Jump to content


CarlosEdu

Member Since 11 Feb 2011
Offline Last Active Today, 06:01 PM
-----

Topics I've Started

Assum Preto ( Luiz Gonzaga ) Arr. CarlosEdu

25 June 2016 - 09:22 PM

As primeiras lembranças da infância incluem esse lindo passáro interior de meus pais; quando vi a letra melancólica de Luiz Gonzaga rei do baião, o cantador do nordeste brasileiro e toda sua beleza, expressa o caminho, o canto e a tristeza dessa ave.

Depois de "a morte do vaqueiro", minha segunda homenagem ao rei do sertão musical e quem mais expandiu o modo feliz dos nordestinos pelos quatro canto do Brasil...

 

Análise da música Assum Preto
    
(Por Hiago Diniz)
 
Dentre as diversas musicas de Luiz Gonzaga, uma se destaca pelo ritmo triste e lento, essa música é assum preto, ela conta a historia do que antigamente eram normais os donos de passarinhos fazerem, eles furavam os olhos do passarinho para que ele cantasse melhor, cego o passarinho chorava e cantava de dor fazendo com que seu canto se tornasse mais bonito, a musica causa comoção a pessoas defensoras da natureza que lutaram para que essa tortura fosse um crime, a musica em outras partes retrata a solidão o a prisão de passarinhos que a utilização dos mesmos como animais domésticos.
    Luiz Gonzaga fez da sua música o retrato do sertão, sertão tal que tem uma grande diversidade de pássaros, um deles é um assum preto o que tornou a musica de Luiz um grande sucesso.
“Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mio...” Luiz Gonzaga (Assum Preto)

Roland Dyens, Love Brazil...

23 June 2016 - 10:29 PM

Já algum tempo desde que vi seu arranjo de Berimbau de Baden, venho acompanhando o interesse do grande violonista francês Roland Dyens por peças memoráveis de nossa música

 


Marco Pereira, CD "Dois Destinos", Homenagem a Dilermando Reis

21 June 2016 - 10:41 PM

Depois de comprar os dois CDs do Zanon na Guitar Coop, mas um lançamento do ano.

Além de reconhecidamente genial, o Marco Pereira está para rememorar um dos grandes pioneiros do violão brasileiro, injustiçado em alguns circulos, mas que inspirou Baden, e para mim foi um dos CDs mais lindo do Raphael: "Relendo Dilermando", agora é a vez do nosso Marco Pereira.

(Do vídeo não gostei tanto, talvez devido a urgencia da gravação de amostra)

 

Mas suas gravações em audio são singulares

Guia jornalístico do mercado fonográfico brasileiro com resenhas de discos, críticas de shows e notícias diárias sobre futuros lançamentos de CDs e DVDs. Do pop à MPB. Do rock ao funk. Do axé ao jazz. Passando por samba, choro, sertanejo, soul, rap, blues, baião, música eletrônica e música erudita. Atualizado diariamente. É proibida a reprodução de qualquer texto ou foto deste site em veículo impresso ou digital - inclusive em redes sociais - sem a prévia autorização do editor Mauro Ferreira.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
SÁBADO, 4 DE JUNHO DE 2016
Marco Pereira toca a obra influente de Dilermando Reis no CD 'Dois destinos'
 
marcopereiradoisdestinos.png
 Em março deste ano de 2016, o violonista paulistano Marco Pereira entrou no estúdio da YB Music, na cidade de São Paulo (SP), para gravar títulos do cancioneiro autoral de um dos mais influentes violonistas e compositores do Brasil, o paulista Dilermando Reis (1916 - 1977), músico ligado ao choro e à valsa. A gravação gerou o álbum Dois destinos - Marco Pereira toca Dilermando Reis, previsto para ser lançado pelo selo Borandá neste mês de junho de 2016. Em atividade da década de 1940 até os anos 1970, Dilermando Reis é o compositor de temas celebrados como o choro Magoado (1941) e a valsa Noite de estrelas (1946). O disco Dois destinos foi batizado por Marco Pereira com o nome da valsa lançada por Dilermando em 1948, em já bem rara gravação de disco de 78 rotações por minuto.
 

 

 


Carinhoso (Pixinguinha) em 3 Arranjos

13 June 2016 - 02:47 PM

Galera, quero saber vossa opinião sobre esses três arranjos: Zuza Alves, Isaias Sávio e Marco Pereira

 

Carinhoso (Pixinguinha):

 

Edson Lopes (arr. Zuza Alves)

 

Kelvin Borrero arr. Isaias Sávio

 

Edson Junior arr. Marco Pereira (mas o vídeo está com delay na imagem)

https://www.youtube.com/watch?v=l3ab1M0v7Uk


Arr. Primeiro Amor de Patápio Silva p/ Violão?

08 June 2016 - 05:33 PM

Olá prezados, alguém, conhece algum bom arranjo dessa música para violão solo?

O Alessandro Penezzi gravou, mas não editou. Foi a primeira coisa que me impactou de Baden em 1997 após LP "Violão em Seresta/Rio das Valsas" que ganhei de um amigo já falecido. O Arr. de Baden, nunca achei, já perguntei até ao Marcell pelo facebook, sem êxito.
Sabem se alguém já escreveu para violão solo? E onde comprar? 
 
Com Baden, simplesmente incrível
 
Duo Assad