Jump to content

Escala de cavaco

Fredsalviato

Recommended Posts

Tenho um cavaco Del Vecchio que a afinação não é perfeita, com o uso de um afiador confiro o harmônico na 12ª casa e quando pressiono a corda (a altura da corda está correta) o afinador indica que está fora de afinação, um luthier amigo me disse que nenhum cavaco Del Vecchio afina direito além da 5ª casa...

Ao conferir as medidas com uma calculadora, realmente parece que realmente elas estão fora, será que alguêm poderia confirmar estas informações?

Abraços.

• Replies 30
  • Created
  • Last Reply
De repente é o cavalete que foi colado no lugar errado.

Do traste zero até o 12º traste, e dele até o cavalete as medidas são as mesmas, mas descobri o gato, há diferença nas medidas dos trastes, a divisão deles estão erradas, curioso é que os dois cavacos que tenho são as mesmas medidas, ou seja erradas :icon_eek: , prova de que a maior preocupação da empresa era o lucro, e não a qualidade...

Como estou reformando um outro cavaco Del Vecchio (meu também), e trocando o tampo (é laminado, vou colocar maciço), vou refazer a escala dele com a medida de 340 mm, (a atual é de 332 mm), e colar o cavalete com a nova medida, depois de pronto vou postar a diferença de afinação.

O tampo que irei colocar é de pinho de araucária, ganhei 4 tabuas com mais de 25 anos de uso, que eram de um escritório de um amigo, estou curioso para ouvir a ressonância desta madeira que, além de cortada de uma forma muito bonita, batendo nela soa muito bem...

A escala é de uma madeira muito bela, (que não conheço), vou fotografa-la e postar aqui para os mestres avaliarem.

Abraços

Oi Fred. :thumbsup:

É você mesmo quem vai fazer o serviço?

Outra pergunta, como é feita o cálculo da escala de um cavaco ou violão? é esse cálculo que determina a distância entre os trastes?

Um abraço

Almir

Sim eu farei o serviço, reparos eu sei fazer, eu conserto e ajusto meus instrumentos há muito tempo, trabalho com ferramentas manuais há uns 25 anos, mas recentemente tenho estado com vontade de ir um pouco mais longe, já escrevi em algum lugar que gostaria de fazer um cavaco, e um banjo para mim, tenho algumas idéias que gostaria de experimentar, e algumas vou fazer neste cavaco, que está muito detonado, e será um ótimo começo, ele já está ficando muito bonito, e irá ficar muito bom, tenho certesa.

para calcular a escala, a melhor maneira é usar a tabela do site Stewart-MacDonald, com certesa é a maneira mais rapida :thumbsup:

Abraços.

Grande Fred ! :thumbsupsmiley:

Também não sou bom em inglês

Me confirma se é assim, lá no site.

1º Devemos selecionar o instrumento

2º Number of frets é quantidade de trastes ?

3º Scale length é o comprimento da escala?

4º selacionamos o sistema de medição se milímetros ou polegadas?

Na tabela

Coluna frets é o número do traste?

Coluna from nut é a distância acumulativa do 1º traste para para os seguintes EX: 1º p/ 2º, 1º p/ 3º, 1º p/ 4º...... é isso?

Coluna fret to fret indica a distância da pestana para o 1º traste, e depois segue a distância entre os trastes, 1º p/ 2º, 2º p/ 3º, 3º p/ 4º ... e assim segue até u último traste.

Almir

Grande Fred ! :thumbsupsmiley:

Também não sou bom em inglês

Me confirma se é assim, lá no site.

1º Devemos selecionar o instrumento

2º Number of frets é quantidade de trastes ?

3º Scale length é o comprimento da escala?

4º selacionamos o sistema de medição se milímetros ou polegadas?

Na tabela

Coluna frets é o número do traste?

Coluna from nut é a distância acumulativa do 1º traste para para os seguintes EX: 1º p/ 2º, 1º p/ 3º, 1º p/ 4º...... é isso?

Coluna fret to fret indica a distância da pestana para o 1º traste, e depois segue a distância entre os trastes, 1º p/ 2º, 2º p/ 3º, 3º p/ 4º ... e assim segue até u último traste.

Almir

É isso mesmo, suas observações estão corretas, mas lembre-se que o comprimento da escala costuma ser padrão, se vc calcular um valor diferente terá alterações no instrumento.

Fred,

Já vi em sites de luthier, as opções de escalas com 640, 650, e 660mm, essas são as padrões?

Ou tem uma só como padrão? se tem qual seria?

Obs: escala é a distância que se mede da pestana até o rastilho, correto?

Qual a diferênça entre as escalas em termos de afinação?

34cm é o padrão quase que absoluto.

Em escalas com compensação embutida pode-se medir um comprimento um pouquinho menor.

Já usei 35,7 (escala de bandolim) e ficou tenso demais, embora tenha tornado possível deixar as cordas "maravilhosamente" baixas.

Este fim de semana desmontei a escala e o tampo do cavaco, é incrivel que madeira péssima que é a laminada :thumbsdownsmileyanim: , por outro lado a escala depois de lixada, mostrou-se muito bela.

Ontem à noite comecei a serrar o pinho de araucária para colocar no tampo, é uma madeira muito bela, e um pouco mais dura do que os pinhos que já trabalhei, e possui veios muito paralelos, acredito que deva ter sido de uma arvore muito antiga, batendo nela soa como um tambor, estou apostando na sonoridade dela, acredito que dará para deixar com a espessura um pouco mais fina que a tradicional, devido a isso, estou fortemente tentado a montar um leque em treliça para este cavaco, uma vez que ele é uma cobaia...

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Create New...