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rafaelthomaz

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About rafaelthomaz

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  1. rafaelthomaz

    Transcrições - Grupo

    Oi pessoal, tudo bem? Agradeço muito ao Marcos pela valorização do meu trabalho! Não sei se sou a grande referência, acredito que existam outros bons transcritores por ai, mas venho me aperfeiçoando com o tempo e já faço isso há mais de dez anos. Gostaria de deixar aberta aqui a possibilidade de montarmos um grupo com interessados em transcrições e arranjos para violão. Pretendo formalizar isso em breve, mas gostaria de saber se há mais pessoas interessadas em transcrições deste tipo para violão. Me coloco a disposição para conversar sobre através do meu site, email ou por mensagem direta aqui do fórum. Acredito que seja importante deixar claro apenas esta relação do custo com a quantidade de trabalho. As transcrições, assim como outros trabalhos similares, exigem uma quantidade razoável de tempo e eu costumo calcular os preços a partir de um valor por hora. Logo, infelizmente, chegamos às vezes a preços de 300 ou 400 reais por algumas páginas de música, mas que custaram muitas horas para serem transcritas. Tenho vontade de montar este grupo para que as pessoas possam ter mais acesso às partituras, quase como um rateio do trabalho, e para que eu consiga, através desse financiamento, abrir espaço na agenda para continuar produzindo estas transcrições. A dúvida é, como já conversei com o Marcos, se há um número de interessados que justifique esse tipo de grupo.
  2. rafaelthomaz

    Violão brasileiro nas universidades - Está na hora!

    Queridos amigos, meu doutorado, que será defendido em fevereiro de 2018, fala justamente sobre o violão nas universidades brasileiras, em especial nas públicas. Acredito que a escola do violão brasileiro, apesar de muito ampla, no que se refere ao violão solista se consolidou nas últimas décadas e através da produção de vários compositores conseguiu deixar de lado esse preconceito. Eu acredito que a linguagem do violão popular que dialoga diretamente com a técnica e a tradição clássica através da obra de nomes como Bellinati, Marco Pereira, Guinga, Ulisses Rocha e a grande interação dos compositores com a música popular desde o modernismo nacionalista tem ratificado um selo de qualidade ao instrumento. Porém, dentro das universidades há ainda poucos cursos. No meu doutorado levantei 7 bacharelados que contemplam deliberadamente o violão popular. Há, sem dúvida, um grande número de licenciaturas que também contemplam, mas acredito que o foco destes cursos seja outro que não a performance. Como disse o Eugênio, o jazz já está, há décadas, estruturado dentro das escolas americanas. O desafio aqui pra gente pra reproduzir um sistema tão eficiente quanto o dos Estados Unidos é, a meu ver, primeiro conseguir delimitar o que é e o que não é o violão brasileiro. Como parte da nossa própria cultura é difícil definir algumas coisas. Por exemplo, o violão solista brasileiro tem uma linguagem relativamente clara, mas seria preciso isola-lo para conseguir estabelecer cursos eficientes. A grande questão é que para o solista soar "popular" dentro do contexto brasileiro ele precisa conhecer bem o universo do acompanhamento e da improvisação em diversos gêneros. Isso leva muitos e muitos anos... difícil estabelecer a principio um curso de graduação, que possa se expandir depois para a pós-graduação, que seja capaz de contemplar essa diversidade. Estou pensando aqui apenas na formação de solistas. Enfim, este foi o assunto que me atormentou nos últimos quatro anos e que em breve vou defender aqui na UNICAMP.
  3. rafaelthomaz

    Violeiros Urbanos-Trio

    A Clara foi minha aluna antes de se mudar pro Rio. É um grande talento, muito estudiosa e canta muito bem!
  4. 17 de maio (terça-feira) Horário: 20 horas Recitais Especiais com o violonista Rafael Thomaz Gratuito Rafael Thomaz iniciou seus estudos aos 11 anos no violão. Estudou violão erudito com Frederico Grassano, Angela Muner e Henrique Pinto. É bacharel em Música Popular pela UNICAMP, onde foi aluno de Ulisses Rocha. Além disso participou de masterclasses com nomes como Fabio Zanon, Marco Pereira, Paulo Porto Alegre, João Luiz Rezende Lopes, Fernando Lima, Cecília Siqueira, Marcos Puña, Eugenio Lima e Mario da Silva. Como violonista erudito participou de diversos festivais e foi premiado em eventos, incluindo o Concurso Nacional de Violão do conservatório Souza Lima (SP), Concurso Solista do Conservatório Villa Lobos (SP) e Prêmio Nabor Pires de Camargo. Atua como violonista popular e arranjador no grupo Algaravia, que lançou seu primeiro CD em 2010. Seus trabalhos musicais atuais são retratos de sua formação e reflexos de uma têndencia: as tradições populares e eruditas em constante diálogo. Programa: Choro Bandido - Edu Lobo/Chico Buarque (Arr. Rafael Thomaz) Passarim - Tom Jobim (Arr. Rafael Thomaz) Imagina - Tom Jobim (Arr. Rafael Thomaz) Choro de Juliana - Marco Pereira Bate-coxa - Marco Pereira Vale da Ribeira - Hermeto Pascoal (Arr. Rafael Thomaz) Montreaux - Hermeto Pascoal (Arr. Rafael Thomaz) Viva o Rio de Janeiro - Hermeto Pascoal (Arr. Rafael Thomaz) Tocata em Ritmo de Samba nº 1 - Radamés Gnattali Tocata em Ritmo de Samba nº 2 - Radamés Gnattali Romantico - Astor Piazzolla Verano Porteño - Astor Piazzolla (Arr. Sérgio Assad) Jongo - Paulo Bellinatti
  5. rafaelthomaz

