Jump to content
Sign in to follow this  
Adair Oliveira

Qual postura correta

Recommended Posts

Pessoal quando estou tocando, as vezes sinto dores no pescoço e às vezes na coluna. Nos meus ensaios geralmente eu toco sentado, para eu tirar um som mais limpo, ou seja, para ficar mais correto, o que vocês me indicam?

Abraços: Adair Oliveira

Adair, você costuma tocar de pé? Não entendo nada de postura em pé, mas sentado tem os jeitos certos de se segurar o violão e de ficar sentado. Um bom professor te passa essas dicas e você aprenderia rapidinho. Procure um, pelo menos um que te dê essas dicas, você vai ver como ajuda.

Com uma busca rápida no google dá pra achar várias páginas falando de postura correta. Tire uma média de todas elas, porque todas contém pequenos erros ou pelo menos variações. Aqui tem alguns exemplos:

http://violao.brunomadeira.com/category/po...osicionamentos/

http://www.musicando.com.br/apoio/material/postura.pdf

http://www.marasco.com.br/violao.htm

Cuidado, Adair, postura não é brincadeira.

Quando estou ensaiando eu fico sentado num sofá e coloco o violão na perna direita, aí quando eu todo +/- 1a hora aí vem dores no pescoço na coluna....

Se você possuir o Iniciação ao Violão do Henrique Pinto, dê uma folheada. Lá, ele ilustra, se não me engano com fotografias, as posturas corretas para se estudar violão. Com certeza, um sofá não é o local adequado ao estudo do instrumento, Adair.

Adair, uma cadeira com o assento o mais reto possível, não muito alta, ou um banquinho reto sãoboas opções.

No "iniciação" tem fotos mesmo, se você ainda não tem, é uma aquisição interessante, Adair.

Quando estou ensaiando eu fico sentado num sofá e coloco o violão na perna direita, aí quando eu todo +/- 1a hora aí vem dores no pescoço na coluna....

Esqueça o sofá e arranje uma cadeira confortável, cuja altura possa ser regulada. Perna direita ou esquerda é sua preferência, mas em ambos os casos eu recomendaria estudar com um banquinho no pé.

Sofá??? Vc é doido, rapaz?

Siga as dicas dos amigos aí em cima. Cadeira ou banco plano. Coluna reta, ombros relaxados... Mesmo que vc toque com uma perna cruzando sobre a outra, a coluna deve estar reta, se bem que isso é quase impossível. Eu sugiro sempre a postura "classica" aos meus alunos. Essa do livro do Henrique. Hoje eu uso um apoio pro violão, mas como vc é iniciante, acho que é melhor começar com banquinho na perna esquerda, sentar na ponta da cadeira e banir o sofá, as almofadas, o chão de pernas cruzadas, rede e qualisquer outros lugares na hora de estudar ou ensaiar.

E procure um professor.

Boa sorte