Jump to content
Sign in to follow this  
GMorais

O Luthier Amador

Recommended Posts

Olá pessoal.

Obrigado pelas palavras de incentivo. Estou aqui arquitetando o "Side Bender", amanhã coloco umas imagens sobre o processo. Até agora tudo muito divertido, trabalhoso, mas divertido.

Humberto, obrigado, com certeza vou ver umas madeiras alternativas por aqui, o problema é o corte e há quanto tempo foi cortada. Tenho de conseguir alguns cortes com madeiras já secas e pedir pra cortar em lâminas nas medidas necessárias. Estou na busca.

Edgar, é um prazer compartilhar cada passo, inclusive os erros, pois é aí que a gente mais aprende.

Baltha, cara, material fantástico, muito obrigado. Vai complementar legal o que já tenho aqui. Vou dar mais uma olhada e depois comento mais.

E até amanhã,

Gilson Morais

Desculpem estar ressucitando esse tópico, mas lendo ele vi que eu me enquadro nesse mesmo perfil um curioso que quer apreder luthieria rs

gostaria de que se algum de vocês quiserem me passar um pouco de material para isso, meu primeiro objetivo esta sendo fazer um corpo para colocar um braço de um del vecchio que eu ganhei o corpo dele está todo estourado mas o braço está perfeito, agradeço desde já.

Seja bem vindo ao fórum pedreiro.

Ola, jà pensou em comprar um kit de madeira para violão? Pesquise na Net com "Classical Guitar wood Kit".

A stewmac.com vende madeiras ja plainadas por exp. É muito pratico.

Se você prefere comprar uma tabua por ai você vai ter que mandar serra-las em fatias para fundo e laterais e blocos para o braço e outras peças. Depois mandar plainar. Para o fundo a serra fita é indicada mas com dentes de tamanho medio e sem zigue-zague.

Um primeiro conselho para não estragar as peças de madeira prontas para trabalhar:

Quando terminar o desenho no lapis em cima das fatias ou dos blocos, você vai ter que serrá-las, entaõ certifica-se que seu corte seja fora do traçado e não por cima do traçado, menos ainda interior ao traçado, já estraguei varias peças por não ter tomado este cuidado.

Ate a proxima...

Aceitando a proposta do Samuel, que seja uma guitarra romantica. Particularmente, acho-a muito charmosa, e como tem uma construcao mais simples e levara menos material, vamos a ela. Estou com os lados do fundo prontos para colar, depois posto umas fotos.

Uma pergunta, no livro do Sloane, onde ele ensina a colar as duas pecas que formarao o tampo e o fundo do violao, manda colar com "clear epoxi cement". Seria a cola tipo "araldite", ou "durepoxi liquida", certo? Sempre vi nos procedimentos descritos que essa colagem se dava com cola amarela.

A cola epoxi demora mais a secar, mas tem uma firmeza maior. O que os amigos pensam desta opcao dita pelo Sloane?

Grato,

Gilson Morais