Jump to content

Photo

Testando Violão Emanuel Carvalho

• Please log in to reply
32 replies to this topic

#21 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 15 February 2012 - 08:56 AM

:thumbsup: Olá Huh! Suas explicações demonstram todo seu potencial como um bom empreendedor deve ser. Já militei, por algum tempo, na área comercial e sei reconhecer o volor de quem tem habilidade verbal neste mister. No entanto, nem sempre, explicações técnicas e outras, mesmo sendo bem elaboradas conseguem convencer o cliente. Neste caso eu não compraria um violão artesanal produzido em regime de produção em escala, compraria um Rozini ou um Yamaha que tem as mesmas características e me custaria bem menos ou então adicionaria um pouca mais de dinheiro e compraria um artesanal que eu pudesse fazer algumas considerações na sua construção.:thumbsup:

#22 Marcos César

Marcos César

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,331 posts

Posted 15 February 2012 - 09:13 AM

:thumbsup: Olá Huh! Suas explicações demonstram todo seu potencial como um bom empreendedor deve ser. Já militei, por algum tempo, na área comercial e sei reconhecer o volor de quem tem habilidade verbal neste mister. No entanto, nem sempre, explicações técnicas e outras, mesmo sendo bem elaboradas conseguem convencer o cliente. Neste caso eu não compraria um violão artesanal produzido em regime de produção em escala, compraria um Rozini ou um Yamaha que tem as mesmas características e me custaria bem menos ou então adicionaria um pouca mais de dinheiro e compraria um artesanal que eu pudesse fazer algumas considerações na sua construção.:thumbsup:

Orlando, entendo seus argumentos, mas, se vc tocar no Emanuel Carvalho, não vai querer mais nunca ouvir falar de um yamaha ou qualquer outro lixo, desculpe-me, pela expressão, não tem nada a ver com o que escreveu, mas, é que os violões dessas fábricas são um lixo mesmo, e pode colocar na mesma lixeira aqueles que custam cerca de 2 mil, como: Takamine, Crafter, Digiorgio fora de série,e etc, não difere dos baratos, a não ser em relação ao acabamento.
Agora, com relação ao tamanho da escala, bojo etc, concordo com vc, ora! Se o cara é baixinho com mão pequenas fica difícil...
Grande abraço

Edited by Marcos César, 15 February 2012 - 09:16 AM.

#23 huh

huh

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 474 posts

Posted 15 February 2012 - 08:31 PM

Boa noite Samuel, e obrigado pela atenção prestada aqui no tópico!

Tirei as medidas de que falou, e aí vão elas:

- Comprimento das cordas: 65cm
- a pestana (do ponto em que a corda sai livre) até o primeiro traste : 3,5 cm
- da pestana até o quinto traste: 16,2 cm
- da pestana até o 12 traste: 32,3 ~~ 32,4 cm (infelizmente não pude dar esta informação com a precisão de 0,5mm, mas acho que já da pra ter uma noção, caso seja realmente necessário posso adquirir uma outra fita métrica e fazer novamente esse processo)

Então, queria agradecer ao meu professor Marcos C. por tomar a frente e informar do que houve com meu violão.. E ocorreu o que ele te falou: o braço veio realmente grosso, levei a um luthier e ele conseguiu resolver, mas fora isso tinha também o problema do tamanho da escala, que é um pouco maior que o comum, mas que já causa um desconforto. Eu havia tocado num Samuel Carvalho tradicional e não tive esses problemas, por isso achei que as medidas dele eram melhores e mais confortáveis, tanto a respeito da escala quanto do braço.
Agora, fora estes problemas que já citei, não tenho do que reclamar: o som dele é maravilhoso, e acabamento impecável.

Oi Thiago, obrigado pea resposta.

Mas então, talvez estejamos tendo algum tipo de engano. Pois o tamanho da escala está absolutamente padrão, que é 65cm. Se medir o Samuel Carvalho e outros, verá que a medida é essa mesma, de 65cm. Talvez a impressão de escala maior seja apenas uma impressão devido ao fato do espaçamento de cordas ser um pouco maior, ou realmente, algum instrumento que você estava acostumado tem escala mais curta que o normal, com 64cm, por exemplo... Tem como me passar a medida do espaçamento de cordas na pestana? A distancia entre o meio da primeira corda e o meio da sexta corda... deveria ser 43mm.

Obrigado pela disposição em ajudar e dar esse feedback pra podermos melhorar!

Abraço!

#24 Mário Sampaio

Mário Sampaio

Old Member

• Moderators
  • 2,825 posts

Posted 15 February 2012 - 10:28 PM

Eu toquei em um TS6. Não é o melhor violão do mundo, mas é muito bom pra faixa de preço que custa. Também já toquei em Yamahas de R$ 700,00 que eram muito bons pra faixa de preço que custavam.

No fim das contas, tudo depende de quanto se está disposto a gastar e o que se espera do instrumento. Como sempre.

#25 Guto

Guto

Veteran

• Moderators
  • 3,291 posts

Posted 16 February 2012 - 10:26 AM

Quando estive no Huh pra pegar o meu Antonio de Pádua toquei em alguns TS e fiquei papeando com um outro rapaz que estava lá testando, enquanto ele tocava.

