Ir para conteúdo


Kaipo

Cadastrado: 09 Set 2009
Offline Última atividade: Set 16 2009 05:23
-----

Posts que fiz

No tópico: Revista Violão e Guitarra - VIGU

16 setembro 2009 - 05:22

QUOTE(Edgard Thomas @ Sep 11 2009, 10:54 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Acrescento manifestação colhida no blog do Luis Nassif:

Saulo Wanderley disse: 22/05/2007 às 15:25


Lewis e Nassif,

Vou ilustrar com um exemplo clássico. A revistinha de letras cifradas Violão & Guitarra – o VIGU – como muitos conhecem e usaram para "tirar" canções há décadas. Não está mais nas bancas. Parou aos 30 e tantos anos, mas os editores pararam há mais tempo. Dependem da secretária para ler emails, que em atos nem tão falhos chamam de "fax". Só um conhece os acordes básicos de violão, se montar um acorde fora do padrão, aponta como erro. Caminham para o fechamento, de 200 funcionários na virada dos anos 70 para 80, sobraram uns 20. Não que os 20 sejam habilidosos a ponto de valer por 10, a sua base é contratar o serviço de músicos a preço vil, e com rotatividade. Já lançaram revista de crochet, passatempo, tiveram loja de artigos para festa, restaurante, nada dá certo. Só uma loja de instrumentos que vende as revistas e alguns violões baratinhos para o interior do Brasil, por reembolso postal, e só nos 3 últimos anos estão na internet. A loja. A editora descobriu em 2006 o CD. Resolveram fazer CDs didáticos um quarto de século depois da invenção desta mídia. O diretor principal concentra em si todas as decisões: da escolha da gráfica à mudança de vírgulas nas revisões. Paga os funcionários em espécie nos finais de semana ou do dia, em envelopes retirados das agências bancárias com o timbre dos bancos. Já perderam o mercado para os sites de letras cifradas, agora perdem os métodos para o ensino de instrumentos para pequenas editoras informatizadas, que produzem DVDs e softwares interativos de ensino musical. Quando vamos acabar de vez com esses atravessadores de conhecimento?

Ressalto que a manifestação não é minha. Veja em http://colunistas.ig...-no-mundo-real/



Obrigado por mandar esse comentário...agora já sei quem o fez...e reforço meu comentário esse sim é um falido!!

No tópico: Revista Violão e Guitarra - VIGU

16 setembro 2009 - 05:16

QUOTE(Augusto Yam @ Sep 11 2009, 09:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tinha um cara que dava aula na Tv cultura também...com ovation, ou era Di Giorgio ?

Concordo GFR...no mundo profissional a competição está muito maior e muito mais exigente. Se o cara não foi "trabalhado" para "dar duro" entra em crise existencial, depressão, alcoolismo, etc...o mundo corporativo suga a alma do coitado além da conta. Tive um amigo que sofreu na pele isso tudo...Fico imaginando essa "moçada" na hora que o "bicho pegar", vão surtar. Desculpem o off...

é so ver a qualidade musical de hj, oq chega aos nosso ouvidos não chega nem aos pés do que já foi a música!

No tópico: Revista Violão e Guitarra - VIGU

16 setembro 2009 - 05:12

QUOTE(Renato Candro @ Sep 11 2009, 01:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Toda essa conversa me chamou a atenção para um ponto que estava discutindo outro dia com um amigo professor. Na década de 70, o que tinhamos era só essa revistinha, e ainda assim, podemos recolher, nesse post mesmo, várias declarações de pessoas que aprenderam a tocar com a ajuda da VIGU. O que me impressiona hoje em dia, é que os recursos são milhares de vezes mais amplos do que os que tínhamos, e mesmo assim, os estudantes (obviamente não todos) andam com uma preguiça enorme de estudar. Mesmo tendo songbooks, internet, maneiras simples de gravar suas performances para análise e até professores, parece que se perdem com tantas ferramentas e acabam patinando na lama.



Kaipo, me desculpe mas não concordo com você. Não é porque a revista foi importante numa determinada época que não se pode expor o resultado de um julgamento que veio anos depois de ter contato com fontes mais completas e bem estruturadas.
Muitas pessoas só podem contar com o sistema público de saúde (porque só têm acesso à ele) e de acordo com o seu pensamento essas mesmas pessoas não poderiam criticar esse sistema já que é inegável que por causa dele já foram salvas inúmeras vidas, mesmo que outras tantas tenham sido tiradas nas filas de espera ou por conta de mau atendimento.

Pobre do homem que cospe no prato em que comeu, mais pobre ainda aquele que não sabe o que continha o prato.

O ser humano refina seu pensamento e poder de escolha a partir de julgamentos. Nascemos julgando. Está quentinho e confortável? Então o bebê dorme. Está com frio e faminto? Então o bebê abre o berreiro.
Espero sinceramente que essa revista não tenha mais o potencial de ser importante no cenário musical brasileiro. Foi importante porque não havia outra, não porque era boa.
Abraços

E que bom que foi importante para você!

No tópico: Revista Violão e Guitarra - VIGU

16 setembro 2009 - 05:08

QUOTE(Edgard Thomas @ Sep 11 2009, 09:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Rapai!!!!!
Tô levando bordoada e nem sabia???? (hehe)

É isso, Kaipo. Eu também fui um usuário das VIGU e gostava muito delas, mesmo considerando a sofrível qualidade da harmonização, como já foi dito.

Os amigos Eugênio e Guto têm razão. O texto que postei não reflete a minha opinião, mas sim a de um site especializado em Administração.

A filosofia deste fórum é, na medida do possível, trazer toda sorte de informação sobre música de violão, especialmente o violão brasileiro, a seus usuários. Foi nessa linha que resolvi dar a minha contribuição. Mas, bem longe da minha opinião pessoal, que, diga-se, não está formada quanto às questões administrativas da VIGU.

Sugiro que você tenha calma e avalie bastante antes de acusar as pessoas que, na verdade, são seus colegas de fórum.

Seja bem-vindo ao fórum e aproveite muito este espaço. Aqui você encontrará professores de violão, violonistas consagrados, amantes do violão, profissionais e amadores, enfim, pessoas que curtem o instrumento e que estão sempre prontas ao debate sadio.

Forte abraço.


Poie é amigo,

Como sou novo por aqui não percebi isso antes, mas creio que minha resposta foi calma e justamente dentro da sua idéia, achando totalmente desnecessário algumas partes do artigo...as administrativas, pois como você mesmo disse, vamos discutir música, violão!
De longe não foi minha intenção ofender ninguém aqui, e se o fiz peço desculpas.
Agradeço as boas vindas de todos e espero trocar boas informações sobre música com todos
Abs

No tópico: Revista Violão e Guitarra - VIGU

16 setembro 2009 - 05:04

QUOTE(Guto @ Sep 9 2009, 04:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ele não sabe, ele tirou esse artigo de outro site. As opiniões não são do Edgard, a fonte está citada abaixo. Você deveria cobrar satisfações é pro real autor do artigo, no site indicado ao final do post.

No mais seja bem vindo!


Obrigado,

Eu fui no site deles mas não encontrei o comentário lá!!