Jump to content

Photo

Violão e seus padrões.

• Please log in to reply
17 replies to this topic

#1 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 18 February 2012 - 09:42 AM

:thumbsup: Há bastante tempo venho acompanhando discussões sobre violão, em seus diversos ângulos. Sobre tocabilidade, timbre, construção, dimensões etc. Em algumas dessas discussões eu opinava/opino, naquelas que eu nada sabia eu lia e fazia alguma pergunta etc. Minha ideia com este post é trazer à tona vários pontos envolvidos nesse instrumento tão fascinante e ao mesmo tempo tão difícil de ser, mínimamente, bem tocado. Óbviamente muita coisa, ou quase tudo, será na base de achismos, que podem ser defendidos, rebatidos, emfim questionados por todos desde que não haja nenhum tipo de agressão entre as partes. Pra começo eu gostaria de questionar o comprimento efetivo das cordas, que muitos chamam 'tiro de corda" outros "tamanho da escala" etc. É quase unanimidade que essa medida deva ser 650mm. Aí vem o questionamento: já li muita gente reclamando que 650mm é muito longo e causa desconforto pra mão esquerda etc. Que pra ele o ideal seria 640mm, outros acham que 645mm seria melhor. A questão é: considerando-se que um violão, de concerto, que tem 19 ou vinte espaços entre trastes e que com a diminuição de 5mm ou 10mm no tamanho efetivo da corda, a maior redução de espaço entre trasto (caso esses 10mm a menos sejam divididos proporcionalmente) não chegará a 1mm; eu pergunto: pode uma diferença tão insignificante, em termos de tamanho, tornar um violão desconfortável em confortável de tocar? Eu acredito e defendo que não. E vocês o que pensam?:guitar:

#2 rbpaiva

rbpaiva

Old Member

• Moderators
  • 1,247 posts

Posted 18 February 2012 - 07:15 PM

Baseado na minha experiência pessoal com violões de escalas maiores do que eu estou acostumado(650mm): eu diria que a escala maior atrapalha um pouco quando fazemos algumas 'aberturas' maiores entre os dedos.

Meus violões tem escala de 650mm. O Paulo Tai sempre manda fazer seus(muitos) violões com escala de 660mm. Quando toquei nos seus violões, observei que sempre no início dava um trabalho danado pra tocar, mas depois a gente vai 'acostumando' com o tamanho.

Agora, no caso do espaçamento entre as cordas na pestana, cada milímetro de acrescimo faz uma diferença absurda. Pelo menos é a minha percepção.:thumbsup:

#3 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,566 posts

Posted 18 February 2012 - 10:12 PM

Orlando, até onde me consta, escalas mais compridas tinham a intenção de aumentar mais a tensão nas cordas e no tampo e conseguir mais volume.

Não diria que cada milimetro na escala faz uma diferença absurda, mas de 645 pra 664 certamente tem uma diferença boa. No caso de pestanas nas primeiras 7 casas, provavelmente afeta o nível de conforto. E conforme mencionado, há também uma diferença na tensão das cordas, o que afeta a tocabilidade.

Tocabilidade é um item muito pessoal no violão, tamanho da escala é um dos aspectos, eu particularmente não considero o mais importante e estou bem com 650mm.

#4 Marcos César

Marcos César

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,335 posts

Posted 20 February 2012 - 09:28 AM

Escala maior gera um desconforto para mim, embora eu toque também violão de 7 cordas. O Lineu Bravo de 7 cordas, noto que o espaçamento entre as cordas não é grande como o do Emanuel Carvalho, o que me deixa tranquilo, fora que o braço é fino e gera uma excelente tocabilidade. Nos violões de 6, a escala grande me deixa cansado, minha mão é mediana e alcança as posições sem problemas.

#5 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 20 February 2012 - 04:03 PM

:thumbsup: O violão é um instrumento meio "ingrato" com quem não sabe tocá-lo bem. Há momentos em que a escala fica demasiadamente grande e outros demasiadamente pequena, para minha mão esquerda que tem 25cm entre o polegar e o mínimo, esticados. :guitar:

#6 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,566 posts

Posted 20 February 2012 - 06:32 PM

Escala maior gera um desconforto para mim, embora eu toque também violão de 7 cordas. O Lineu Bravo de 7 cordas, noto que o espaçamento entre as cordas não é grande como o do Emanuel Carvalho, o que me deixa tranquilo, fora que o braço é fino e gera uma excelente tocabilidade. Nos violões de 6, a escala grande me deixa cansado, minha mão é mediana e alcança as posições sem problemas.

Mas no caso do violão de 7 a gente estaria falando não do aumento da escala, mas pestana, correto? Os luthiers costumam manter 650mm no comprimento, a pestana é que aumenta os típicos 52mm para 59, 60 ou 61mm.

#7 Marcos César

Marcos César

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,335 posts

Posted 20 February 2012 - 07:29 PM

Mas no caso do violão de 7 a gente estaria falando não do aumento da escala, mas pestana, correto? Os luthiers costumam manter 650mm no comprimento, a pestana é que aumenta os típicos 52mm para 59, 60 ou 61mm.

Hahahaha, claro!

#8 Marcos César

Marcos César

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2,335 posts

Posted 20 February 2012 - 07:30 PM

:thumbsup: O violão é um instrumento meio "ingrato" com quem não sabe tocá-lo bem. Há momentos em que a escala fica demasiadamente grande e outros demasiadamente pequena, para minha mão esquerda que tem 25cm entre o polegar e o mínimo, esticados. :guitar:

Orlando, qual é o seu violão?

#9 Mário Sampaio

Mário Sampaio

Old Member

• Moderators
  • 2,825 posts

Posted 20 February 2012 - 07:53 PM

Eu nem sei o tamanho da escala dos meus violões. Como se mede isso?

#10 Orlando

Orlando

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 532 posts

Posted 21 February 2012 - 07:52 AM

Orlando, qual é o seu violão?

:thumbsup: Marcos, eu tenho três violões. Dois de luthier (Reinaldo Araújo e um Polegário) e um Di Giórgio master de 1985. Todos com escala de 650mm. O Di Giórgio é mais complicado porque tem uma largura de 56mm na pestana com 46mm entre os Mis. O problema não são os violões e sim minha péssima técnica.:risadinha:

:thumbsup: Também tenho uma dúvida com relação à medida da escala: são 650mm entre os furos do cavalete e a pestana ou entre o rastilho e a pestana? Por gentileza senhores luthiers! Eu faço a medida entre o cavalete e a pestana.:guitar: