 pés. Porém eu não usei disco com raio. Eu fiz conforme o livro do Irving Sloane, no qual ele faze o raio nas colunas transversais do tampo. A maior altura do cavalete é de 9 mm e a espessura da escala é de 6 mm.
Aproveitando, se eu utilizar um angulo, não vai ficar uma fresta entre a escala e o tampo acima da boca. como corrijo isso?

Obrigado!

#4 Eduardo A. Cordeiro

Eduardo A. Cordeiro

Member

• Luthier
  • 114 posts
  • Interests:Luthier

Posted 26 December 2011 - 11:20 AM

A curvatura do tampo é 25 pés. Porém eu não usei disco com raio. Eu fiz conforme o livro do Irving Sloane, no qual ele faze o raio nas colunas transversais do tampo. A maior altura do cavalete é de 9 mm e a espessura da escala é de 6 mm.
Aproveitando, se eu utilizar um angulo, não vai ficar uma fresta entre a escala e o tampo acima da boca. como corrijo isso?

Obrigado!

Tenho uma pequena viagem, mas na metade da semana retorno com os valores, após dar uma olhada no livro e ver quais o valores que ele apresenta para as travessas.
Em tempo: que altura de rastilho (acima do cavalete) desejas?
Quanto à escala sobre o tampo, se utilizares curvatura em todo o tampo, a escala ficará mais fina naquela região. Isto é algo normal, mas eu costumo iniciar a curvatura dos meus tampos a partir do início da boca, o que minimiza o problema com a escala.

#5 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,542 posts

Posted 26 December 2011 - 10:34 PM

25 pés ou polegadas? Fiquei sem entender essa parte. :interrogacao:

#6 José Carlos

José Carlos

New Member

• Members
  • 15 posts

Posted 27 December 2011 - 08:25 AM

Na sexta corda queria uma altura total do tampo ao rastilho de aproximadamente 11 mm, ou seja aproximadamente 2 mm acima do cavalete.
Bom dia! É 25 pés ( raio de7620 mm ).

Obrigado!

#7 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,542 posts

Posted 27 December 2011 - 07:07 PM

José Carlos, peço perdão pela minha falta de conhecimento, é que eu continuo sem entender os 25 pés, que seriam cerca de 8 metros. Onde é que tem esse raio no violão? :blink:

#8 José Carlos

José Carlos

New Member

• Members
  • 15 posts

Posted 27 December 2011 - 08:16 PM

Esse raio é a curvatura do tampo, se você reparar tanto o tampo quanto o fundo são levemente abaulados.