Jump to content

leomoreira

Members
  • Content count

    40
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutral

About leomoreira

  • Rank
    New Member
  • Birthday 08/05/1989

Contact Methods

  • Website URL
    https://www.youtube.com/user/leonnardomoreira/

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Jackson - MS / USA

Recent Profile Visitors

365 profile views
  1. Eu nem conheço o Penezzi pessoalmente, mas fico feliz dessa proximidade dele com o Yamandu. Acho o Penezzi monstruoso, mas não sei se é valorizado $$$ à altura. Diferente do Yamandu.
  2. Eterno Problema da corda sol

    É interessante essa questão da cor sonora de cada corda do violão e como isso varia muito de gosto para gosto. Eu sempre me dei bem com a cor própria que as cordas geralmente carregam (Salvo exceções deste e daquele encordoamento), portanto nunca tive problema com essa cor escura da corda sol, ou do som geralmente aberto da corda mi. Essa corda sol encapada, por exemplo, me desagrada um bocado. Mas a melhor solução para isso é de fato testar vários encordoamentos ou combinações de diferentes encordoamentos no violão e ver qual soa mais agradável.
  3. Música VS Entretenimento

    Não é questão de achar que tudo do passado era melhor, apenas de analisar o que se tem documentado e comparar com o que acontece atualmente. No século XIX essa realidade elitizada da música boa não existia mais, pois a música já tinha saído das cortes e se mudado para os grandes teatros. E os espetáculos lotavam não só com presença da elite, mas da classe média emergente por causa da Revolução Industrial. Pessoas como Rossini e Verdi ficaram milionários fazendo música de altíssima qualidade. Aí eu pergunto: quem no mundo atual está milionário fazendo música de altíssima qualidade? É claro que os parâmetros mudaram e o ser milionário de Rossini e Verdi não é numericamente comparável ao ser milionário de Justin Bieber ou Beyonce. Mas a música consumida pelas classes mais humildes não ganhava o mainstream e os Pixinguinhas da vida não ficavam milionários (e nem ficam hoje!). Por isso não se tem muito registro da música que era produzida pela massa popular, pois esta não atraia interesse econômico em termos de entretenimento. Eu acho meio absurda a idéia de que é preciso estudo e conhecimento para saber apreciar boa música. A música de Yamandu Costa é bastante apreciada por gente humilde, que ouviu Dilermando Reis na infância sem saber nada de música. Dilermando Reis era tocado nas rádios ao lado dos mais variados estilos e gêneros musicais. A música de Norah Jones aparece uma vez por mês (e olhe lá!) nas estações que tocam variados estilos (falo isso porque passo sempre uma meia hora por dia no carro ouvindo uma estação de rádio que toca "a melhor variedade dos anos 80, 90 e de hoje"). Por isso que acredito piamente que é simplesmente uma questão dos produtores caciques darem mais espaço para quem produz música mais complexa e assim a massa poder consumir mais tal tipo de música. Do contrário, ficaremos presos a democratização do youtube e outras plataformas que não geram renda para os bons músicos, mas sim para os entertainers.
  4. Música VS Entretenimento

    Isso é verdade. O problema e´que o nível de complexidade do entretenimento musical é cada vez mais baixo, o que faz com que o jazz, choro, música clássica, fiquem ainda mais distantes dos ouvintes comuns. Há 200 anos entretenimento era (na Europa) Rossini, Puccini, Donizetti... Creio que a falta de espaço da música mais crerebral se dá também devido à escolha de uma meia dúzia de produtores musicais que dominam o mainstream, não simplesmente pelo fato da música ser complexa. Se assim o fosse, a Bossa-nova não teria feito tanto sucesso. Há muita complexidade em "Wave", "Corcovado", e as pessoas adoram escutá-las nas novelas do Manoel Carlos. Moro nos EUA e não há quem não goste de "Fly me to the moon", "My Romance", "Autumn Leaves". Então por que não ouvimos mais músicas novas com princípios semelhantes aos das que citei? Porque a galera que produz esse tipo de música não recebe apoio dos produtores mainstream, que estão somente preocupados em promover as músicas de 4 acordes, estilo "Despacito". Às vezes os produtores dão espaço para uma ou outra Norah Jones da vida. Se há espaço para ela, por que não para mais alguns ou algumas? A impressão que tenho é de que há uma epécie de "ditadura cultural"...
  5. Música VS Entretenimento

    Ou seja, a grana continua concentrada no entretenimento. Sinal de que a democratização por si só e o enfraquecimento gradativo da mídia aberta ainda não são suficientes para tornar o meio musical mais justo. Não se recebe para tocar Garoto e e´ possível ficar milionário tocando Michel Teló.
  6. Desafinado (Tom Jobim)

    Muito bom, Fabiano!
  7. Assisti um video feito durante a gravação deles no facebook e e´só pedrada (no bom sentido). Imagino que o resultado seja este mesmo.
  8. Eugênio em terras brasileiras

    Massa!
  9. Arranjo para violão solo - Conhecimento X Talento

    No caso de arranjos, acho que o gosto tambem conta muito. Eu procuro manter melodia, harmonia e andamento intactos. Ha muitos outros que gostam de ornamentar as melodias, carregar nos arpejos, mudar as harmonias, andamento, etc. Ainda que o conhecimento esteja por tras de qualquer arranjo, penso que o gosto pessoal do arranjador fala ainda mais alto que os outros fatores.
  10. Yamandu Costa, Gênio em Movimentos, Novidades

    Ele e' muito intenso mesmo. Mas acho que o julgamento mais honesto ocorre depois de assisti-lo ao vivo. A atmosfera que ele cria e' algo excepcional!
  11. Yamandu Costa, Gênio em Movimentos, Novidades

    Gosto e' gosto mesmo. Mas acho importante compreender o por que do som o do Yamandu. Para mim, e' claramente um som ritmico, percussivo. Ja vi violonista com formacao classica de primeira linha tocando musica brasileira com bom suingue, mas com um som pastoso. Quando o assunto e' violao ppular, seja brasileiro ou espanhol, creio que sons "a la Yamandu" ou violonistas flamencos sejam mais adequados, devido a questao ritmica, de suingue, balanco, etc... Mas gosto e' gosto. Eu, particularmente, acho muito interessante esse som percussivo.
  12. Dudu Maia e Douglas Lora, sensacionais!

    Nao conhecia a veia popular do Douglas Lora, apenas seu trabalho no Brasil Guitar Duo com o Joao Luis. Nao ha o que falar... bom demais!
  13. Marcus Tardelli, por onde andas???

    Tambem andei procurando, mas achei pouquissimos videos no YouTube, todos "antigos".
  14. Alessandro Penezzi - O "Garoto" da atualidade

    Vish... tentacao e' grande... vou acabar fazendo.
×