    Vendo - Violão Lineu Bravo

    Valeu Bisdré! É triste... mas sabe como é... prá trocar de instrumento tem que vender outro, infelizmente. O bravo é um excelente violão e companheiro há um bom tempo.
  6. rafaelthomaz

    Vendo - Violão Lineu Bravo

    Olá pessoal, estou vendendo um violão Lineu Bravo 2003 com tampo de cedro e fundo/laterais em jacarandá dourado. O violão está com captação RMC de excelente qualidade. É ideal para quem quer um violão de luthier para tocar com captação. Em 2010 o violão passou por uma revisão e troca de tarrachas com o próprio Lineu. O preço está excelente. Sei que é off, mas aproveitando caso alguém se interesse estou vendendo uma Roland GR20 novinha com pouquissimo uso. Ela pode ser conectada diretamente com o RMC transformando o instrumento em MIDI (ela já vem com MUITOS timbres). Interessados entrem em contato por MP ou rafaelthomaz at terra com br Abraços
  7. rafaelthomaz

    meu site!

    Parabéns Fabiano, Belo site e belo trabalho!!
  8. rafaelthomaz

    Alternância de Professores

    Acho importante a mudança de foco e algumas vezes até estudar com dois professores (de instrumento mesmo) simultaneamente. Só acho bastante perigoso o rodízio contínuo, do tipo "quero saber qual é a visão de vários professores prá depois escolher um", pq, prá mim no fim das contas é igual consultar diversos médicos diferentes prá escolher um tratamento. Tive aulas durante um bom tempo com dois professores completamente diferentes, estudava coisas diferentes com cada um e foi muito produtivo.
  9. rafaelthomaz

    Jongo - Paulo Bellinatti

    Obrigado, Renato. Eu queria saber um pouco das experiências do pessoal do fórum nessa situação de violão trio.
  10. rafaelthomaz

    Jongo - Paulo Bellinatti

    Canduta e Vinícius, muito obrigado pela força! Valeu Eugênio! Gostei da idéia de dividir a música do Bellinati em três partes. Realmente o jazz acabou falando mais alto nessa música. Abraço,
  11. rafaelthomaz

    Arranjo de Asa Branca

    Renato!!!! Belo arranjo hein!! Gostei muito das idéias de variações e das harmonias. Se vc quer pitaco, lá vai um: senti falta de em algum momento do arranjo vc deixar mais explícito o tema original, mesmo que por apenas 16 compassos, acredito que isso traria mais interesse ainda às suas variações. Mas está um ótimo arranjo mesmo!! abração,
  12. rafaelthomaz

    Fórum abandonado

    Apesar de participar pouco ativamente, acompanhei o desenvolvimento do Fórum e posso dizer que a BGM sempre foi um grande diferencial. Estou disposto a ajudar caso resolvam voltar com as edições e também pretendo participar escrevendo mais por aqui. abraços
  13. rafaelthomaz

    Jongo - Paulo Bellinatti

    Valeu Marcos! Desculpe a demora prá responder, essa última semana foi bem cheia. Estou trabalhando em novos arranjos que permitam mais variações! abraço Bisdré, agora eu entendi! Valeu o comentário, obrigado pela atenção sempre! Obrigado! Valeu Zé Luiz, obrigado. Contatos pode ser uma boa! obrigado pela atenção e pelo comentário.
  14. rafaelthomaz

    Jongo - Paulo Bellinatti

    Álvaro, acho que vc não entendeu bem meu comentário, ou talvez eu tenha me expressado mal. A questão é que essa troca de funções já ocorre na música, mas talvez por serem apenas 2 instrumentos a impressão continue sendo de falta de variedade. E disse que esse é provavelmente o maior problema dos trios com violão/guitarra. É bem certo o que vc disse sobre o início do trabalho, é melhor não arriscar mto, mas não vejo tantas possibilidades para o violão trio sair da sonoridade violão acompanhado, como tbm não vejo tantas possibilidades no piano trio ou na guitarra trio. Acho q poderiamos usar esse tópico para discutir as possíveis soluções para esse problema.
  15. rafaelthomaz

    Jongo - Paulo Bellinatti

    Álvaro, entendo o que vc quer dizer. É quase uma covardia me comparar ao Pau Brasil, mas enfim, entendo que talvez minha versão esteja mto próxima da versão solo. O problema principal é não ter outros instrumentos melódico-harmônicos além do baixo, como o Pau Brasil tem o sax do Teco Cardoso e o piano do Nelson Ayres. A situação de trio exige uma monopolização do discurso por parte do violão, e nessa música como nas outras que postei o baixo participa ativamente na função melódica diversas vezes e como apoio harmônico (algumas vezes através de acordes como na música Maré). Repare que a bateria também não cumpre um papel somente de condução rítmica, mas também participa da criação de uma textura conjunta do trio. Enfim, talvez essa discussão sobre a formação de violão trio possa render bastante, pois sempre foi um desafio grande para violonistas e guitarristas que se arriscaram buscando soluções interessantes fora do eixo estritamente jazzístico do formato tema-improviso-tema.
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