Nesse preço eu nunca toquei em nada que fosse próximo em termos de sonoridade, honestamente.
Como disse o Mário, não é o melhor violão do mundo, mas é um instrumento muito completo pelo que custa, ao menos na minha impressão.

E a evolução dos instrumentos, comparados com dois que eu havia experimentado há um certo tempo em um dos nossos encontros, parecia bem grande. Principalmente no de Pinho, que parecia muito mais redondo e cantante do que me lembrava.
Claro que muda o ambiente, acústica e tal, mas fiquei muito bem impressionado.
Aliás, o meu professor, que estava junto pra me ouvir, também ficou muito bem impressionado.

E eu pessoalmente me dou bem com o estilo de braço deles.

Seria bem interessante colocar um violão desses num "teste cego" junto de outros violões mais caros pra ver no que dava.

#26 Marchesini

Marchesini

New Member

• Members
  • 3 posts

Posted 17 February 2012 - 01:31 PM

Oi Thiago, obrigado pea resposta.

Mas então, talvez estejamos tendo algum tipo de engano. Pois o tamanho da escala está absolutamente padrão, que é 65cm. Se medir o Samuel Carvalho e outros, verá que a medida é essa mesma, de 65cm. Talvez a impressão de escala maior seja apenas uma impressão devido ao fato do espaçamento de cordas ser um pouco maior, ou realmente, algum instrumento que você estava acostumado tem escala mais curta que o normal, com 64cm, por exemplo... Tem como me passar a medida do espaçamento de cordas na pestana? A distancia entre o meio da primeira corda e o meio da sexta corda... deveria ser 43mm.

Obrigado pela disposição em ajudar e dar esse feedback pra podermos melhorar!

Abraço!

É um prazer ajudar, sei que opiniões sempre são muito importantes =]
Acho que descobrimos alguma coisa... tirei as medidas, e o espaçamento das cordas na pestana é de 44mm, mais precisamente 44,5mm , e o violão que eu tocava o espaçamento é de 41mm (já vi menores que isso, então acho que esse tamanho é o mais comum). Não sei se 44,5mm é a medida padrão, mas se for isso, então já causou um desconforto.

#27 huh

huh

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 474 posts

Posted 24 February 2012 - 02:59 PM

Puxa Thiago, sério??

deveria ser 43mm, do meio da primeira corda para o meio da sexta, em cima do osso da pestana.
44,4mm tá largo mesmo!

Me escreve no email, que a gente combina umas providencias para te ressarcir o custo do serviço de afinar o braço, ok? Daí te passo os detalhes dos dados que precisamos enviar ao Emanuel para isso.

Abraço!

Samuel

#28 Marcos César

Marcos César

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,331 posts

Posted 24 February 2012 - 09:46 PM

Puxa Thiago, sério??

deveria ser 43mm, do meio da primeira corda para o meio da sexta, em cima do osso da pestana.
44,4mm tá largo mesmo!

Me escreve no email, que a gente combina umas providencias para te ressarcir o custo do serviço de afinar o braço, ok? Daí te passo os detalhes dos dados que precisamos enviar ao Emanuel para isso.

Abraço!

Samuel

Falei a vc que esse era maior rsrs.

#29 Adriano Oliveira

Adriano Oliveira

New Member

• Members
  • 22 posts

Posted 11 April 2012 - 06:32 PM

Olá,

Eu vou aproveitar e comentar um pouco sobre o TS5 que comprei em outubro de 2011. No quesito tocabilidade eu achei muito bom para mim, já que minhas mão são muito grandes e os dedos grossos, a distância entre as cordas na pestana dá entre 43 e 44mm. O braço também é bastante confortável, não é muito grosso. Há umas pequenas falhas de acabamento ao meu ver, mas de fato o som é incrível, comparado a vários outros violões de luthier que vi, mais caros inclusive.

Mas gostaria de tirar uma dúvida. Ele estava trastejando em alguns lugares então pedi para um luthier fazer um rastilho um pouco maior. A altura das cordas ficou entre 4,5 e 5mm na sexta corda e entre 3,5 na primeira, na 12ª casa. Para mim ficou confortável, mas o rastilho ficou muito grande (mais que 11mm) sendo que o rasgo do rastilho deve ter em torno de 3mm de profundidade, já que o cavalete é baixo comparado a escala, será que isso pode prejudicar o cavalete futuramente?
Posted Image

Edited by Adriano Oliveira, 11 April 2012 - 06:34 PM.

#30 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 11 April 2012 - 08:54 PM

:41: Se entendi direito seu rastilho ficou com mais de 11mm e o rasgo do cavalete tem 3mm de profundidade, correto? Se for este o caso você corre o risco de lascar o cavalete ou arrancar esse batente na frente do rastilho. A pressão das cordas tende a deitar o rastilho na direção do tampo, como o rastilho está muito pra fora do rasgo (+ de 8mm) é uma alavanca considerável que pode vir a lascar o cavalete. É óbvio que tem que se levar em conta outros aspectos, tais como: dureza da madeira usada no cavalete etc. :cold: