Jump to content

Eugenio

Moderators
  • Content count

    10,391
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Eugenio

  1. Eugenio

    Palheta ou Unha?

    Palheta não, mas dedeira de aço em corda de nylon, sim, aumenta bastante o desgaste das cordas.
  2. Hino do violão brasileiro. Tocado sem pressa e está ficando legal! 👍
  3. Eugenio

    Escolhendo a 7a corda

    Oi Dilson, eu uso 054.
  4. Eugenio

    Escolhendo a 7a corda

    Eu escrevi esse post faz muito tempo, mas achei conveniente resgatar e reformatar. Quando eu comprei meu violão de 7 cordas, usei esse critério e deu bastante certo. Não vai funcionar pra todo mundo, mas é uma base. O que eu escrevi serve apenas para nylon, se alguém tiver dicas de como escolher uma 7ª de aço, fique à vontade. Para aqueles que compram cordas no exterior e gostam dos encordoamentos D'Addario, existe uma linha especial de cordas avulsas. Elas têm códigos que indicam o calibre. Para saber qual corda escolher, é importante verificar a tensão do encordoamento usado nos baixos. Exemplificando, segue a lista dos calibres dos baixos de um encordoamento D'Addario de tensao média, da série Pro-Arté Composite: D = 0.028 A = 0.035 E = 0.044 As medidas estao disponíveis também em milímetros, mas como a referencia comercial da corda é em polegadas (o sistema obsoleto que os americanos ainda insistem em usar), todos os números que eu listei estão no sistema atrasado deles. Observe que para cada baixo existe um incremento medio de 0.08". Com base nisso, a sétima corda seria, por exemplo, a 0.052 (0.044 da sexta + 0.08 de incremento). Essa escala não é perfeitamente linear e voce deve, obviamente, testar as cordas, mas de uma maneira geral esse método funciona. Eu hoje uso a 054W como sétima e funciona maravilhosamente bem no meu violão. No site da StringsByMail.com, você vai ver que existe uma corda de referencia NYL052W, que seria ela. O "W" significa apenas que a corda é revestida. As cordas sem W são de nylon puro. Veja o link: Cordas Avulsas D'Addario 056W é o limite da D'Addario. Quem quiser cordas ainda mais gordas e pesadas pode ter que apelar para a Hannabach, que produz encordoamento para violão de 10 cordas. Veja aqui: Hannabach para violão de 10 Outro detalhe é que a D'Addario também disponibiliza uma tabela onde ela associa o calibre da corda à nota desejada. Se a sua idéia é usar sempre a sétima em B, por exemplo, pode ser igualmente interessante consultar o guia abaixo: tension_chart.pdf
  5. Eugenio

    Samba pro Rafa

    Gravação mais nova do Yamandu, dessa vez dá pra ver tudo em alta definição com excelente qualidade de som. A segunda parte é cheia de variações e improvisos, vale a pena conferir. Eu acredito que essa peça se tornou a mais conhecida e emblemática do Yamandu.
  6. Eugenio

    Transcrições - Grupo

    Minha experiência é que é muito difícil conseguir coordenar mais de 2 pessoas, no máximo 3. Existe a dificuldade natural de conciliar o nível de interesse pelas peças, que varia muito. Além disso, a logística pode acabar virando dor de cabeça, tem gente que esquece, que não paga, etc.
  7. Eugenio

    Encordoamento para violão 7

    Meu violão de 7 tem muito volume, de maneira nenhuma menos do que um violão de 6.
  8. Eugenio

    Escolhendo a 7a corda

    Tanto 054 quanto 056 afinam bem em C e B. Você só sente a diferença quando baixa pra A (de vez em quando) ou sobe pra D (muito raro, eu mesmo nunca usei).
  9. Eugenio

    Dina me ensina a dançar - Violão Solo

    É uma progressão bonita, do tipo que a gente gosta logo de cara. A coincidência foi bem interessante, me chamou a atenção. Você compõe muito bem, que bom que hoje a gente tem o YouTube!
  10. Eugenio

    Dina me ensina a dançar - Violão Solo

    Adriano, tente de novo, eu liberei o download para todos os usuários registrados.
  11. Eugenio

