Jump to content

Construindo um Violão

Julian J. Ludwig

Recommended Posts

Ah sim Jasper!!

Valeu!!

Esse Rozini é tampo marfim "laminado", quando fiquei surpreso foi porque pensei que era macisso.

Esses tampos de marfim laminados, possuem as folhas externas em marfim, no caso a interna, geralmente são em sumauma, uma lâmina bem menos densa, equiparada a pinho, caxeta. :thumbsup:

• Replies 259
  • Created
  • Last Reply

Ola pessoal, desculpe-me pela demora por novas fotos. Hoje fiz a escala pro violao do fórum, escolhi uma peça de ébano, seca e estabilizada

img_0102_1774.jpg

Dou uma pré dimensionada na espessura, deixo com 7,5, pensando numa espessura final de 7 mm após plainar manualmente e lixar

img_0103_1195.jpg

Em seguida com o auxilio de um gabarito com as medidas da escala corto os rasgos dos trastes

img_0104_1742.jpg

outro angulo do corte dos rasgos dos trastes

img_0106_1429.jpg

Detalhe dos rasgos feitos na serra circular

img_0107_1129.jpg

pronto todos serrados

img_0108_1576.jpg

agora é preciso centralizar a escala, colocando uma regua em cada lado da escala e fazendo uma marca no tampo, ambas marcas tem q. ter a mesma medida.

img_0109783.jpg

img_0110_1494.jpg

Perfeito

img_0112_1905.jpg

agora com a ajuda de um pequeno lápis marco o recorte da boca na escala

img_0113_1347.jpg

img_0115_1319.jpg

Pronto, já temos a escala, falta colar no lugar, checar o nivelamento, plainar se necessário e colocar os trastes, isso no próximo post se Deus quiser.

img_0116_1976.jpg

Oi Sforsin, :thumbsup:

É nessa etapa que o luthier se quiser, pode deixar a extermidade da escala um pouco pra dentro, sobre a da boca e montar nesse local um pequeno traste?

Na minha opinião Esse detalhe da um charme a mais ao conjunto.

Esse detalhe é só estético mesmo? ou é usado eventualmente?

Um abraço grande mestre :worshippy:

Almir

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...