Jump to content

Photo

Violões de loja

• Please log in to reply
28 replies to this topic

#21 rbpaiva

rbpaiva

Old Member

• Moderators
  • 1,246 posts

Posted Yesterday, 09:22 PM

Estive numa loja nova de instrumentos musicais que fica perto do meu trabalho e vi uns violões da Giannini com um som bem interessante. Eram da linha Acoustik (talvez não seja escrito dessa forma!).
O som até que agradava, mas os 2 violões que testei tinham o braço empenado e aí a gente já fica meio encucado, pois até onde sei, o empeno é um processo irreversível nesse tipo de violão. Os preços desses 2 modelos que testei eram de R$ 1250 e R$ 1600 e pensei: é um valor razoável para se arriscar num violão com braço empenado já na loja.Como estava testando pra um amigo, falei pra ele não comprar.
Detalhe:o som (acústico)desses 2 violões era muito superior aos demais lá da loja, mas esse lançe do braço empenado me deixou preocupado com a durabilidade e pensei: qual seria a vida útil "tocável" daqueles violões? Porque já vi alguns (muitos) bons violões em termos de som, impossíveis de tocar devido ao empeno do braço.

Esses modelos não são 100% maciços (creio que só o tampo era maciço nos 2 casos) e mesmo que aquela loja tivesse modelos com madeiras 100% maciças o preço ia passar fácil de R$3000 (me corrijam se estiver "viajando" em relação ao preço). Então, nessa faixa acima de R$3000 não seria mais razoável partir pra violão artezanal?

#22 Roger Luiz

Roger Luiz

New Member

• Members
  • 26 posts
  • Interests:Música, instrumentos velhos ou "vintage", e diversão!

Posted Yesterday, 09:54 PM

Ruben, com certeza são chineses ou adajacências. Um inteiro maciço é por aí que você falou para mais.  Acho que já seria viável o de luthier, a desvantagem é não poder tocar antes de pronto.

um abraço

#23 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,523 posts

Posted Yesterday, 11:12 PM

Eu nem ligo muito pra laminado ou maciço, o resultado às vezes surpreende tanto pra um lado quanto pro outro.

Mas braço empenado não tem chance. Essa é uma área onde não se se vê mais muito erro hoje em dia, estou surpreso.

Na matéria que eu postei o Bellinati fala disso, que os gabaritos dos instrumentos são muito precisos.

#24 Antonio

Antonio

Member

• Luthier
  • 99 posts

Posted Today, 02:07 PM

Acho que até 2.500,00 reais seria interessante um modelo com amplificação, pronto pra um trabalho como tocar na noite. A partir daí, com luthier.

Na grande maioria dos violões de fábrica, o tróculo externo(salto) é feito em separado do corpo do instrumento e colado sem muita precisão. Qualquer movimentação dessa área, seja por má colagem ou por instabilidade, fica difícil o reparo e a fábrica não faz o conserto.

Optando por luthier, a maioria dá garantia total no instrumento e se voçê não gostar, ele pode fazer outro ou em certos casos até devolver o dinheiro.

#25 Roger Luiz

Roger Luiz

New Member

• Members
  • 26 posts

Posted Today, 02:20 PM

Na grande maioria dos violões de fábrica, o tróculo externo(salto) é feito em separado do corpo do instrumento e colado sem muita precisão. Qualquer movimentação dessa área, seja por má colagem ou por instabilidade, fica difícil o reparo e a fábrica não faz o conserto.

Concordo contigo.Estou com um problema desses em um di giorgio velho aqui em casa. E violão de luthier é outra coisa mesmo.

O que me motivou a abrir esse tópico é que achei muito caro um produto com pouco retorno, pelo menos para mim. Em 2008, se achava o Tagima Ulisses Rocha por uma média de 2000 reais, com case, um projeto inovador,com um sonzão,acompanhava case, enfim, era um bom instrumento, Aquele que eu vi, sem case nem uma capa, com a captação mais simples da takamine, que não é o bicho também.

Claro, em 2008  R$2000 era dinheiro grande, e hoje já não é tudo isso. o que ocorre é que pros meus valores, achei muito caro.

#26 Eugenio

Eugenio

Veteran

• Moderators
  • 8,523 posts

Posted Today, 03:04 PM

O Tagima Ulisses Rocha foi um modelo projetado pelo Ulisses com o Lineu Bravo e talvez tenha sido uma das melhores opções de violão de fábrica por um tempo. Não sei mais como anda hoje em dia.

#27 Dilson

Dilson

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,359 posts

Posted Today, 03:14 PM

Para violão de fábrica com captação eu investi caro mesmo num Godin Grand Concert e o considero instrumento para toda vida.

Tem um razoável som acústico que é bom para estudar. Estou apenas com esse violão e super satisfeito.

Obviamente tem horas que sinto falta de um violão acústico de autor, mas me recuso a investir uma grana nisso.

Ultimamente prefiro investir no meu home studio, com microfones, monitores, amps etc.

#28 Roger Luiz

Roger Luiz

New Member

• Members
  • 26 posts

Posted Today, 03:32 PM

Para violão de fábrica com captação eu investi caro mesmo num Godin Grand Concert e o considero instrumento para toda vida.

Tem um razoável som acústico que é bom para estudar. Estou apenas com esse violão e super satisfeito.

Obviamente tem horas que sinto falta de um violão acústico de autor, mas me recuso a investir uma grana nisso.

Ultimamente prefiro investir no meu home studio, com microfones, monitores, amps etc.

Achava que esses instrumentos  não tinham som acústico, só o da corda bem baixinho. Bacana sua opção.

#29 Dilson

Dilson

Old Member

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 1,359 posts

Posted Today, 03:36 PM

Esse modelo da Godin, apesar de não ter boca no tampo, ele tem câmaras ocas no interior do violão que dão um certo volume acústico.

E nessas câmaras há um mic. Então a captação é piezo e tem também um mic interno, e vc tem um blend para brincar entre esses captadores