    Marcos Cesar no Talentos (Nelson Farias)

    Isso se chama reconhecimento.
  12. Eugenio

    Dina me ensina a dançar - Violão Solo

    Oi Adriano, eu anexei o MP3 da introdução aqui no post. Intro-Insensatez-Mario-Eugenio.mp3
  13. Eugenio

    Dina me ensina a dançar - Violão Solo

    Tem uma progressão que você faz no galope (2:05) que acabou me lembrando uma introdução que o Mário Eugênio fez no violão de 7 para o arranjo de Insensatez. É curioso ver essas coincidências em músicas de estilos tão distintos.
  14. Isso é do tempo em que o Raphael tocava aço com dedeira e ainda não tinha barba.
  15. Eugenio

    Dina me ensina a dançar - Violão Solo

    Consegui finalmente parar pra escutar hoje de noite e adorei! Muito bem tocado, tanto na técnica quanto na inspiração.
  16. Eugenio

    Cd Paulo Bellinati e Marco Pereira

    Uau, obrigado por divulgar, agora fiquei super curioso. Tomara que saia também em plataformas digitais. Eu gostei do disco que o Bellina gravou com Cristina Azuma, já foi no violão de seresta com palheta. Imagino que vai ser uma configuração parecida, mas como ele é multi instrumentista, de repente vai tocar tambem viola e cavaquinho.
  17. Eugenio

    digiorgio

    Sem problema, língua não é barreira! Realmente difícil de ler, você pode tentar mandar uma foto em alta resolução?
  18. Eu considero o Dino um dos violonistas brasileiros mais influentes de todos os tempos. Rogério Caetano é um músico que conhece o trabalho do DIno de trás pra frente, falou um pouco sobre ele e escreveu uma música.
  19. Paulo Bellinati também teve uma carreira expressiva como músico de Jazz, grupo Pau Brasil, conheceu muita gente nessa área. Mas acabou transcendendo tudo ao tocar violão popular com jeito de clássico, nessa área ele arrebentou mesmo. E ele sempre teve também um lado meio musicólogo, meio pesquisador e fez o trabalho mais completo de resgate da obra de violão solo do Garoto. A distonia focal foi um infortúnio, mas ele continua na ativa, compondo e agora tocando violão de seresta de aço com palheta. Ele gravou um disco excelente com Cristina Azuma, ela toca nylon, ele toca aço.
  20. Eugenio

    Dino 7 Cordas -100 anos de nascimento

    Mas essa não é a turma construindo uma carreira profissional de solista ou compositor de violão, né? Se você pegar a turma que veio depois do Yamandu, Vitor Garbelotto, Josué Costa, Cainã Cavalcante, Diogo Carvalho e também o Denis Sartorato que foi postado no fórum faz apenas alguns dias, vai ver que todo mundo empunha um violão de 6. A única exceção que eu vi foi aquele rapaz que parece clone do Raphael, João Camarero, ele até tem barba e se veste do mesmo jeito.
  21. Eugenio

    digiorgio

    Tem como mandar uma foto em close do selo dentro do violão?
  22. No RS tem o Eduardo Cordeiro, sempre vale a pena visitar o ateliê e testar os instrumentos. http://www.eduardocordeiro.com.br Outra alternativa é comparecer a saraus ou ter aula com um professor, também outra boa forma de ter contatos com outros instrumentos.
  23. Eugenio

    Dino 7 Cordas -100 anos de nascimento

    Eu vejo o aço de 7 no estilo Dino como um violão de nicho que deve continuar firme. Mas o 7 de nylon solista parece que parou no Yamandu. Os solistas que vieram depois dele têm mais frequentemente adotado 6 cordas.
  24. Eugenio

    Gal Costa e Marco Pereira - Plural

    Um violonista que eu considero um excelente acompanhador é o Hélio Delmiro, mas pouco se fala dele.
  25. Essa música foi gravada há mais de 25 anos, mas nunca em versão solo, aqui pela primeira vez. O vídeo sai junto com a publicação da partitura. https://www.ulissesrocha.com/product-page/perto-do-céu
×