Jump to content

Construindo um Violão

Julian J. Ludwig

Recommended Posts

• Replies 259
  • Created
  • Last Reply
Uma dúvida que sempre tive é até onde o verniz pode influenciar na sonoridade do violão?

Realmente a mão do violão ficou linda. Adorei os filetes do fundo e o tom das madeiras. Enfim, to até com um pouco de inveja do dono da criança. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Abraços.

Oi Edil, a função do verniz é de proteção. Um violão sem verniz ficaria imundo em alguns dias, alem de ficar sensível a mudanças na umidade do ar. a forma como é aplicado o verniz é que pode influenciar na sonoridade. Gomalaca, PU, nitrocelulose, aplicados em demãos finas, altera muito pouco, e oferecem excelente proteção

Em camadas mais espessas a tendencia é de abafar o som.

Eu ja fiz experiencias num mesmo instrumento, retirando e aplicando vernizes diferentes, cheguei a conclusão de que aplicados em finas camadas o instrumento soa da mesma forma. A diferença entre eles(vernizes) existe, mas é muito sutil,

abraço

Sim sim, mas que são bem parecidas para alguém se confundir as 4 da manhã isso são! haha

Voce tem razão, sao bem parecidas. Eu comprei esas tarrachas através de um amigo que trouxe da espanha, elas são Gotoh by Rosco.

abraço

Parabéns pelo trabalho Sforcin, percebe-se pelas fotos que você é muito detalhista. :parabens:

Oi Fred, é o violao que tem muito detalhe, ô coisa p/ dar trabalho...

abraço

Em primeiro lugar, parabéns pelo belo violão de imbuia. Esta madeira é natural do sul do Brasil, e já está em extinção. Quando vejo todos os móveis antigos da casa de minha mãe de imbuia maciça, dá até pena....quanto desperdício....

Gostaria de saber, já que vc é luthier, se dá para remover o verniz do tampo e aplicar o tipo - goma -laca.....

abraços

MARCOS

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...