Jump to content

emacedo

Members
  • Content Count

    171
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutral

About emacedo

  • Rank
    Member
  • Birthday 07/28/1955

Contact Methods

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Rio de Janeiro e Teresópolis
  • Interests
    Construção de Violões, aprendizado com os mestres daqui, troca de informações.
  1. emacedo

    Preparação da madeira para o verniz PU

    Luiz.Eu uso máscara com dois filtros para gases, macacão impermeável para pintura, luvas de borracha calçado e óculos tipo usados para mergulho que impedem a entrada de vapores de tinta nos olhos. Este EPI é recomendado para tintas tóxicas como o PU. Parece muito mas é preciso se proteger, pois o PU é muito tóxico. Para você que só pretende pintar um violão, pode se proteger com mangas compridas luvas e óculos além da mascara com filtros para gases é claro. Mascara de papel não serve para vapores tóxicos de tintas. Outra coisa, como você não deve ter local próprio para pintura, fique em lugar arejado, porém livre de vento e poeira.
  2. emacedo

    secagem de madeira

    Algumas vezes eu usei esta tecnica para retirar parte da resina mais rapido da madeira. Eu comprei uma caixa d'agua de 500 l e coloquei a madeira submersa nela por uns 15 dias, uma vez por semana trocava a agua que ficava toda turva com a resina que saia. Depois deixei na sombra secando um tempo e a madeira ficou bem estavel. O principio é simples, a agua penetra na madeira e por ser mais densa que a resina expulsa a resina de dentro. No lugar de parte da resina fica a água que depois evapora com facilidade deixando a madeira seca. A resina não pode sair toda pois senão a madeira fica como vazios que dificultam a propagação do som. Felizmente grande parte da resina permanece na madeira da forma que fiz.
  3. Luiz. Se quiser posso passar pra voce o endereço da loja em Buenos Aires. Acabo de voltar de lá com mais madeiras....
  4. Eu comprei 3 jogos para testar numa loja de material para luthier em Buenos Aires, ano passado quando viajei para la. Infelizmente nao tive tempo de construir nenhum violao para teste. Como estou indo para la novamente e achei a madeira interessante no aspecto visual e tambem pelas propiedades fisicas, alem disso, o senhor que me atendeu na loja é luthier também e usa esta madeira. Ele me disse que faz bons violoes com ela. Porem nao sei o tipo de som que sai desta madeira, pois meu referencial é o jacarandá. Procuro um som de violao clássico, por isso gostaria da opinião de quem ja usou esta madeira. Quanto ao nome, parece que tem varios tanto no Brasil quanto na Argentina,Uruguai,etc. e onde se compra essa madeira ?? por acaso ela não teria outro nome??[/quot
  5. Obrigado Saul. Mas quanto ao uso em violões? Sonoridade, etc. Alguém já usou? O vendedor da loja de material para luthier da argentina disse que é muito usada na construção de violões lá. Agradeço outras informações.
  6. Olá amigos. Alguém conhece a madeira chamada na Argentina de Guayubira. Recentemente comprei uns jogos de fundo e faixas para testar, mas ainda não terminei o violão pra saber que som tem. Como vou viajar recentemente para a Argentina novamente, gostaria de comprar mais madeiras lá e se esta for uma madeira de sonoridade pelo menos próxima do Jacarandá, pretendo comprar mais. Alguém conhece, sabe o nome brasileiro, caso exista. Andei vendo no Google e parece que esta madeira nasce no Uruguai, na Argentina e sul do Brasil. O Vendedor argentino me disse que a madeira que ele me vendeu era Argentina, ou seja, creio que a arvore nasceu na Argentina. Como sei que o clima influi no desenvolvimento da madeira e consequentemente na sonoridade do violão, a informação de onde a madeira foi retirada á importante também. Bem, agradeço se alguém tiver alguma informação pois vou viajar amanhã a noite e vou na loja de luthier comprar madeiras na sexta. Se alguém tiver alguma dica de outra madeira pra comprar lá na Argentina agradeço. Eugenio.
  7. emacedo

    afiando laminas

    Valeu Sandro. Parabens pela iniciativa. Orlando, aí vai o link de onde tem em Miami. http://www.internationaltool.com/Accessories/Woodstock-D1118.aspx Esta loja manda para o Brasil, mas tem que telefonar pra eles pra fazer o pedido em Ingles, é claro. Infelizmente eles não vendem pela internet para o Brasil. Ou caso tenha um amigo que venha de lá é so pedir pra comprar. Espero que tenha ajudado. Eugenio.
  8. emacedo

    madeiras para fundo e faixa

    Eu não sabia disso Wolf. Na verdade eu prefiro ter a prancha da madeira pra fazer eu mesmo as peças, assim tenho dominio do desenho da madeira, etc. Quando compro ja beneficiada, eu tenho que aceitar como vier alem do acescimo de custo do beneficiamento, que eu mesmo posso fazer. Apesar disso, eu tambem compro madeiras ja beneficiadas para violão, e pretendo comprar algumas com voce, mais para o furturo. Atualmente dei uma parada de alguns meses na minha oficina, para reforma e ampliação, e esta tudo uma bagunça danada . Estou dando uma geral no meu maquinario também. So quando acabar de arrumar tudo vou voltar as atividades, com muita calma . Um abraço, Eugenio.
  9. emacedo

    Pau Ferro

    Valeu Garrido. Mas eu estava procurando peças brutas para eu mesmo laminar. Caso nao consiga vou ter que partir mesmo pra comprar ja beneficiada. De qualquer forma, obrigado pela dica. Eugenio.
  10. emacedo

    Pau Ferro

    Ola pessoal. Alguem sabe onde consigo comprar Pau Ferro aqui no Rio de Janeiro? Pode ser novo ou de reciclado. Eugenio
  11. emacedo

    madeiras para fundo e faixa

    Lindas madeiras Wolf. Meus parabens e boa sorte. Ainda vou comprar algumas com voce, um abraço. Eugenio.
  12. emacedo

    Serra Fita

    Huddson. A minha é de 60 e eu ja fiz faixas e fundos de Imbuia, Peroba do Campo, etc, sem problemas. No inicio apanhei um pouco, mas depois, regulando a maquina bem direitinho, pois eu a comprei usada e estava toda bagunçada, consegui fazer os cortes sem problemas. O segredo é estar bem ajustada , com a rotação e a fita correta. Uma abraço, Eugenio Macedo.
  13. emacedo

    Macacauba no Brasil

    Gama. Caso descubra onde encontrar esta madeira no Rio de Janeiro, de uma dica aqui, pois também andei procurando e ninguem conhece esta madeira nem no Rio nem em Teresópolis. Eugenio Macedo.
×