Jump to content

Eugenio

Moderators
  • Content Count

    10,437
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Eugenio


  1. Notícia muito triste, perdemos um dos grande amigos e colaboradores daqui do fórum, o querido Carlos Eduardo (CarlosEdu).

    Infelizmente ele foi vítima de problemas respiratórios em conjunto com o COVID-19.

    Ele era um entusiasta do violão, sempre cheio de projetos, estudante dedicado, vai deixar muita saudade e inspiração.

     

    CarlosEdu.jpg


  2. As edições antigas da BGM continuam disponíveis aqui no fórum para download.

    Criar grupos é uma boa idéia e dou o maior apoio, mas eu não faço parte de nenhuma rede social e por conta disso não devo participar.

    Só tenho LinkedIn por motivos de trabalho, mas não tenho Facebook, Twitter, Orkut, Instagram, Tinder, etc, nada disso. 

    Vou pensar numa forma de preservar e disponibilizar o conteúdo do fórum tipo num Google Drive ou algo parecido. Aviso quando estiver pronto! 👍

     

     


  3. Muita coisa mudou desde que este fórum foi aberto em 2008. As redes sociais explodiram em utilização, o mesmo ocorreu com o YouTube e hoje é muito fácil as pessoas se inscreverem e seguir diretamente seus artistas preferidos, recebendo notificações instantâneas de qualquer atividade. O estilo de debates mudou e o formato mais popular hoje é a área de comentários dos vídeos e das mensagens.

    Tendo isso em vista e também o fato de que o fórum tem um custo de manutenção, o plano que parece ser o mais coerente é passar os 3 próximos meses com o fórum aberto apenas para leitura e depois disso fazer o encerramento completo do espaço, com disponibilização dos nomes dos domínios para leilão.

    Não há tristeza nisso. Este espaço teve momentos maravilhosos, entrevistas, publicações, estimulou muita gente a estudar e praticar violão popular, participações especiais, divulgação, encontros memoráveis. Tudo foi válido, nada foi em vão. A todos os que participaram, contribuíram ou até mesmo apenas ficaram de longe lendo, um eterno obrigado!

    :thankyousign:

     


  4. O disco é muito bom, também disponível em serviço de streaming. Tem uma mescla dos arranjos dos três primeiros discos do Maogani e alguns outros adicionais.

    Também tem mais presença de acompanhamentos e convidados, não é só o quarteto.

    Esses caras tocam maravilhosamente bem, eu os considero um dos 3 melhores quartetos de violão que já ouvi até hoje. 

     


  5. 16 hours ago, Maurício Roberto said:

    Eu gostei muito do disco, e das versões ao vivo que vi, mas da pra perceber que o Bellinati está se esforçando bastante, parece que está lutando pra tocar em algumas partes (e de repente está mesmo. Pode ser que não esteja aquecido o suficiente, e tem noites e noites. Vai saber...). Mas no geral acho que o resultado ficou muito legal, e bem diferente, como já apontado, dentro do violão brasileiro. Ele conseguiu contornar um baita problema e criar um som novo, dele. Um cara com a cabeça mais fechada nem consideraria. Parabéns ao mestre!

    Uma coisa que me chama a atenção é que certos violonistas parecem fazer esforço pra tocar e isso afeta a nossa percepção da música.

    Mas se você fechar os olhos e apenas ouvir, vai perceber que a música está fluindo sem problema nenhum.

    Julian Bream é um exemplo famoso de violonista que parecia estar se matando pra tocar, mas ele soa bem melhor se você parar de olhar pra cara de dor-de-barriga que ele fazia.

    Esse vídeo que eu postei também é parecido, ouça sem a imagem, depois assista. A percepção auditiva é influenciada pelo aspecto visual.

     


  6. Eu finalmente ouvi o disco e adorei. É diferente, o repertório mistura trabalhos autorais dos dois e também arranjos para canções bem conhecidas. 

    É um duo bem pensado que leva em conta as diferenças de técnica e sonoridade dos dois. Paulo Bellinati sola mais por motivos óbvios, mas Marco Pereira também sola bastante.

    O disco tem molho, balanço, tranqüilidade, gostei muito. Tem baião, forró, chula (samba de roda), valsa, jongo, choro. :yes:

    Um clipezinho do programa Senhor Brasil:

     

     

×
×
  • Create New...