Jump to content

Construindo um Violão

Julian J. Ludwig

Recommended Posts

• Replies 259
  • Created
  • Last Reply

Não me canso de aplaudir iniciativas como essa que vem nos proporcionando agora o Sforcin, de dar um curso de lutheria de violão on line aqui no fórum, à semelhança do que o Polegário já havia nos propiciado de forma memorável no fórum Violão.org e, antes dele em menor escala de detalhes, o Paulo Marcos.

Ao mesmo tempo, conforme tive oportunidade de comentar ao longo da epopéia da construção do Polegário nº 01, fica uma certa angústia/nostalgia em relação ao fato de que o registro só ficará disponível aqui nos tópicos correspondentes do fórum ou em circunstanciais gravações em CD como a que foi generosamente fornecida pelo Polegário, para quem solicitou.

Dando tratos à bola sobre como incorporar de forma mais abrangente e perene esses preciosos saberes construtivos, capazes por si sós de gerar uma propagação incalculável da arte da lutheria em nosso país premito-me fazer, à semelhança da anterior, uma nova provocação:

Alô Julian!

Vê se incorpora o teu lado editor e lidera a consolidação e materialização das artes lutérico-didáticas dos nossos brilhantes rapazes. Quem sabe transformar num numa edição especial tipo Livro do Ano da BGM. Para os recursos iniciais, lança uma enquete sobre eventual chamada de capital entre os membros do fórum, a título de venda antecipada de exemplares do Manual, para quem quiser contar com cópias impressas e/ou em DVD (reserva já três exemplares de cada para mim!).

Para produzir os textos/fotos e outros insumos da obra, a partir do material gerado pelo Sforcin e pelo Polegário, convida umas comissões, tipo assim:

- Felipe Santos & Samuel Huh para coordenar a redação;

- Ricardo Dias & Roberto Gomes para a revisão crítica;

- etc. & etc.

Na questão dos recursos para custeio, além da venda de exemplares antecipada, talvez dê para tentar vender anúncios nas contracapas patrocinados pelos vendedores de materiais para lutheria.

Em relação a como montar a coisa toda, pode ser que seja viável obter apoio/consultoria de quem já tem experiência nesse tipo de edição, como a Myriam Taubkin (Violões do Brasil) ou o pessoal da Violão Pro.

Já fico imaginando a tradução da obra em outras línguas, de modo que numa futura ida a Buenos Aires a gente se depare na vitrine da magnífica livraria El Ateneo, com um título do gênero:

Manual Ilustrado de Lutheria de la Guitarra

por los mestres auctores

Don Polegário y Don Sforcin

Deixando a redação da capa em alemão a cargo do Julian, paro por aqui antes que a moderação me expulse por excesso onírico! rsrsrs.

Sforcin, que violão lindo!Nunca tinha visto imbuia tão bonita!

Um pergunta, a grosso modo que implicações traz uma escala de 660 ou 650 para o som do violão e para a tocabilidade?

Abração

quando voce aumenta o comprimento da escala, voce ganha tensão nas cordas, mais tensas elas geram mais energia, mais som. Dependendo do violonista sacrifica um pouco a tocabilidade com o aumento das aberturas . Em compensação essa tensão permite que as cordas sejam reguladas mais proximas à escala,

Essa modificação atende ao violonista com pegada mais forte.

Não me canso de aplaudir iniciativas como essa que vem nos proporcionando agora o Sforcin, de dar um curso de lutheria de violão on line aqui no fórum, à semelhança do que o Polegário já havia nos propiciado de forma memorável no fórum Violão.org e, antes dele em menor escala de detalhes, o Paulo Marcos.

Ao mesmo tempo, conforme tive oportunidade de comentar ao longo da epopéia da construção do Polegário nº 01, fica uma certa angústia/nostalgia em relação ao fato de que o registro só ficará disponível aqui nos tópicos correspondentes do fórum ou em circunstanciais gravações em CD como a que foi generosamente fornecida pelo Polegário, para quem solicitou.

Dando tratos à bola sobre como incorporar de forma mais abrangente e perene esses preciosos saberes construtivos, capazes por si sós de gerar uma propagação incalculável da arte da lutheria em nosso país premito-me fazer, à semelhança da anterior, uma nova provocação:

Alô Julian!

