Jump to content

Sapopemba

Members
  • Content count

    122
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutral

About Sapopemba

  • Rank
    Member

Recent Profile Visitors

3,029 profile views
  1. Sapopemba

    digiorgio

    Eu me referi ao endereço do fabricante, mas o endereço da loja também pode ajudar a estimar a data de fabricação, bastando descobrir em que ano essa loja fechou (se é que fechou). Se não conseguir resposta satisfatória aqui, sugiro que pesquise outros fóruns de violão no Brasil. Você também pode consultar o site da Di Giorgio e mandar um e-mail: www.digiorgio.com.br
  2. Sapopemba

    digiorgio

    Provavelmente está escrito Romeu Di Giorgio Instrumentos Finos Há um selo cobrindo parte do selo original, impedindo que se leia o endereço. Pelo endereço daria para ter uma ideia da época em que o violão foi feito. Eu acho que esse violão foi feito na década de 40 ou, no máximo, 50, mas não sou especialista no assunto.
  3. Não é o mesmo arranjo, pois versão da ABRSM é para violão solo. Há várias gravações amadoras no Youtube, como esta aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JbZPefz4aLA
  4. Songbook não sei se tem, mas tem um arranjo para violão de Senhorinha, adotado no exame da ABRSM (grau 5).
  5. Tem também o songbook do Guinga, The Music of Guinga, pela gravadora alemã Acoustic Music Records.
  6. Sapopemba

    Chovendo na Roseira

    Não sei se é bom, pois não cheguei a tocar, mas sei que a Bruno Quaino publicou um arranjo dessa música para violão.
  7. Obrigado pela resposta. Dr. Pacheco. O captador é um Fishman, que vem no violão Tagima Juninho Afram. Abraços
  8. Troquei um Playstation 3 por um violão folk que está sem nut e rastilho. Ele tem um captador piezo cujo terminal de contato fica alojado entre o cavalete e o rastilho. Acho que esse terminal de contato acaba amortecendo a vibração do rastilho no cavalete, o que, creio, prejudica o resultado sonoro do violão. Penso em retirar esse terminal para que o rastilho fique em contato direto com o cavalete. Alguém sabe se o ganho sonoro que se teria com a remoção do terminal (se é que há algum) costuma ser significativo?
  9. Sapopemba

    Case e Semi Case para um violão "simples" (indicação)

    Melhor um case, mas como não saio de casa com o violão, uso um hard bag da Solid Sound, que protege muito mais que uma capa. Eis o link: http://www.solidsound.com.br/produto/146-hard-bag-violao
  10. Sapopemba

    Violão TS1 - Irmãos Carvalho

    Se puder, compre o TS3, vale a pena.
  11. Sapopemba

    Opinião violão iniciante

    Experimente os violões da Rozini, há modelos com o braço mais fino.
  12. Sapopemba

    Entrevista com o Fabio Zanon na Record News

    Valeu, CarlosEdu, muito obrigado pela dica!
  13. Muito obrigado por indicar esse documentário e até o momento em que o comentário é feito. Tenho ele em DVD, mas acabei deixando para assistir mais tarde e acabei esquecendo.
  14. Não tenho registro do Lyra e do Menescal tocando violão antes da gravação de Chega de Saudade feita pelo João, mas acho que eles estavam mais preocupados em tocar como o Barney Kessel do que em criar ou reproduzir uma batida semelhante à da bossa nova, consagrada pelo baiano. Eles declararam algo a esse respeito? Se sim, onde? Acho importante analisar cada item separadamente (não é isso que se faz quando se divide uma música em melodia, harmonia, ritmo e letra?), até para ao fim se concluir, talvez com surpresa, que um todo inovador é resultado de partes não inovadoras.
  15. Menescal e Lyra vieram depois do João. Quanto ao Bonfá, se conhecer uma gravação dele anterior a 1958 com acompanhamento de violão semelhante ao da bossa nova, peço que informe aqui. Acho que ninguém discute se o padrão de violão bossa nova foi estabelecido pelo João Gilberto. Mas estabelecer é diferente de criar e é a criação que coloquei em discussão. Dado que João Gilberto é apresentado como o criador da batida da bossa nova (vide, por exemplo, o livro do Ruy Castro), é natural que se procure verificar a veracidade dessa afirmação. Luis Nassif fez uma afirmação contrária ao entendimento propagado e até hoje eu não soube de ninguém que tenha ouvido a citada gravação do Trio Surdina, comparado com a de Chega de Saudade do João e dito que o Nassif está enganado.
×