Jump to content

Photo

Limpeza da escala.

• Please log in to reply
13 replies to this topic

#1 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 31 January 2012 - 09:09 AM

:conversa-mole: Já li sobre a limpeza da escala do violão e ser aconselhado o uso de óleo de linhaça, como hidratante da madeira, por ser bastante viscoso não invadindo o alojamento dos trastos. Alguém saberia dizer se é conveniente o uso de óleo de rícino? Estou me referindo ao óleo PA e não ao vendido nas farmácias.:guitar:

#2 Jorge Nacev Filho

Jorge Nacev Filho

Member

• Luthier
  • 143 posts

Posted 01 February 2012 - 09:36 AM

limpe primeiro com um bombril seco esfregando com força, passando em cima dos trastes e escala. tire a sujeira com uma escova velha de dentes procurando tirar bem os fiapinhos e sujeira. cuidado com qualquer tipo de óleo que este pode penetrar na madeira até a junção com a cola e descolar escala, impossibilitando a recolagem...então muito bom senso com hidratações. eu uso óleo de limão acho o cheiro mais agradável. outra alternativa é cera de carnaúba para móveis uma delas é a max brilho da machado. mas nada melhor do que aquela passadinha de flanela depois de tocar

#3 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 01 February 2012 - 11:05 AM

Uma coisa que é meio que catar pelo em ovo, e espero que não se ofenda, é que óleo não hidrata madeira.
Hidratar, como palavra, vem de água.

Eu sei que todo mundo entende o que se quer dizer, mas vai que alguém resolve usar o creme da mulher ou da mãe pra hidratar a coitada, né? Posted Image Hehehehe...

Vende-se no mercado de produtos para "manutenção" esse óleo de limão para a escala. Nunca usei.
Eu uso, mas não recomendo, uma gota de óleo de peroba (daqueles da propaganda política mesmo).

Não pretendo "hidratar" nada com isso, só tirar aquele esbranquiçado que fica depois da limpeza. Praticamente um retoque estético depois da limpeza.

#4 Marcos Sousa

Marcos Sousa

Member

• Administrators
  • PipPip
  • 189 posts

Posted 01 February 2012 - 12:14 PM

limpe primeiro com um bombril seco esfregando com força, passando em cima dos trastes e escala. tire a sujeira com uma escova velha de dentes procurando tirar bem os fiapinhos e sujeira. cuidado com qualquer tipo de óleo que este pode penetrar na madeira até a junção com a cola e descolar escala, impossibilitando a recolagem...então muito bom senso com hidratações. eu uso óleo de limão acho o cheiro mais agradável. outra alternativa é cera de carnaúba para móveis uma delas é a max brilho da machado. mas nada melhor do que aquela passadinha de flanela depois de tocar

Eu passo sempre uma flanela depois de tocar, e depois de quase dois anos de uso do mesmo violão, não vejo sujeira acumulada.

Abraço

#5 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 01 February 2012 - 01:05 PM

Lavar as mão antes também ajuda, mas tem gente que sua muito nas mãos ou que toca muito. Aí acumula mais mesmo.

Eu quando estudava direito percebia um acúmulo de sujeira um pouco maior.
Mesmo eu também passando flanela depois de tocar.

#6 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 01 February 2012 - 04:18 PM

Uma coisa que é meio que catar pelo em ovo, e espero que não se ofenda, é que óleo não hidrata madeira.
Hidratar, como palavra, vem de água.

Eu sei que todo mundo entende o que se quer dizer, mas vai que alguém resolve usar o creme da mulher ou da mãe pra hidratar a coitada, né? Posted Image Hehehehe...

Vende-se no mercado de produtos para "manutenção" esse óleo de limão para a escala. Nunca usei.
Eu uso, mas não recomendo, uma gota de óleo de peroba (daqueles da propaganda política mesmo).

Não pretendo "hidratar" nada com isso, só tirar aquele esbranquiçado que fica depois da limpeza. Praticamente um retoque estético depois da limpeza.

