Jump to content

Photo

Microfone para gravar violão

ajuda

• Please log in to reply
6 replies to this topic

#1 Garrido

Garrido

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,037 posts

Posted 07 March 2012 - 07:12 AM

Olá pessoal, eu comprei uma interface da M-audio (fast track) e pretendo gravar com o sonar X1, gostaria de saber se alguém que conhece mais sobre o assunto poderia me indicar microfones com bom custo benefício para gravar violões, não precisa ser nada muito profissional.

A interface é esta: http://www.m-audio.c...stTrackPro.html

Obrigado desde já

#2 Renato Candro

Renato Candro

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 724 posts

Posted 07 March 2012 - 01:54 PM

Fala Garrido,
o que se usa muito, você deve saber, é o Neumann KM184, mas existem substitutos mais baratos como Rode NT5, AKG Perception 170, Audio Technica AT2021 e até mesmo o Samsom C02 que, apesar de ser o último dessa lista, é barato e quebra um galho.

#3 fabiano borges

fabiano borges

Old Member

• Members
  • PipPipPipPip
  • 699 posts

Posted 07 March 2012 - 03:16 PM

Neumann km 184 é um paraíso! Som natural e tudo mais... Bom para estúdio e concerto. Funciona apenas como cardióide.

Tenho também um AKG c 414 que é muito bom para estúdio. Esse AKG funciona como figura 8, cardióide, supercardióide e omni.

Um microfone que resolve os problemas e sai barato é o RODE NT2 ("shotgun"). Eu comprei por 200 e poucos dólares em Los Angeles....

Abs!

Edited by fabiano borges, 07 March 2012 - 10:57 PM.

#4 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,562 posts

Posted 07 March 2012 - 09:24 PM

KM184 é profissional. Pra gravações domésticas com qualidade, você pode usar até mesmo um AKG C-1000 ou os microfones de um aparelho como o Zoom H4.

#5 Garrido

Garrido

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,037 posts

Posted 07 March 2012 - 10:38 PM

Muito obrigado pessoal, vou pesquisar valores dos modelos indicados.

#6 Julian J. Ludwig

Julian J. Ludwig

Veteran

• Moderators
  • 5,342 posts

Posted 08 March 2012 - 02:20 AM

Tem muitas opções. Achar o conjunto ideal para gravar violão é uma busca minha ja faz algum tempo.

O KM184 é bacana, mas deve muito para o KM84 original. Os melhores na minha opinião são Schoeps CMC6 MK4, DPA 4011TL, Josephson 617 com cápsula gefell MK-221 e alguns outros. Todos infelizmente em uma faixa de preço não tão acessível. Já os meus prés favoritos seriam o Gordon 5, GML, Forssell SMP-2 ou Martech MSS-10. Todos bem transparentes.

Se você puder, recomendo o Oktava Mk-12 ou Rode NT-5.
http://www.oktava-online.com/mk012.htm
http://www.rodemic.com/mics/nt5-s

Gravar em estereo pode ajudar a dar resultados ainda melhores, especialmente se tratando da espacialidade do violão. Várias técnicas funcionam bem como XY, ORTF ou simplesmente Spaced Pair.

No fim do dia, tudo depende do que você pretende conseguir. Se a ideia é registrar um violão honesto para ouvir depois sem maiores pretensões, pegue alguma coisa acessível e seja feliz.

Pra gravações domésticas com qualidade, você pode usar até mesmo um AKG C-1000 ou os microfones de um aparelho como o Zoom H4.

Eu particularmente não acho que o C-1000 vale o investimento. Ja o H4 ganha pela praticidade.

#7 Garrido

Garrido

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,037 posts

Posted 10 March 2012 - 11:10 AM

Valeu pelas dicas Julian, estou pesquisando.

:thumbsup: