Jump to content

Mário Sérgio

Members
  • Content Count

    300
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Neutral

About Mário Sérgio

  • Rank
    Member
  • Birthday 06/27/1970

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Taubaté (SP)
  1. Só para relembrar os amigos leitores. Retomo com esta postagem. Estou lendo no momento "Dom Quixote" e um livro sobre antropologia "Humanismo e Anti-humanismo"
  2. Acabei de ler um livro muito interessante chamado "Uma Breve História do Conhecimento" - Charles Van Doren - Editora Casa da Palavra. O autor é coautor do livro "Como ler Livros", escrito em conjuto com Motimer Adler. O autor faz um resgate da história do conhecimento, desde o aparecimento da escrita até os dias atuais. A única crítica negativa que faço do livro é a utilização pelo tradudor do horrendo "a nível de". Fora isso o livro é muito bom.
  3. Lendo "Memórias do Subsolo" - Dostoiévski. Eta livrinho difícil. Mas estou pegando jeito dele.
  4. Estou lendo "Uma vida em segredo" - Autran Dourado, escritor mineiro que morreu no dia 30 de setembro. Estou gostando muito do livro, e me parece que tem um filme. Estou gotando muito de seu estilo, mais livre, texto mais corrente.
  5. No momento estou lendo "Vidas secas", Graciliano Ramos. Livro de uma secura como só poderia ser, tanto pela região em que se passa a narrativa como são o escritos por Graciliano, destituídos de excessos adjetivais. Escrita dura e seca, que leva o leitor a imaginar os personagens tanto seres os humanos como a natureza no geral, sem a entrega de bandeja pelo autor. A leitura, em que pese a extensão do livro, está sendo lenta, por razões profissionais e afazeres familiares e domésticos. Não acredito que seja um livro para uma única leitura, dentro dessa secura e economia de palavras há um mar a ser descoberto, não só nesse livro como em tantos outros de Gracilano.
  6. "Pretendo começar 1984 de Orwell" Depois seria legal você ler a "Revolução dos Bichos" do mesmo autor. Nesse ele faz um crítica ao Totalitarismo Comunista.
  7. Estou a me perguntar: por que negligenciei, por tanto tempo, a leitura/estudo da História do Brasil? Com certeza a história colonial do Brasil nos dá a dimensão do quão continuista é a história política brasileira. Essa manutenção da classe dominante e influente no poder tem um berço, lá no período colonial. Já estou me organizando para ler "Os dono do poder" de Raimundo Faoro. Segundo o que vi, leitura seminal no entendimento da manutenção do poder pela classe dominante e inflente.
  8. Se eu entendi direito, isso tabém já aconteceu comigo. Tinha aprendido o choro "Precioso" de Vicente Ferreira. Tocava ela sem olhar para a partitura. Quando comecei a aprender a peça "Divangando" não conseguia mais tocar a primeira peça. Isso porque algumas das passagens iniciais se assemelham, isso para mim. Então, a partir disso, só tenho conseguido tocar a primeira peça com o auxílio da partitura. Seria o caso de voltar a estudar as duas peças conjuntamente e tentar resolver as passagens que se assemelham, a fim de memorizá-las e distingui-las uma da outra? Ou seria mais interessante trabalhá-las em separado?
  9. Além das leituras diárias do meu trabalho, estou lendo um pouco sobre "História do Brasil" e o "Processo" de Kafka. Em relação ao Processo, que ainda não havia lido, trata de um livro instigante e provocativo.
  10. Estou lendo "A cultura do renascimento na Itália" - Jacob Burckhardt.
  11. Olá caros, para quem gosta de perfins e biografias, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, tem a publicação "Aplausos", e está disponibilizando gratuitamente, em txt e PDF, os livros para downloads gratuitos. São mais de 200 livros, das mais variadas áreas da cultura nacional: cinema, teatro, música, etc. segue link abaixo: http://aplauso.imprensaoficial.com.br/novo.php
  12. Pessoal, a Folha de São Paulo acaba de lançar a coleção "Literatura Ibero-Americana". Serão 25 autores, e a seleção parece bem interessante. Link direto: http://ibero.folha.com.br/
  13. Garrigo, Também indicaria do mesmo autor "A Peste" e o "Mito de Sisifo", são livros excelentes. Atualmente ando numa fase de vagabundagem de leituras fora de meu campo de atuação profissional.
  14. Olá amigos, achei interessante informar. A Editora Salvat está lançado uma coleção de Instumentos Musicais em Miniatura, juntamente com uma revista que, me parece, informa a história do instrumento. Abraços
×
×
  • Create New...