Jump to content

Escala de cavaco

Recommended Posts

• Replies 30
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

pra calcular a escala do cavaco ou de qualquer outro instrumento (em milímetros)

http://www.lucianoqueiroz.com/medida%20de%20escalas.xls

Obrigado pela planilha Luciano, é muito prática, vou usa-la.

Eu estou com vontade de fazer o cavalete com espaço para colocar um nut de osso mais grosso, que permita ajustar as oitavas do instrumento, igual é feito nas violas...

Hoje eu descolei a escala antiga, ela era feita de uma imbuia muito porosa, batendo nela soa oca, muito ruim, e estava gerando tensão indesejada no braço.

Estou fazendo uma nova com uma madeira maravilhosa que ganhei de um colega luthier, que é o Angico, esta peça está tão dura, que batendo parece um azulejo, extremamente musical, soa igual a pedra...

Estou tendo que refazer o acabamento interno do instrumento de tão ruim que é, ao comprar um instrumento feito em fábrica, tenha certesa que dificilmente ele será bem acabado onde não se pode ver...

Uma curiosidade, a escala estava tão empenada que, ao retira-la, o braço do instrumento voltou ao normal. Como ela é a madeira mais dura, responde por esse comportamento.

Vou tentar gravar o som da madeira das duas escalas, para que os amigos tirem suas próprias conclusões.

Abraços.

Olá Fred,

Você poderia fotografar todo processo depois postava aqui pra gente ver, que achas? :thumbsup:

O antes, durante e o depois...

Almir

Almir eu estou aprendendo com um luthier amigo, ainda sou um aprendiz, estou fazendo em minhas horas de folga, (que são poucas), depois vou ver se consigo postar algumas fotos.

Abraços

Fred.

Grande Fred, :thumbsupsmiley:

Eu sei e você também, que ninguém nasce sabendo.......

Vejo que você sabe muito mais do que nos revela..... e esse jeito humilde de aprendiz é bem típico dos grandes mestres....

Tenho certeza que um dia você chega lá...

Almir

• 2 weeks later...
Eu estou com vontade de fazer o cavalete com espaço para colocar um nut de osso mais grosso, que permita ajustar as oitavas do instrumento, igual é feito nas violas...

Olha Fred... eu já fiz cavalete decavaco assim como teste mas acho desnecessário... como a escala é bem pequena a diferença não será tão grande... hoje faço uma leve compensação só na segunda corda, no rastilho de 3 mm mesmo... nos testes aqui é o suficiente....

Olha Fred... eu já fiz cavalete decavaco assim como teste mas acho desnecessário... como a escala é bem pequena a diferença não será tão grande... hoje faço uma leve compensação só na segunda corda, no rastilho de 3 mm mesmo... nos testes aqui é o suficiente....

Obrigado pela dica Luciano, ontem colei a escala e hoje vou colar o cavalete, estou simplificando a remontagem deste cavaco porque achei o acabamento do Del Vecchio tão precário, que não vale a pena investir muito tempo nele...

vou dedicar meu tempo a montar um molde para cavaco, e um para banjo, depois destes moldes prontos, que será em breve, montarei um para mim com todos os cuidados...

Abraços.

Fred.