:thumbsup: Usei a palavra HIDRATAR mais no sentido de UMEDECER, tornar menos seco. Porém HIDRATAR não é sinônimo de água. HIDRATAR = Converter em HIDRATO = Composto que contém uma ou mais móleculas de água. Logo qualquer composto ou substância que possa ser retirada uma ou mais moléculas de água é um HIDRATANTE , sim. Acho ridículo quando é feita uma pergunta sobre algum assunto e vem alguém querendo dar aula sobre outra coisa que também não domina.:cheers:

#7 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,542 posts

Posted 01 February 2012 - 08:29 PM

Vamos com calma no andor, não vejo motivo pra briga... :giveup:

Eu não tenho conhecimento sobre óleo de rícino, mas o de linhaça funciona, então porque buscar outra alternativa? Alguma razão especial? Também existem produtos específicos vendidos pela Fender ou Gibson. No geral, usa-se muito pouco, o importante mesmo é a limpeza com bombril.

A menos que você more em Brasília ou viva o tempo todo no ar-condicionado, o clima brasileiro costuma ser bastante úmido e não provoca ressecamento da escala. O que foi que aconteceu com a escala?

#8 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 01 February 2012 - 09:13 PM

"O que foi que aconteceu com a escala?"
:thumbsup: Não aconteceu nada, Eugenio. Fiz a pergunta porque já vi em vários tópicos sendo recomendado o óleo de linhaça. Como o óleo de linhaça quando oxida tem um odor insuportável pensei em usar óleo de rícino (ricinol, mamona, carrapateira) por ser tão viscoso ou mais que a linhaça, oxida menos e é menos mal cheiroso. Pensei em usar apenas pra dar um leve brilho, pois onde moro tem uma UR média entre 60-70% o ano inteiro. Nada de ressecamento.:guitar:

#9 rocha

rocha

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,231 posts

Posted 01 February 2012 - 09:49 PM

Eu sigo o conselho de não passar absolutamente nada no violão além de um paninho fino e seco. Inclusive pra a escala!

#10 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 02 February 2012 - 07:30 AM

:thumbsup: Usei a palavra HIDRATAR mais no sentido de UMEDECER, tornar menos seco. Porém HIDRATAR não é sinônimo de água. HIDRATAR = Converter em HIDRATO = Composto que contém uma ou mais móleculas de água. Logo qualquer composto ou substância que possa ser retirada uma ou mais moléculas de água é um HIDRATANTE , sim. Acho ridículo quando é feita uma pergunta sobre algum assunto e vem alguém querendo dar aula sobre outra coisa que também não domina.:cheers:

Posted Image Orlando, você deu voltas e voltas, mas não chegou em lugar nenhum.
Hidro é um radical que vem do grego e significa água: http://pt.wikipedia....regos_e_latinos
Enquanto umedecer vem do latin umidus, que também significa água/aquoso. Ou seja, hidratar ou umedecer dá rigorosamente no mesmo.

Enfim, a não ser que a química tenha mudado nos últimos anos, creio que a minha observação, se ridícula ou não, está correta.

E explico:

Óleo é hidrofóbico por um motivo, é uma molécula apolar, enquanto a água é polar. Na química, semelhante dilui semelhante. Dessa forma você nunca vai conseguir umedecer nada usando óleo.
Pra conseguir juntar água e óleo você precisa de um emulsificante.
Já leu em rótulos de alimentos um ingrediente chamado Lecitina de Soja?
Então, é um emulsificante. Assim como a gema de ovo na maionese.
E no caso específico de óleos, ter umidade presente é horrível, pois aumenta a velocidade da rancidez oxidativa (causada por O2, luz, umidade e calor). Tivesse um óleo umidade presente em qualquer razão relevante, ele estragaria em pouco tempo.
Por isso mesmo a lecitina é retirada do óleo de soja durante seu refino.

A umidade da madeira vai depender da umidade do ambiente, o óleo não vai umedecer a madeira nem fazer com que ela retenha umidade por mais tempo. Pelo contrário, uma molécula polar na presença de outras moléculas apolares evapora mais rápido (pela própria força de repulsão entre elas) do que se estivesse entre seus pares ou isolada.

Como você mesmo disse no último post, o que o óleo vai fazer é dar um leve brilho e/ou limpar algum resíduo de gordura que tenha ficado na escala. Posted Image