Vê se incorpora o teu lado editor e lidera a consolidação e materialização das artes lutérico-didáticas dos nossos brilhantes rapazes. Quem sabe transformar num numa edição especial tipo Livro do Ano da BGM. Para os recursos iniciais, lança uma enquete sobre eventual chamada de capital entre os membros do fórum, a título de venda antecipada de exemplares do Manual, para quem quiser contar com cópias impressas e/ou em DVD (reserva já três exemplares de cada para mim!).

Para produzir os textos/fotos e outros insumos da obra, a partir do material gerado pelo Sforcin e pelo Polegário, convida umas comissões, tipo assim:

- Felipe Santos & Samuel Huh para coordenar a redação;

- Ricardo Dias & Roberto Gomes para a revisão crítica;

- etc. & etc.

Na questão dos recursos para custeio, além da venda de exemplares antecipada, talvez dê para tentar vender anúncios nas contracapas patrocinados pelos vendedores de materiais para lutheria.

Em relação a como montar a coisa toda, pode ser que seja viável obter apoio/consultoria de quem já tem experiência nesse tipo de edição, como a Myriam Taubkin (Violões do Brasil) ou o pessoal da Violão Pro.

Já fico imaginando a tradução da obra em outras línguas, de modo que numa futura ida a Buenos Aires a gente se depare na vitrine da magnífica livraria El Ateneo, com um título do gênero:

Manual Ilustrado de Lutheria de la Guitarra

por los mestres auctores

Don Polegário y Don Sforcin

Deixando a redação da capa em alemão a cargo do Julian, paro por aqui antes que a moderação me expulse por excesso onírico! rsrsrs.

Oi Saul, faz tempo que quero fazer um "livrinho" com a série de fotos.

Agora, pessoalmente sou a favor da criação de um material gratuito disponível na web.

Gostaria de evitar envolvimento financeiro neste fórum.

O grande diferencial da BGM é justamente o fato de ser gratuita. :thumbsup:

A gente poderia pegar uma dessas séries de fotos de violão e fazer uma aposilinha, mas ai entra um problema técnico.

A série do Polegário por exemplo tem MUITAS fotos, ao ponto de impossibilitar a criação de um único PDF.

Talvez separando em vários capítulos...

Mas valeu a sugestão. Se os Luthiers se interessarem pela idéia podemos tentar viabilizar.

Olá amigos! SOu novo aqui no forum.

Primeiramente parabéns o todos pelo impenho.

Sforcin vc ganhou mais um fã. Bom, como fã vou me dar direito de abusar da sua boa vontade. Papo vai, papo vem, acabei intrigado com algo que já passou em post anterior. Sobre aquela serra usada no recorte da mão. Aquela serra é surper sensível. Consegue serrar e não quebrar? Ou tem umas mais forte que resistem um pouco mais? O bom que não custa horores.

De qualquer forma admiro essas formas de construção simples, que não usam grandes máquinas e conseguem um baita nível artístico. Nada contra grandes máquinas e engenhocas, mais um meio termo acho interessante. Sem mais bláblá, muito admirado e contente contudo.

Olá amigos! SOu novo aqui no forum.

Primeiramente parabéns o todos pelo impenho.

Sforcin vc ganhou mais um fã. Bom, como fã vou me dar direito de abusar da sua boa vontade. Papo vai, papo vem, acabei intrigado com algo que já passou em post anterior. Sobre aquela serra usada no recorte da mão. Aquela serra é surper sensível. Consegue serrar e não quebrar? Ou tem umas mais forte que resistem um pouco mais? O bom que não custa horores.

De qualquer forma admiro essas formas de construção simples, que não usam grandes máquinas e conseguem um baita nível artístico. Nada contra grandes máquinas e engenhocas, mais um meio termo acho interessante. Sem mais bláblá, muito admirado e contente contudo

Oi Gustavo, obrigado, seja bem vindo ao forum.

aquela serrinha funciona muito bem, faz qualquer contorno. eu compro de ourives. ela fica melhor se montada com o corte no movimento de puxar.

abraço

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...