Jump to content

Viola para estudo

Fredsalviato

Recommended Posts

Vou procurar uma viola para comprar, mas não conheço nenhuma, algum colega do forum tem experiência com viola, que possa compartilhar, estou pensando em comprar uma de fabrica para aprender, e se tiver jeito para a coisa quem sabe futuramente a coisa possa evoluir...

Só conheço 3 marcas de viola, Xadrez, Del Vecchio e Gianinni, mas não sei qual as caracteristicas delas.

Agradeço qualquer ajuda.

Grato

Fred.

Ô Fred, vendo esse post e o seu comment no outro sobre o "segundo instrumento" eu fiquei curioso, qual a principal diferença entre a viola e o violão? sempre quis saber :D

Fred, eu tenho uma viola Rozini, não é um grande instrumento, mas na época deve ter custado na faixa de 300 reais. Dá pro gasto e ir começando a dedilhar alguma coisa. Um dia ainda encomendo uma do Vergílio Lima.

Rocha, a viola tem 10 cordas de aço agrupadas em 5 pares. A afinação é diferente do violão e a técnica de tocar também muda bastante.

Ô Fred, vendo esse post e o seu comment no outro sobre o "segundo instrumento" eu fiquei curioso, qual a principal diferença entre a viola e o violão? sempre quis saber :D

Basicamente a viola é um instrumento que tem 5 pares de cordas, oitavadas, e que possui muitas afinações, sendo que as mais usadas são a cebolão em ré ou em mi, ou seja, ao tocar o instrumento, sem apertar nenhuma corda, sai o som de um acorde em mi ou ré maior.

É um instrumento que possui interpretes de excelente qualidade aqui no Brasil, sendo que a saudosa violeira Helena Meirelles foi eleita pela revista americana Guitar Player, como uma das maiores instrumentistas do mundo :icon_eek: A viola é um instrumento muito versátil, mas foi na musica sertaneja "de raiz" que ela encontrou seu público mais fiel, foram estas pessoas muito especiais que mantiveram este instrumento no coração do sertão, e também no coração das pessoas que apreciam o som deste instrumento que eu acho maravilhoso.

Considero o trabalho dos também saudosos Tião Carreiro e Renato Andrade, importantíssimos para a evolução que este instrumento teve, mas temos hoje muitos dicipulos destes violeiros, inclusive aqui no forum, que continuam lutando e divulgando esta cultura, como o pai de um amigo meu, que foi radialista no interior de São Paulo, e ajudou na divulgação de muitas duplas sertanejas, como presente ele ganhou um violão de uma dessa duplas, um dos primeiros violões da dupla "Cascatinha e Inhama" dupla importantíssima na nossa musica de raiz, assim como Tonico e Tinoco, entre tantas outras.

O som da viola é particularmente um dos sons mais belos que eu já ouvi, basta escutar um (bom) violeiro solando uma música, de preferência na sua frente, para entender o que eu digo, gosto muito do som do violão e não abro mão disso, mas em matéria de música de raiz, a viola é insuperável...

Tem um post excelente aqui que fala dela, mais detalhadamente, e com muito mais competência do que eu:

Viola caipira

Abraços

Fred.

Uma verdadeira aula Fred :D brigadão :thumbsup:

Interessante descobrir, eu me lembro de ter visto uma orquesta violanistica (se não tiver errado é esse mesmo o nome) no programa "conversa afinada" da TV cultura, mas não tinha atentado pras 10 cordas e etc, sem dúvidas o som era maravilhoso!

Interessante descobrir, eu me lembro de ter visto uma orquesta violanistica (se não tiver errado é esse mesmo o nome) no programa "conversa afinada" da TV cultura, mas não tinha atentado pras 10 cordas e etc, sem dúvidas o som era maravilhoso!

Aqui na cidade que eu moro tem uma orquestra, a Orquestra de violeiros de Mauá, pode ser ela, ela já foi para a TV Cultura diversas vezes, eu conheço alguns componentes, mas esta orquestra não é somente de violas, tem violões também.

Conheço somente um violeiro (um amigo), ele tem duas violas da Rozini, mas são violas top, e eu quero uma para aprender, ouvi falar muito bem da viola Xadrez, mas entre ouvir falar, e ser recomendado, existe um bom caminho...

Abraços

Fred...

na hora de escolher uma viola faça o seguinte...

Vá numa boa loja aí (acredito que vc deva ter uma) e experimente várias até ghegar numa melhor...

A viola tem um grande problema de afinação... por usar cordas duplas, na maioria das violas de fábrica ocorre uma "mentira" na afinação ao percirrer a escala... opar decordas soa afinado quando soltas, mas ao ir pressionando as casas uma começa a distoar da outra no par....

Em termos de construção, existem duas boas marcas na minha opnião hoje.. a Giannini e a Rozini... mas como disse, eles tem violas boas e violas ruins.. vale mesmo a dica de experimentar...

Outra coisa que você pode fazer é comprar uma viola destas e levar num luthierpra ele dar uma levantada nela, fazendo uma compensação na afinação (se for o caso) e regulando a ação das cordas, que na maioria das vezes também vem alta pra caramba... viola com ação alta fica impossível de tocar e machuca muito os dedos...

Outro problema muito comum nas violas de fábrica é o empenamento de tampo e braço.... quanto ao tampo fica mais difícil de você analisar se vai dar problema com o tempo ou não... mas no braço, dè preferência por uma com tensor regulávvel, já que estas violas na maioria das vezes não tem madeiras de grande qualidade, com grande resistência nessa parte... o tensor vai ajudar a evitar problemas futuros....

Quantos aos vários formatos e tamanhos que você vai encontrar, procure a sonoridade que lhe agradar mais... normalmente as menores são mais aguras e as maiores mais graves...

Fred...

na hora de escolher uma viola faça o seguinte...

Vá numa boa loja aí (acredito que vc deva ter uma) e experimente várias até ghegar numa melhor...

A viola tem um grande problema de afinação... por usar cordas duplas, na maioria das violas de fábrica ocorre uma "mentira" na afinação ao percirrer a escala... opar decordas soa afinado quando soltas, mas ao ir pressionando as casas uma começa a distoar da outra no par....

Em termos de construção, existem duas boas marcas na minha opnião hoje.. a Giannini e a Rozini... mas como disse, eles tem violas boas e violas ruins.. vale mesmo a dica de experimentar...

Outra coisa que você pode fazer é comprar uma viola destas e levar num luthierpra ele dar uma levantada nela, fazendo uma compensação na afinação (se for o caso) e regulando a ação das cordas, que na maioria das vezes também vem alta pra caramba... viola com ação alta fica impossível de tocar e machuca muito os dedos...

Outro problema muito comum nas violas de fábrica é o empenamento de tampo e braço.... quanto ao tampo fica mais difícil de você analisar se vai dar problema com o tempo ou não... mas no braço, dè preferência por uma com tensor regulávvel, já que estas violas na maioria das vezes não tem madeiras de grande qualidade, com grande resistência nessa parte... o tensor vai ajudar a evitar problemas futuros....

Quantos aos vários formatos e tamanhos que você vai encontrar, procure a sonoridade que lhe agradar mais... normalmente as menores são mais aguras e as maiores mais graves...

Luciano, obrigado pela ajuda, estou com muita vontade de aprender viola, conheci o solista da orquestra de violeiros que disse com todas as letras que viola boa, somente as feitas por um bom Luthier, mas como eu primeiro quero ver se tenho jeito pra coisa, vou comprar uma para apender primeiro.

Ah propósito, as antigas Del Vecchio são bom negócio?

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...